festas e eventos

Banco Espírito Santo: Um Ano no Second Life®

Mega-Festa BES

Faz esta semana um ano desde que uma instituição financeira portuguesa — o Banco Espírito Santo — resolveu assentar arraial no mundo virtual do Second Life®, e não mais de lá saiu. Teimosos como são, e sendo uma das entidades portuguesas que mais investem em promoção, marketing, e novas formas de contacto com os seus clientes, por cá continuam, alegres e contentes, a promover ideias, conceitos, concursos, muitas festas, muitos espaços culturais, muitas áreas de confraternização — mas sem estarem a abusar demasiadamente da paciência dos nossos queridos residentes.

Trazidos para o SL pela mão da ARCI, a dificuldade foi primeiro encontrar uma forma de criar um “espaço BES” no SL. O pessoal da ARCI é veterano de quase 4 anos no SL; já viram dezenas ou centenas de projectos falhados desaparecerem pelo simples facto de que as entidades ficavam frustradas pela falta de interesse dos residentes em andarem a passear por edifícios vazios cheios de logotipos.

E isso, infelizmente, é o que ainda é muito do que por aí se vê em termos de presenças virtuais de empresas. Há, obviamente, cada vez menos que assim sejam. No caso do BES, a questão ficou logo esclarecida desde o início: não podia ser assim. Senão não valia a pena o esforço (e o dinheiro) investido. É certo que existem “balcões BES” no SL (que prestam informação e assistência sobre produtos e serviços BES durante um horário alargado), mas o objectivo não é esse. É apenas secundário. No mundo real, o BES é conhecido pela forma como promove actividades ligadas à cultura, à música, à educação, ao apoio a entidades sem fins lucrativos que tratam de dar uma melhor vida a muitas pessoas. É isso que, no fundo, esperamos que uma instituição financeira também faça: mecenato. O BES faz efectivamente muito na vida real (também poupa assim nos impostos 😉 ), por isso porque não colocá-lo a fazer o mesmo no SL?…

Através dos conselhos do rocky Musashi, é isso que tem acontecido. O BES tem financiado, directa ou indirectamente, a construção de réplicas de modelos de obras arquitectónicas da nossa história e da nossa paisagem urbana. Não é de estranhar que cada novo monumento revelado no SL pela mão da ARCI é melhor do que o anterior: é que também são financiadas a formação e o acompanhamento aos construtores que aprendem na ARCI a dar os primeiros passos no SL e que depois vão ser pagos para construírem novos projectos. O panorama musical do SL começa a ser uma das suas principais marcas — nesta era pós-excitação dos media — e é perfeitamente razoável que também seja o BES a financiar os novos músicos que se lançam no SL muitas vezes sem qualquer expectativa de retorno pelo seu trabalho mas que querem apenas dar a conhecer ao mundo a sua música. Receber algo em troca é extremamente motivador.

Por isso do BES não devemos esperar “balcões, balcões, e mais balcões” a aparecerem um pouco por todo o lado. Em vez disso, o BES está a apostar na sua vertente de mecenas da cultura e da educação. E os meios on-line são também cultura — fazem parte da nossa sociedade, quer os nossos amigos (que choram a rir com as descrições que fazemos do SL) acreditem ou não. Não podemos ignorar que tudo o que se passa nos mundos virtuais faz indubitavelmente parte do nosso conhecimento enquanto espécie, e que os meios podem ser diferentes (pixels em vez de átomos), mas os elementos que nos tornam seres humanos também aqui estão: a nossa capacidade criativa, a realização artística, a comunicação com outros seres humanos, a educação e a aquisição de conhecimentos. Tudo isso se passa hoje em dia no meio do Second Life — quer o consideremos apenas “lazer”, brincadeira, ou pouco mais do que uma forma de passar o tempo — e estar a apoiar ou mesmo a fomentar este aspecto da nossa cultura é igualmente importante.

Por isso, se estiverem em casa esta sexta-feira à noite, aborrecidos porque não dá nada na TV e porque o tempo não está tão bom como isso para dar um saltinho às Docas tomar um copo, e nada mais nos resta do que ficar em casa… o BES tem um programa de festas para comemorar o primeiro aniversário bastante extenso. São oito horas de entretenimento, lazer, música, concursos, diversão — e o reencontro com amigos, conhecidos, e também desconhecidos que por lá estarão a divertir-se connosco. Vai ser provavelmente o evento mais longo realizado pela comunidade portuguesa nos últimos anos e uma pequena marca comemorativa de que, por mais que digam o contrário, ainda somos muitos que estamos por cá — e cada vez mais 🙂 — e temos ainda realmente muito para fazer nesta “nova fronteira” virtual que ajudamos a desbravar.

Para uma lista das comemorações, podem ver o anúncio oficial aqui, ou em português aqui.

…e no Flickr têm esta imagem tirada pela Naima Aya que mostra a “planta” do local das festas.

Nota: Infelizmente até à data o BES não fez nenhum press release oficial do evento, pelo que o Geta não assume a responsabilidade de quaisquer incorrecções que possam ter ocorrido. Mas agradecemos que estas nos sejam apontadas a fim de serem corrigidas!

Gwyneth Llewelyn
Ando por aqui a pensar que se calhar já ando há demasiados anos a escrever disparates sobre o Second Life e que já devia ter idade para ter juízo, mas a verdade é que não desisto facilmente e sou teimosa que nem uma mula!
https://gwynethllewelyn.net/

108 Replies to “Banco Espírito Santo: Um Ano no Second Life®

  1. este post desiludiu-me um bocado Gwyneth Llewelyn.
    ou estás fora dos assuntos que referiste, ou foste ‘comprada’.

    – os ARCI são veteranos só se for em tempo que estão no secondlife, porque trabalhos de qualidade.. ainda não vi.
    – o palácio da pena desapareceu porquê? conflitos com empresas também? demasiados prims? right..
    – a formação pela ARCI é financiada?! estranho.. ia jurar que convidavam pessoas para dar aulas ‘por amor à camisola’.
    – e esses novos projectos dos novos construtores que vão ser ‘pagos’, referes-te às poucas migalhas de L$’s, em comparação com o que os ‘colarinhos brancos’ metem no bolso pelo trabalho contratado?
    – se o rocky percebe tanto de aconselhamento como de português estamos tramados.

    conclusão que tiro: o investimento do BES no SL foi um passo importante.. mas as pessoas que escolheram para estar na frente do projecto não se têm demonstrado as mais competentes. ao fim de 1 ano, o que é que é feito das 25 ilhas?..

