GetaSecondLife

A Zon 50 megas e a porta para o Second Life

[transcrevo para o Geta o post que acabo de publicar no 100nada, porque me parece que é importante avisar os utilizadores do SL do que podem esperar se acaso escolherem o serviço Zon 50 megas: adeus Second Life]

Na verdade, o que eu queria era escrever um post ou uma série sobre a experiência que tem sido ter Zon 50 megas, de fibra óptica que brilha na televisão, porque tem sido uma aventura que já vai em dois meses e dezenas de telefonemas. Não tenho tido tempo, mas agora fiquei de tal forma aparvalhada que sai um post mais telegráfico, sobre aquilo que acabámos de descobrir sobre a porta 6667.

Eu nem sabia e nem sei bem o que é a porta 6667 mas sei agora que é a porta do modem que dá acesso a algumas coisas como o IRC. O que eu sabia é que há algum tempo tentei entrar no Second Life e, cada vez que ligava, o modem desligava-se. primeiro pensei que era coincidência, depois pensei que seria mais uma avaria / período de manutenção /outra desculpa parva da zon e não me preocupei muito.

Mas acabámos de saber, através do apoio técnico da Zon que realmente há um problema na porta. Não funciona, ponto final. Não há IRC, têm queixas de problemas nisso e no MSN e “alguns” jogos online. Quais? Perguntei eu, não me sabiam responder. Mas não fizeram testes antes? Isso, o assistente (aliás impecável) que me ouviu, não sabia dizer. Bom, digo eu, pelo menos um: o Second Life não funciona.

Ora isto é uma estratégia de mercado do caneco. Vendem um serviço de net ultra rápida exactamente para quem? Não um serviço destinado ao cliente que precisa de ler jornais e consultar emails, esse não precisa de Zon 50 megas. O cliente alvo da Zon será o dos downloads / uploads e o dos jogos online, certo? Ora, aqui está a notícia: alguns jogos online não funcionam. E mais: estão cientes que o problema é do modem e estão a tentar resolver, mas sem qualquer ideia de quando e como, se alguma vez resolverem.

Isto não é absolutamente extraordinário?! Uma empresa que tem um cliente nos 18 megas (nós cá em casa) perfeitamente satisfeitos com o serviço, que resolve fazer o upgrade para os tais 50 megas (não fomos para os 100 porque nos avisaram na própria Zon que esse não estaria ainda completamente operacional) e não só o serviço 50 megas também não está operacional a 100%, como o apoio técnico dá informações completamente dispares sobre as razões, como agora ficamos a saber que Zon 50 megas não tem porta 6667.

Portanto se quer jogar jogos online, pense duas vezes em usar esse serviço. E se já tem e tem problemas, é chatear a Zon até à medula. Ou mudar de serviço, mas quem é que me garante que os outros não são a mesma coisa?

[nos foruns da Zon encontro este link, com soluções para geeks e dadas por geeks: porque é que a Zon não contrata um????]

  • Mas… isto era o mesmo que me acontecia a mim e eu tenho 18MB.

    A solução do link é muito complicada. A solução da ZON foi separar o sinal de voz do sinal de net colocando cada sinal em seu aparelho. Agora tenho 2 modems e deixei de ter problemas.

    Ah… o livro de reclamações é mesmo a melhor solução!

  • afro

    volta MEO, estás perdoado.
    Onde estou (com ZON) depois de ler este post nem o facebook consigo abrir!
    ai ai ai volto já para casa 😛

  • Kyrion Yalin

    Realmente o IRC necessita que a porta TCP 6667 esteja aberta para que intercomunicação entre os utilizadores, mas nunca ouvi dizer que o Second Life necessitasse abrir a mesma porta.
    Quanto ao MSN, as portas que necessitamos abrir para que este funcione, sempre ouvi dizer que eram as portas TCP 1863 e 443.
    Quando inicialmente instalei o SL não tive qualquer problema, até ao dia em que mudei de um modem para um router connexant de 11Mb. A partir desse dia o SL, arrastava-se, bloqueava, caia, bloqueava-me o pc… Enfim, todas as coisas que me fazem nascer cabelos brancos!
    Decidi então efectuar algumas pesquisas e cheguei a conclusão que necessitava abrir as portas :
    TCP – 443
    UDP – 12035
    UDP – 13000 a 13050.

    Depois de um Port Forwardig a estas portas, no router, nunca mais o meu pc bloqueou.
    Quando mais tarde mudei para um router LinkSys de 54Mb, e mais tarde para um LinkSys de 300Mb, nem necessidade tive de abrir as portas para aceder ao SL. Mas também e verdade que não uso a ZON.

    Apenas uma pergunta: já tentaram um Port Forwarding a todas estas portas?

  • Clark Abismo

    Uma achega a este assunto.