  2. GUp – fiquei um pouco chocada com o teu comentário. Para mim está claro que tu estás fora do assunto e estás a aproveitar este post referente à comemoração de um ano no BES no SL e nova abordagem dessa estratégia, para ataques pessoais.

    :/ realmente

  3. Normalmente não gosto de responder a “provocações”, pois pouco ou nada contribuem para a discussão — só acentuam o lado negativo das coisas, e o artigo era suposto ser apenas algo de positivo e encorajador para outros fazerem mais e melhor. Na minha opinião, os exemplos positivos são importantes de sublinhar, e devem confortar-nos na sua essência; mas não sou ingénua ao ponto de acreditar que tudo é um mar de rosas ou que as pessoas têm opiniões divergentes quanto ao que consideram ser positivo!

    GUp, “Veterano” não implica, de facto, uma garantia automática de “qualidade” (basta olhar para as coisas horríveis que ainda faço de vez em quando no SL; quando não se tem talento, a “veterania” não ajuda em nada! Um artista que se ligue hoje ao SL, com imenso talento e criatividade, fará sempre mais e melhor do que qualquer outra pessoa que tenha milénios de experiência no SL, mas que tenha um talento nulo). Implica, no entanto, conhecimentos e experiência. Neste caso concreto, os conhecimentos para aconselharem devidamente uma entidade sobre a melhor forma de estarem no SL, tirando partido de tudo de positivo que existe no SL, sem, no entanto, “perturbar” as sensibilidades de quem já está no SL e que não gosta que lhes “esfreguem coisas na cara”, por assim dizer.

    Combinar essas duas vertentes — uma presença virtual empresarial e uma comunidade de utilizadores entusiastas que procuram no SL tudo menos um constante vomitar de anúncios e publicidade, como nos canais da TV — não é tarefa fácil. Continuo a defender que requer, realmente, passar aqui uns anitos a compreender como é que as pessoas pensam, e como é que a dinâmica social no SL funciona. Isso não é algo que se aprenda num dia, num mês, ou mesmo num ano. Leva tempo, paciência, e muita dedicação.

    GUp, quando referes “qualidade” presumo que queiras referir “qualidade na construção” — ou eventualmente qualidade na gestão de uma comunidade online. Se for a primeira interpretação de “qualidade”, as coisas são efectivamente discutíveis. Nas 25 regiões da Utopia há coisas com qualidade arquitectónica, e há coisas com menos qualidade — como, aliás, em todo o mundo (real ou virtual). No entanto, quanto mais recente são as construções da ARCI, maior tem sido a sua qualidade estética e arquitectónica — trata-se de um processo evolutivo, adaptado ao longo de anos, usando pessoas diferentes (com mais talento ou com mais conhecimentos estéticos e arquitectónicos). Seria injusto dizer que não houve “evolução” — claro que houve, e muita, e só mesmo por mesquinhez ou inveja é que alguém afirmaria o contrário. Agora se queres dizer que há coisas muito melhores por esse SL fora — em termos arquitectónicos (combinação equilibrada de forma e função; planeamento urbano; organização espacial), ou meramente estéticos (o SL enquanto ferramenta de criação artística pura) — claro que há melhor e mais bonito. E há para gostos diferentes também; aquilo que é “bonito” para um japonês pode não ser necessariamente “bonito” para alguém que viva no Sri Lanka ou na Guiné-Bissau. No entanto, “qualidade”, no sentido europeu da palavra, implica mais o processo do que o resultado final (uma coisa que marca, por exemplo, uma diferença cultural entre europeus e americanos). Foi nesse sentido que empreguei a palavra. O trabalho da ARCI — mesmo que o resultado final não seja tão “bonito” como o que algumas pessoas prefeririam ver — tem, no entanto, qualidade processual. Mas esta palavra continua a ser vaga. Qualidade não é algo a que possamos atribuir uma pontuação e dizer: “isto vale 1356 pontos de qualidade”. Há decerto coisas com mais e menos qualidade; mas, mais importante do que isso, há coisas sem qualidade alguma (nem processual, nem a nível do resultado final), e umas que indubitavelmente a têm.

    Mas eu evitei discutir “qualidade” e mencionei apenas que a escolha do BES para dirigir a sua presença virtual no SL recaiu (por diversas razões) numa equipa de veteranos. Pessoas que conhecem o SL e sabem como funciona, e compreendem o que as pessoas esperam do SL. E se as pessoas da ARCI estão “apenas” há quatro anos (ou quase) no SL, não é menos verdade que têm experiência em lidar com comunidades (online, mas também no mundo real) há décadas. Pessoas como o rocky ou o Ubit estiveram já no “mundo online” a construir comunidades antes mesmo de haver sequer Internet em Portugal; são pessoas que ainda sabem a diferença entre “baud” e “bits por segundo”, mas mais importante do que isso, sabem muito bem o que é que as pessoas esperam de um ambiente online e o tipo de coisas que lhes interessa. E isto aprende-se — com experiência, por tentativa e erro, ao longo de muitos e prolongados anos. Não foi “apenas” em quatro anos de SL. O SL é apenas um “espaço online” novo, com inúmeras possibilidades novas, que condicionam de certa medida o que se pode fazer aqui e que seria impossível numa BBS, por exemplo — e foi preciso aprender a transpor os conhecimentos “genéricos” da gestão de uma comunidade online para um ambiente “concreto” (o SL), o que levou anos e não aconteceu de um dia para o outro.

    Apostar numa equipa com estas características, a meu ver, não é de todo absurdo; no entanto é evidente que outro tipo de entidades (que não o BES, neste caso) podem, obviamente, ter prioridades e gostos diferentes, e que para essas entidades as características da ARCI não sejam as mais apropriadas. Mas para o tipo de projectos que o BES normalmente apoia, estas são as pessoas correctas que usam a metodologia que para eles, BES, é a mais correcta de aplicar no ambiente do SL. Outras entidades terão, obviamente, outras prioridades e outros modelos promocionais que consideram mais importantes. Para o projecto do BES, no entanto, são estas as “qualidades” que eles desejam na equipa que está à frente da sua promoção no SL. Estás, pois, a medir “competências” usando um padrão que não é o do BES. GUp, seria talvez interessante descreveres quais são os teus padrões e explicares como é que seriam implementados para a criação e gestão de um projecto semelhante, mas obedecendo a outro tipo de prioridades (que não as do BES).