    Ando desde Dezembro com um ódio de morte com a Zon. Mudei de residência, deixei a minha bela Clix 24 Mbps, com uma experiência de SL fantástica. Como moro longe de uma central que me dê garantias de fiabilidade, lá tive de escolher a Zon Cabo. Para meu espanto, o serviço que contratei (16Mbps) não funcionava direito (rede congestionada, dizem eles..) passei então para 8Mbps…

    Depois o SL não funcionava… e porquê? Precisamente por causa do mesmo problema… o modem com portas maradas (nem livro de instruções eles incluem nos pacotes que dão)… e nem é Fibra.

    Por isso, o problema não se põe na ligação que é feita (cabo ou fibra), mas no próprio modem. Conclusão. Modems da NetGear não dão para o Second Life.

    Solução: A Zon que vos troque o router da Netgear por outro, aceitem um modem se for preciso, depois comprem um bom router na mediamarkt e ficam com wireless.

  • @Kyrion Yalin,
    Só fiz para a porta 13000, com um NETGEAR, e não tenho qualquer quebra.

  • Ana, a Zon diz que não instala dois e que a solução que serve para um utilizador, não serve para outros. Estou neste momento a ouvi-los a dizer que “a solução é aguardar”. Não é incrível???? A ver.

    Afro, estamos a começar a pensar nisso…de qualquer forma o apagão de hoje de manhã foi mais geral que a Zon, pelo menos a Novis tb não dava. O twitter estava cheio de gente depois de almoço a dizer que até ali não tinha tido acesso nem a twitter nem ao FB.

    Kirion, não é a mesma porta, mas é mais uma coisa que não funciona. Mirc, msn e jogos online. E não funcionam porque não dá no firmware do único modem que a Zon instala, que é do Netgear. Mas o geek daqui já irá ver isso, de qualquer forma. muito obrigada pelas dicas!

    Clark, sim, o problema é do modem. E a solução é meter dois, como fizeram com a Ana Lutetia, mas recusam-se a fazer-nos aqui em casa. E a Zon não troca o modem, é um desespero de assistência técnica. Andamos há dois meses a berrar com eles e cada vez descobrimos mais buracos no serviço. E comprar routers é alinhar com a aldrabice destes tipos.

    Ana, não sei se o teu modem dá, porque este agora não é o mesmo dos 18 megas: trocaram qd metemos 50MG. E esta porra não deixa nada! Só a solução dos dois routers que eles não querem fazer. Esbarra-se contra esta parede inacreditável de não haver solução e a que existe não fazem.

    Vou ver o site do Meo…

  • Kyrion Yalin

    Cat,

    Se não te dão qualidade de serviço, faz como eu fiz com a Sapo, escrevi uma carta a recusar efectuar pagamentos de factura até que se decidissem a resolver-me a situação. Informei-os ainda que provedores de serviços hà muitos, e todos dispostos a vender serviços.
    Tudo isto porque me tinha passado o serviço de 8MB para 4Mb sem a minha autorização, alegando que a minha ligação não aguentava os 8MB (o que não era verdade), tendo eu verificado que estava a pagar por um serviço de 16MB. Ao fim de uns meses a ‘roubar-me’ em velocidade ainda queriam que eu pagasse para efectuar alterações no meu serviço, o que eu recusei.
    Se não te dão qualidade de serviço, quando subscreveste o teu serviço, o teu contrato não dizia que não podias aceder a alguns sites por incompatibilidade de modem ou router, por isso eles não estão a honrar o contrato que fizeram contigo. Informa-os ao telefone que vais escrever para a ANACOM e para as revistas especializadas em informática a contar a tua situação. Aliás, façam todos o mesmo. Vão ver como eles não gostam disso.

  • TP

    Na Região do Porto ao que parece o Router que a Zone está a instalar para os 50mb é outro e funciona perfeitamente.
    A fazer fé numa instalação feita hoje de manhã após testes constantes a que o funcionário da Zone foi “obrigado” a assistir, foi “obrigado” também a ler este blog.
    Afirmou ser outro o modelo de Router utilizado. 😉

  • O meu (7º) NETGEAR é o mesmo modelo que os anteriores: NETGEAR CVG834G e ao lado tenho o THOMPSON THG540 numa ligação de 20MB que em wireless (noutra divisão da casa e com duas paredes pelo meio) está assim:

    Secalhar, o problema é da fibra (g)óptica…

    MAS… acedo ao SL por ethernet e com porta 13000 configurada no router e preferências do SL.

  • Romão Guimarães

    Olá a todos.
    Estou com o mesmo problema. TRoquei minha conexão para os 50 e só tive prejuízo. Quando acesso ao SL o modem reinicia automaticamente e além disso, o Skype também está na mesma.

    Uma coisa que fiz mas que na verdade não fica 100%, é desabilitar o voice do SL.

    Abraço!

  • Jonas

    Gente, quem sõ voces no Second Life?