    Não vou comentar sobre o Palácio da Pena porque não sei a posição oficial da ARCI a esse respeito; só sei que irá aparecer um novo mais cedo ou mais tarde. Os pormenores ficam para a ARCI divulgar, quando for relevante e fizer sentido divulgar. Não o menciono no artigo e não percebo porque é que o foste “repescar”; se reparares bem, a ARCI é tudo menos estática, os projectos aparecem e desaparecem, evoluem, e o que faz sentido em 2004 pode já não fazer sentido em 2005. Se há alguma coisa que marca o mini-continente da Utopia é o seu dinamismo e adaptação a circunstâncias que mudam: afinal de contas, estamos no SL, onde qualquer coisa que tenha mais de seis meses é “velha e arcaica”.

    Todo o projecto da Utopia no SL é “financiado” — não exclusivamente pelo BES; e mesmo esse “financiamento” é, em grande parte, auto-financiamento (no sentido em que o aluguer de terra e o negócio de imobiliário também contribui para financiar a existência das ilhas). É esse “financiamento” que permite que muitas entidades (entre as quais a UTAD) possam usar o espaço sem estarem a pagar por inteiro. O financiamento não é apenas pagar as ilhas; é pagar a um “core team” que mantém o projecto vivo. Nem mesmo o rocky vive só de ar e luz 🙂 É certo que sem o muito voluntarismo — afinal de contas, a ARCI é uma associação sem fins lucrativos que espera dos seus membros uma certa dose de voluntariado — nada teria sido feito. Mas é assim que as associações sem fins lucrativos funcionam: os seus membros nem sempre contribuem com dinheiro para colocar o projecto a funcionar, mas com o seu trabalho e tempo. Ambos são “dinheiro”. Se a crítica ao artigo era pelo facto de ter desvalorizado o “factor voluntariado”, então tenho de te dar razão: é bem verdade que o financiamento foi fulcral para colocar o projecto no ar e mantê-lo durante um ano, mas a componente de voluntariado é igualmente essencial para o continuar a fazer crescer. Mas isso é o que acontece em praticamente todas as associações deste tipo: sem dinheiro nada fazem, mas sem pessoas para darem o suor do seu rosto a manter o projecto vivo, nada se constrói. Aqui concordo que o artigo deveria ter focado mais este aspecto da dualidade financiamento/voluntariado que está no centro da actividade da ARCI. Fica para a próxima 🙂

    Não faço a menor ideia de quem são os ‘colarinhos brancos’ a que te referes e em que medida é que são relevantes para a discussão. Seja como for, o artigo era mais sobre a actividade do BES enquanto promotor de um projecto no Second Life com um ano de existência, e não sobre a forma como a ARCI funciona 🙂 que, evidentemente, não me cabe a mim comentar ou discutir — por diversas razões, sendo a principal o facto de não fazer parte da ARCI há dois anos 🙂 e obviamente desconhecer a maior parte dos pormenores. No entanto, isso não impede de dar um salto à Utopia e ver o que por lá se faz!… embora na vastidão das 25 regiões muitas vezes não consiga acompanhar tudo o que está constantemente a acontecer por lá, e naturalmente que os meus conhecimentos não são exaustivos e pormenorizados em todos os aspectos. Nem tenho pretensão sequer de afirmar isso!…

    Podes criticar o rocky por não ser propriamente um modelo de ortografia e sintaxe a seguir, mas eu também posso criticar o Camões por nunca ter montado uma organização como a ARCI 🙂 O argumento falacioso de que “o rocky não sabe escrever, portanto não deve saber aconselhar” é uma má analogia.

    Quanto a ser “comprada” para escrever artigos positivos, olha, era bom que assim fosse 🙂 Desde que depois não façam como o jornal inglês “The Guardian”, de quem ainda hoje espero pelo pagamento… 🙂 Lamento, pois, desiludir-te, não me “pagaram” nada pelo artigo — excepto um “obrigado” que muito agradeço, e que vale para mim muito mais do que se possa pensar.

  4. O BES está no SL? LOL comédia.. Tanto apoio e afinal que representação lhe deram? deve ser o VERDE de tanto mato!
    Palácio da Pena? Não é preciso ir tão longe, até à pouco a Avenida dos Aliados desapareceu, com a justificação da existência de falta de patrocínios.

    Naima, a qualidade da formação da ARCI é bem conhecida.. só não vê quem não quer.. 🙂

  5. Sim o BES tanto está no SL como também está a fazer algo diferente de outros patrocinadores. E o que estão a fazer é o resultado desta e outras iniciativas recentes, objectivamente aproximar a comunidade portuguesa e não só com eventos culturais, seja sem concertos ao vivo dentro do SL seja com promoção de outros eventos.

    A respeito da Avenida dos Aliados, eu sei bem o que se passou, mas não estando autorizada para falar do assunto, até porque não interessa acho que a dissolução do projecto está a ser injustamente imputado à organização da Utopia, quando o projecto em si, de “projecto” já tinha pouco (isto na minha opinião).

    Mas os que tão negativamente falam, gostaria de saber de onde vem tanta moral, falem-me dos vossos projectos 🙂 ou não tem projectos?(não é para responderem, é para pensarem um pouco antes)

    Mas eu pessoalmente não vou continuar este debate quando os ilustres que se lançam em ataques infundamentados e nem “mostram a cara”.
    Para bom entendedor, meia palavra basta.

  6. Gwyneth Llewelyn.. bom trabalho! nem esperava menos.

    Naima, não tenho qualquer tipo de ataques pessoais para fazer.. até porque nem vos conheço nem estive/estou associado a nenhum projecto *falhado* da ARCI – não guardo rancor a ninguém.

    simplesmente sou atento, vi alguns factores que me pareceram demasiado distorcidos da realidade e, como utilizador não-veterano do secondlife, tive de contrariar alguns pontos – os quais a Gwyneth fez o excelente trabalho de fundamentar.

    como residente português, não falo negativamente.. até porque acho que se não fosse pela ARCI a reforçar a representação portuguesa do SL, isto não seria o que hoje é (seja muito ou pouco, fraco ou forte).

    falei somente na perspectiva de utilizador comum.. acho que não tenho de ter projectos para poder comentar relativamente ao que os outros têm feito.. e que eu me lembre nunca disse que faria melhor. é errado julgar as pessoas com o ‘fazes melhor?’ quando estas apenas deixam a sua opinião pessoal. se te sentiste atacada, certamente toquei em algum ponto fraco.

    não ‘culpo’ a dissolução da av. dos aliados à utopia.. pouco conheci do projecto, mas pelo menos sei que tinham construtores com boa qualidade – comparável a alguns sims italianos. mas até compreendo o seu desaparecimento.. afinal de contas, deve ser tramado, ao fim de tantos meses nas ‘bolinhas’, certo indivíduo se aperceber que namorava um homem por trás da boneca.. :/

    bem, falo apenas como um dos ’40 ou 50 mil’ portugueses residentes no SL.
    portanto acho desnecessário dar a cara (muito menos a cara virtual) para que um comentário, talvez um pouquinho provocador (mas com algumas verdades), seja válido.

    no entanto, parabéns pela inegável evolução.. mais um pé no chão e estão no bom caminho!

  7. Bom eu que sou apenas mais um “khalida da vida” ou será um Sibs … ou nem sei que são tantos os avies que essa gente faz para enganar os outros e chatear os outros …
    Mas o tema que me trás aqui é o BES e a sua presença no SL .

    Bom antes demais Gup permita-me ir contra o seu comentário :

    “afinal de contas, deve ser tramado, ao fim de tantos meses nas ‘bolinhas’, certo indivíduo se aperceber que namorava um homem por trás da boneca.. :/”

    Bom quem tem responsabilidades nao pode ter este tipo de “coisas” ( chamemos-lhe assim ao que a menina afinal tinha entre as pernas ) como desculpa.

    O BES é uma entidade bancária de prestigio e permita-me cara Gwyneth e cara Naima o que tem sido feito não é digno de representar uma entidade como o BES e principalmente não vejo qualquer tipo de retorno ( não falo financeiro porque esse então … mas também não era esse o core … ) a nivel de Marketing que justifique a permanencia do BES no SL e estou certo que os Directores de Marketing devem ter essa consciencia …

    O tempo de prestar contas está a chegar … tic tac.

    Acho que quanto a projectos e face aos valores que estamos a falar a nivel do investimento feito por parte do BES na UTOPIA … melhor nome não se podia ter dado … foi e é realmente uma UTOPIA !!! Tens milhares de exemplos de projectos que com muito menos investimento chegaram mais longe …

    Penso que a vossa sorte é que na PML e/ou no PT Center as pessoas nao se sabem mexer … se nao a ( e vou chamar-lhe assim pois para mim é isso mesmo que é ) brincadeira ja teria acabado faz tempo.

    Como disse a direcção de marketing do BES não dorme …

    Abraços

  8. Cheguei a colaborar com o projecto da Utopia e por estranho que pareca nao ganhei nenhum tustao com isso.
    A unica coisa que ganhei la foi uma cruz que pareco carregar para o resto da minha 2a vida. Certas pessoas que andaram por la e que minam o SL com intrigas e multiplos avatares.
    Lembro-me la de uma senhora altiva e importante que punha e dispunha e depois se veio a descobrir que afinal faz xixi de pe. E diz a boca cheia que tem mais de 30 avatares, que o SL e uma coisa fantastica porque pode eliminar um avatar e criar outro e recomecar outro projecto noutro lado qualquer. Essa pessoa e o principal responsavel pelos falhancos da Utopia, e nao falo do Rocky que esse ja o crucificaram bastante.
    Duas pessoas minaram a Utopia com intrigas e multiplos avatares como dizem, o mais espantoso e que por la continuam, a fazer o seu joguinho de sempre com esse menino(a) a dizer a boca cheia que converte os Linden Dollars em cerca de 200 Euros semanais.
    Pois essas duas pessoas (a estas duas pessoas somem mais uma terceira, marido RL de uma delas, juntos formam um trio bem esquisitinho) resolveram agora incomodar um grupo de gente que ao contrario deles se diverte no SL.
    O SL para muitos e enorme, sendo que a barreira da lingua e para tais ultrapassavel. Para esses doentes, e a primeira vida e muito pequenina. Funcionar como “radar de projectos” para deles retirarem rendimento e os destruirem e um esquema que para essa gente ja tem os dias contados. Uma vez que ja todos sabem quem sao, e os multiplos avatares que utilizam ja sao detectaveis (pelo cheiro).
    Quem anda pelo Second Life sabe quem eu sou, nao preciso de ser explicito, inclusive sabem da minha RL e ouvem-me no voice. Ai esta o grande erro da Utopia, deixaram entrar gente sem saber verdadeiramente ao que vinham. Nao usar o voice nos dias de hoje e motivo de desconfianca, a falta de um micro existe sempre uma loja chinesa onde comprar um por 2 Euros.

    Ja agora lembrem-se de que quem pos a Utopia no mapa do SL tuga foram aqueles menos ganharam com isso e que tao atacados foram.

  9. Venho aqui hoje primeiro dar os parabéns ao BES pelo seu primeiro aniversário neste mundo VIRTUAL que se chama Second Life ( marca registada ).

    Depois gostava de me mostrar solidário com todos aqueles que realmente estiveram de corpo e alma neste projecto utópico, um projecto que não só o foi como é uma realidade, talvez a estratégia não tenha sido a melhor, talvez as pessoas que tiraram alguma popularidade dali nao sejam as pessoas que realmente estiveram a trabalhar no projecto.

    Eu em parte tive o meu papel pela mão do Alma ( que indirectamente acaba por ser pela mão do senhor rocky e digo SENHOR porque a realidade é que o Rocky muito fez por este projecto e chega a ser feio atirarem agora pedras … de certa forma é o caminho mais fácil , atirar pedras ao tipo que já está no chão ), que me deu a oportunidade de trabalhar no seu club ( Alma Club ) e no qual me lembro de ter uma das noites em que lá estive, aquele que foi certamente o maior pico de população nas ilhas da UTOPIA durante este ano, numa noite em que estiveram a trabalhar gratuitamente ( se bem me lembro ) o Alma, o Rodherik e a Juliet com a Galadriel como hosts ( aka Relações Publicas ) e o DJ Tonny Praga a passar o seu set e na qual estiveram cerca de 60 pessoas simultaneamente.

    Lembro-me também de ver pessoas como o Armindo, o Rocky, a Ksharian, a Katrin e tantos outros a construírem edifícios para a agora mal afamada Avenida .

    Acho injusto pessoas como “o” Maria ( que é realmente um jovem chamado António ao que parece, que tanto enganou o rocky e tantos outros ) e a sua fiel companheira já referida em post anterior ( delexis boa, que tanto problema ja criou na comunidade portuguesa ) e o marido da fiel companheira ( que juntos realmente formam um TRIO fantástico de gente muito esperta mas pouco inteligente ) receberem agora post de pessoas a vangloriarem-nos pelo seu trabalho … que trabalho meus senhores ? Os roubos que eles fizeram ? Pessoas que inclusivamente usam COPY BOTS para roubarem material dos que realmente fazem algo e depois utilizarem como tendo sido trabalho deles.

    É triste e são casos destes que simplesmente destroem a comunidade portuguesa.

    As minhas desculpas desde já por este meu desabafo, mas custa-me ver certas coisas.

  10. GUp, continuas a distorcer a realidade, projecto *falhado*? se bem o dizes não nos conheces, nem sabes do projecto em si e dos problemas… Esclareço o projecto não falhou, falhou quem apresentou um projecto e depois “deixou-o” meio ao abandono como referiu o “Eu sei”, se estás tão “out” do assunto não entendo em nada a tua insistência no assunto. Sim senti-me atacada porque ao contrário de ti sei o que custa, criar e fundamentar um projecto no SL, aliás eu com a minha experiência aprendi algo substancial no SL, uma das quais não julgar os outros sem sequer tentar me por no lugar deles. Foste muito precipitado, despropositado e confuso na tentativa sei lá do que.

    Mas acho que estás a guarda rancor, o que me incomoda profundamente é a tua prontidão em falar mal do Rocky aqui, vulgo, falta de frontalidade total, ou então presumindo que não o conheças, porque o julgas? Ou afinal o conheces bem demais e estás a meter os pés pelas mãos ? :/

  11. só para esclarecer, o único comentário que fiz relativamente ao rocky foi meio na brincadeira..
    das poucas coisas que li dele, o mais evidente que constatei é que ele mal sabe escrever português – dislexia talvez? para além de se gabar como sendo o ‘senhor que mais investe no SL tuga’, etc.. quando quem investe não é ele, é o BES.
    ou seja, humildade zero. no entanto não tenho nada pessoal contra esse individuo, cada um faz o seu trabalho, bem ou mal.

    é escusado alimentar mais esta conversa, por isso fico-me por aqui.
    bom trabalho a todos!

  12. Poderia fazer um livro em que o tema seria :

    “Aquilo que eles sabem – Mas que nunca confirmaram”

    Responder a qualquer uma das provocações a projectos ARCI, CONSTRUTORES OU VISITANTES, seria apenas mais uma forma de perder duas horas a escrever (e ver se não dou erros, para não magoar a vista a alguém) e depois descobrir que as pessoas nem leram as respostas.
    Digo que não leram, porque eu li todos os comentários e posso dizer que as pessoas continuam a nem saber o que é a ARCI e no site da mesma (http://www.arci.pt) está lá bem explicito quem é a ARCI e o que faz, por isso vou resumir assim:

    Formação ARCI – não é paga pelos membros, nem se paga a formadores, é patrocinada, pois ainda não conheço nenhum protocolo com a LL que ofereça os Simuladores, mas caso alguém saiba.. por favor avisem…
    Ninguém é Obrigado a lá estar e quanto há qualidade concordo… poderia ser muito melhor, mas antes disso procurem saber qual o proposito do Aprendiz e tavez possam falar… Como nenhum dos comentadores alguma vez se cruzou comigo e debateu o assunto (pelo menos com os nomes aqui usados), mais uma vez este capitulo iria para o Livro “Aquilo que eles sabem” – Mera suposição do que os olhos viram….enfim! Ah, e sobre o Aprendiz, não podem falar com o Rocky… o Aprendiz é Elaine aka Nyne Wolfe….

    Projectos ARCI Falhados – Total de projectos ARCI falhados – 1; Nome Palacio da Pena

    BES – Já que tanto tem falado sobre BES eu deixo a pergunta: Algum dos comentadores pertence ao BES? Algum dos comentadores conhece os conteúdos dos emails trocados entre o BES e a ARCI? Algum dos comentadores tem conhecimento do que o BES pretende do seu espaço no SL?
    E devido a responsabilidade de a ARCI tem para esta instituição e porque não sou o Rocky, acho que mais nenhum comentário se pode ou deve fazer sobre o assunto.
    Assim, obrigada pelo tempo de antena e Parabéns, conseguem que realmente a ARCI seja dos grupos mais falados do SL e como diria o meu amigo reVeriato “falar interessa sempre”. lolol

    Av dos Aliados – Não é um projecto ARCI e se inicialmente foi um projecto integrado com colaboração ARCI, o facto da Maria ter conseguido alguns ataques aos membros da ARCI que estavam a colaborar, a ARCI retirou-se do projecto… Assim a dita construtora de conteudos, não necessitava de partilhar protagonismos com ninguém… Como tal, o enganado não foi o Rocky e há uma coisa que se não sabem já deviam saber… a ARCI tem o previlégio de escolher os seus parceiros e os seus projectos e não entra em chatagens….

    Peço desde já desculpas pelos erros ortográficos, mas enfim, tal como os erros da vida, acontecem…:)

    Atentamente – Elaine Gonçalves aka Nyne Wolfe

  13. Mais uma vez volto a frizar para quem nao entendeu, costuma-se dizer para bom entendedor meia palavra basta.

    1) Nao esta em causa o falhanco dos projectos da ARCI em concreto, fala-se sim e do falhanco rotundo de varios projectos na Utopia no seu todo.

    2) O falhanco da Avenida abriu demasiadas feridas no projecto que descredibilizaram e a Utopia no seu todo e nem a ARCI conseguiu evitar isso.

    3) A comunidade portuguesa no SL tem neste momento serias duvidas acerca deste projecto e a ARCI acaba involuntariamente por pagar “a factura de algo que nao encomendou”.

    4) Como disse anteriormente o Portugues, sim! A raiz do problema esta precisamente no Maria1980l Lisle ( o tal Antonio), Delexis Boa (e os seus mais que muitos avatares espalhados pelas lands tugas que semeiam a intriga e discordia -o atentado em Lisboa PML no rezzday do Alvari Decosta, uma suposta Kielsa Magic que afirma que mata avatares, um Roduk Footman que atormenta um miudo que nao fez mal a ninguem a nao ser usar por vezes o voice chat um pouquinho mais que a conta, etc) e o marido RL dessa senhora um tal de khalida Vultee que para nao variar faz o mesmo e a dita esposa e anda com os seus multiplos avatares a incomodar os miudos em Lisboa PML.

    5) O facto de “aqueles que trabalharam de fato de macaco” terem ficado esquecidos, sim, porque construir edificios para a Avenida a 25000L$ a empreitada nao me parece assim de tanto merito quando se sabe construir. Mas o trabalho de durante umas semanas ter liderado o trafego na comunidade portuguesa isso sim.
    Falamos desse tal grupo que ficou anonimo. Tal como o Portugues, eu tambem la estava nessa celebre noite no Alma Club, assim como o Alma, a Juliet, a Galadriel, o Rodherik, o Romeu, o M2Life, a Kitty, a Katrin, desculpem mas nao me recordo de todos. Esse foi o grupo de “carolas” que de borla pos a Utopia no mapa. Ou nao se lembram que ate esse momento a Utopia era conhecia apenas por uma minoria de “gente bem informada”?

    6) O abundar de esquisitinhos pelas ilhas da Utopia tambem nao trouxe nada de bom, com o facto de que por la andavam gente do BDSM, Swingers, e outros desviados tal como esse Maria e os seus ja dois referidos “cumplices”, fez passar a imagem de que a Utopia era um “cluster” de pervertidos e afastou muito investimento e trafego de qualidade.

    7) E finalmente a impulsividade do Rocky. Nao querendo apontar o dedo nem atirar pedras ao homem que agora todos crucificam, a verdade e que o unico “pecado” do Rocky foi ter ouvido quem nao devia e com isso ter banido algumas pessoas com as quais nunca falou, baseado em notecards editados e em diz que disse. Foi ai que o Rocky falhou, alguma ingenuidade, talvez!

    Para concluir, devo referir que a verdade esta agora a vir ao de cima (como o azeite), e mais vai ser falado no SL tuga nos proximos dias, possivelmente rolarao cabecas. Mas depois destes factos e segredos terem vindo a praca publica fico pelo menos folgado em saber que para esses referidos doentes (sim, “esse trio admira-te que nao te facam alguma”) ficou com um SL muito curtinho. Resta-lhes tentar as comunidades brasileiras (realmente esses e que apenas falam Portugues e muito mal), que como ja disse anteriormente nas comunidades tugas ja os conhecem pelo cheiro.

    Bem haja e pode ser que ainda vos veja in-world, numa ilha perto de si!

  14. “Os cães ladram e a caravana passa…”

    1) Rocky? a pessoa que mais investe para o SL Portugues? Hum…. Os patrocinios talves, agora o rocky? humm… talvez invista! PARA O BOLSO DELE!

    2) Palacio da Pena, grande projecto, muito inovador, 4 sims para tamanha cagada de prims, para no final dizermos… temos PENA!

    3) Projectos Angel: ah e tal só facilidades, entrega de sims em saldos do compre 2 leve 6 (ou algo aparecido) e mais apoios e tal, só faltava um casamento, resultado: chatearam-se as “putas”, uma para cada lado.

    4) Um sim está entregue a uma universidade, faz-se lá alguma coisa?

    5) Uma coisa que sempre me perturbou… a ARCI ou o rocky ou o contabilista da arci, pagam os sims da utopia a preço “normal” ou a preço especial corrida para instituições SEM fins lucrativos que a LL permite. É que no caso da segunda hipótese podemos ter problemas graves quando vendem ou alugam terrenos. Chama-se a isso, deixa cá ver… “concorrência desleal” que por sua vez não é permitido pela LL

    6) Sim o rocky é vigarista, toda a gente o sabe! (algo me diz que sim o BES também já o sabe!)

    7) Ainda bem que o rocky e a utopia e tudo isso existe, senão que seria feito do belo humor portugues no SL

    8) Tenho também pena (além do palácio) dos colaboradores da utopia que por ilusão ou abanaozinho de miseros L$ continuam lá de olhos tapados (ou entao com palas laterais como os burros!)

    Divirtam-se, é o que tenho feito! 😛

  15. Olha que engracado! Deus escreve realmente direito por linhas tortas. Tanto tempo que perdi a colocar-me em bicos de pes para que vissem as injusticas de que fui vitima e agora muita gente parece saber tanto como eu.

    Ja agora so quero dizer que trabalhei na Utopia por acreditar num projecto e amor a camisola. Os dividendos que retirei foram apenas chatices. O que faco fala por mim. Eu invisto mais de 200 euros por mes para manter Troya numa sim francesa e dai nao tiro retornos, apenas o faco pelo prazer de criar coisas e espacos.

    Quanto a esse Maria, Delexis, associados e alteres afins so tenho a dizer que jamais esqueco a difamacao, e o tentar boicotar todos os projectos onde estive na era pos-utopia.

    Todos sabem que foram eles quem criou o Roduk Footman e o Rodherik Bookmite para me incomodar. E ainda bem que alguem o vei aqui dizer publicamente.

    Ate onde vai a demencia humana!!!??? (e caso para dizer OMG)

  16. Só uma coisa a dizer…quando as pessoas se tratam desta maneira e normal que o proprio sl tenha pouca evolucão.
    Já pensaram em divertirem-se e deixar a politica para quem deve ?!
    Enfim em portugal os paus mandados tem sempre a impressão que estão a dizer algo de jeito !!!

    divirtam-se

  17. Hora das respostas: 13:28, 13:16 e 13:11 curioso não é? Mais ainda é serem todas respostas anónimas.

    Mais curioso é ver o “Rodherik!??” a responder e a criticar-se loool

    “Todos sabem que foram eles quem criou o Roduk Footman e o Rodherik Bookmite para me incomodar. E ainda bem que alguém o vei aqui dizer publicamente.”

    loooooooooooool, quanto mais escreves mais te enterras

    deixa lá, não preciso mais nenhuma justificação.

  18. Pois é caros amigos,

    O capitão deixou os seus marujos no barco e parece ter saltado fora.

    Gosto de ler estes “descartares de responsabilidades” por parte daqueles que directa ou indirectamente fizeram/fazem parte deste projecto.

    Gosto também de ver estes jovens que para aqui vêem numa tentativa de receberem um pouco do protagonismo que não conseguem dentro do SL.

    Para continuar em “Gosto”, Gosto também de finalmente LER umas verdades sobres algumas pessoas cujo o objectivo é unica e exclusivamente chatear ou tentar chatear, estragar ou tentar estragar o jogo ou a segunda vida dos outros.

    Mas vamos ao que interessa aqui, no que diz respeito ao BES e por mim falo, não sou do BES, ou melhor não sou um vulgar empregado da instituição, sou o que sou, de resto que eu saiba cara colega blogueira, desde abril de 1974 que no nosso pais existe um direito que está bem explicito na constituição portuguesa – O DIREITO FUNDAMENTAL À LIBERDADE DE EXPRESSÃO – ( Liberdade de expressão é o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral ) e é para isso mesmo que servem os blogues e foruns, para dar voz aos que julgam ter algo a dizer (as maravilhas da web2.0 ).

    Assim sendo vou então tirar agora partido desse meu direito:

    1. A ARCI, se é ou não responsável não sei, mas a realidade é que ninguém apontou dedos directamente a esse grupo, penso que os targets estão bastante directos ( alguns deles com supostos nomes RL e tudo ).

    2. A UTOPIA, era um projecto muito interessante e teve tudo para andar e realmente poderia ter elevado esta nossa comunidade que na realidade se mostra triste e com uma falta de união que chega a meter medo.

    3. Falando da comunidade, e porque acho que não se deve deixar passar este tipo de coisas, ao longo deste ano e quase meio de SL as melhores pessoas com quem contactei estão neste momento afastadas destes “nichos” porque lamentavelmente é isso mesmo que os projectos portugueses de comunidades são “nichos” onde os ditos “newbies” vão cair recebem os primeiros freebies e depois de verem que aquilo ali ( seja la onde for o ali ) não dá para aprender nada apanham o primeiro teleport para fora ( os que sabem falar idiomas claro! ).

    4. Muito se fala, muito se discute e pouco se vê fazer, a realidade é que tenho visto criticas e mais criticas, chamarem nomes a pessoas, criticarem trabalho e “suor” de alguns que ainda assim querem elevar o nome de Portugal neste virtual world mas na realidade nada vejo fazer para os ajudar só vejo pedras e mais pedras para que meus senhores(as) ?

    Acho que no fim os únicos que podem ainda assim gozar de alguma satisfação ( e por muito que doa aos outros ) ( e não fazendo de todo parte desse grupo ) é os tão criticados PML’s. A bem ou a mal desenvolveram projectos que mantêm, ajudam as pessoas ( talvez não da melhor forma mas pelo menos ajudam ) e tentam fazer algo pelo SL Português .
    Penso que deviam pensar bem antes de ofenderem pessoas como o Sr Nuno Chapman a Senhora Violeta Yakan e o Senhor Ronin Devina, como já vi no passado a chamarem “labrego” “pu…” e “pintas” curiosamente pessoas saidas deste grupo que faz hoje aqui questão de dizer que o BES está no SL e que é graças a eles.

    Graças a alguém poderoso os nomes acima mencionados desse tão mal afamado grupo de 3 pessoas estão a ser encaminhados para o devido lugar – o buraco de onde nunca deviam ter saído –

    A partir daqui falar dessas pessoas é dar-lhes a credibilidade que nunca tiveram!!!

    É tempo de crescer, é tempo de olha para trás ver onde se cometeram os erros e tirar desses erros as possíveis lições, penso e sei que todos voces tem a capacidade de fazer isso … seja Utopia’s seja PTcenters ou PML’s todos podemos aprender com os erros dos outros, eu próprio estou a aprender!

    -Fim-

    PS: A questão levantada dos erros ortográficos dados por algumas pessoas parece-me de mau tom e de uma extrema falta de bom senso.

  19. impressionante como ate colocam perguntas e dao respostas mais uma vez com inumeros e ilustres avatares.

    Se sao assim tao honestos ou mais como este vigarista , porque é que de uma vez não dão a cara ?

    Se falam de algo que existe é porque existe bom ou mau.

    Considero mais uma vez que a unica coisa que se passa aqui e falar morder roer e sei la que mais ao abrigo da dita liberdade de expressão.

    Se são marias se sao maneis , se sao angeis ou angelicos ou sei la mais o que não quero saber.

    e eu é que sou o vigarista.

    tenho pena de todos aqueles que só se expressam assim .

    A ARCI vai sempre escolher os projectos que partecipa , baseado em iniciativa, empreendedorismo , mas acima de tudo em projectos que pela sua natureza possam trazer soluçoes ao que ja exista com um teor de solidariedade e de boa vontade.

    se os aliados pelo facto de terem la 10 bots se pode entitular o mais visto ……

    se deixei entrar pessoas com caracteristicas duvidosas como alguns afirmam, e natural, nao vivo perseguido por fantasmas de andar a adivinhar quem e quem no sl.

    quanto ao facto de haver aqui gente zangadinha e despeitada por os aliados nao terem ido avante , que posso eu fazer como se ve acima nas sabias palavras que aqui proferiram serao provavelmente estas as pessoas causadoras dos aliados nao terem ido avante.

    Todas as pessoas que na altura estavam a colaborar oficialmente pela arci foram perseguidas no espaço aliados e afastadas compulsivamente ou por supostamente nao terem qualidade ou com difamaçao pura e dura.

    os lindens sao escaços mas ainda existe como se vê quem venda a mae e o pai por eles.

    Foi exactamente por este tipo de atitudes que a ARCI se retirou daquele projecto .

    Se já estou habituado a ser alvo destas conversas de gente que nunca vi trazer nada de acrescento ao secondlife não fui nem nunca serei capaz de ver pessoas que conheço tao bem no secondlife como fora dele serem aqui insultadas e difamadas como via de chegarem a mim.
    sao pessoas vis mesquinhas e más e assumo que nao quero nem nunca quererei estar sequer perto delas .

    mas isso nao é problema pois há aqueles que dão a cara e trabalham e há aqueles que nunca vão dar a cara e vão passar o resto das suas vidinhas mesqueinhas a falar desta forma do que está feito sem nunca provarem sequer que têm capacidade para o fazer .mas clandestinamente claro ao abrigo daquilo que consideram liberdade de expressão.

    se alguem no secondlife foi alguma vez vigarizado por mim , unica recomendaçao : tenho cara , nome morada e telefone portanto sou cidadão de direito.

    processem me da forma devida aquela que os cidadão e pessoas de bem usam quando tem diferendos.

    caluniar e difamar sem mais nada acrescentar vale menos que a pior construçao da ARCI.

    Bem ajam

    rocky musashi aka jose rocha email info@novofuturo.org

  20. Caro Sr rocky mushashi,

    Em nenhuma altura ataquei o senhor, alias penso até que o apoiei!

    A Arci é um grupo que tanto quanto sei ensina qualquer coisa as pessoas o que já por si é de valorizar.

    As pessoas de “características duvidosas” como você mesmo diz, foram as pessoas que o andaram a enganar a si não a mais ninguém, ou melhor pelo que li enganaram também o senhor Rod.

    Em fase alguma da minha anterior intervenção ofendi as pessoas de quem falo ou os grupos a unica coisa que disse é que claramente ha um grupo que continua a destacar-se dos outros.

    Penso que deve reflectir nas suas posições, pois claramente continua a optar por defender aqueles que lhe espetam as facas nas costas ( os backstabbers ).

    Caluniar ? Difamar ? pelo menos da minha parte não teve nada disso, criticas devem-se fazer mas de uma forma construtiva!

    Um forte abraço deste seu amigo sempre atento.

    Bem haja!

  21. hahahahahahahahahahahaha o circo voltou à cidade.

    /me paga o bilhete, compra umas pipocas e aplaude enquanto arrota “discretamente” um odor a pipocas com coca cola

    um projecto megalómano, gerido por pseudo “experts” de comunidades online só tem um final possivel…

    o desastre.

    De 25 ilhas apenas um pedaço de uma delas merece relevo.. o BES.. e é somente pq é uma empresa RL com “notoriedade” porque nao há mais nada a acrescentar à presença do BES no SL excepto notoriedade.

    Agora um aparte relativamente ao post original da nao sei quantas dona do blog…
    o maior evento portugues no SL ? 8 horas de festa do BES vai ser o maior evento portugues no SL ?

    hahahahahahaahahahahahahahhaha
    só se for o maior evento portugues no SL ao qual vós ides presenciar, pois eu e muitos outros já presenciamos em 2007 3 dias de festa non-stop numa ilha chamada Portugal ( nao sei se conhecem.. nada comparavel com a imponente Utopia como tal é compreensivel que desconheçam).

    Bem..
    Cá estaremos, eu e muitos outros que vamos seguindo as novelas dos backstages da Utopia através dos relatos de ex-colaboradores (que cada vez sao mais e melhores estórias trazem para contar) e de bonitos blogs como este, para aplaudir-mos quando a cortina fechar.

  22. *aplaudirmos

    ( há pessoas que se orgulham de nao saberem escrever na sua lingua mãe.. eu nem por isso )

  23. e nao me venham com as tretas dos acentos que isso é resposta de quem nao tem mais nada que fazer .. *cof cof*
    senão acentuei correctamente algumas palavras é por preguiça e por ingenuidade da minha parte em acreditar na capacidade de compreensão de vós leitores.
    Senão haveis compreendido algo por falta de acentuação então sois de compreensão lenta.

    mas a pedido de várias famílias aqui vai…

    ——–> língua

  24. Lá vem o falso protagonismo, Purf, quem falou em PML? Capitão Robi o que a PML tem haver com o assunto, porque foram insultados? A que propósito estão a evocar no nome e feitos deles? Estão a procura de protagonismo, meus parabéns, mas continua-vos a faltar frontalidade. (lol não te engasgues com as pipocas). Mas ok, já mereces um taça, contente? ok vai-te lá embora feliz e sorridente (já agora se tiveres tomates, falar comigo no sl).

    Vamos a ver onde é que estão os Homens

    Gastam o latim mas esquecem-se que de credibilidade tem pouco. Mais digo Capitão Robi, se tão bem evoca a liberdade de expressão, esta faria todo o sentido se desse a cara, porque falar-se escondido atrás de um Capitão Robi não faz sentido nenhum.

    ou será que estou a falar com a mesma pessoa? Já apanhei um que se enterrou todo, mas aparece logo um segundo para justificar e apoiar o primeiro. lol

  25. Caro Purf,

    Realmente está certo ao apelidar este tipo de coisas de “circo” ou “novela”!

    Na realidade sinto que um sentimento de “dejavú” …

    Na altura não valorizei a duração da festa simplesmente pelo facto de achar ridículo a vangloriação das pessoas num evento de 8 horas, meus amigos 8 horas está a Violeta Yakan no slingo … e isso é um evento ou não ?

    Há muita coisa errada nesta historia ou estoria, mas como diria um qualquer locutor de TV , “Não percam os próximos episódios porque nós também não!”

    Um grande abraço de um dos muitos Labregos ( com L maiúsculo ) que andam por terras do SL.

  26. Cara Naima

    Ja que foi da Senhora que saiu a “dica” e visto ter a mania que é esperta ( de resto revejo-a numa das pessoas que tanto foi falada neste blogue ) aqui fica :

    “Mas ok, já mereces um taça, contente?”

    Taça – Feminino do singular logo é UMA e não UM

    UMA TAÇA
    UM CARRO

    Espero ter ajudado !

    “Mais digo Capitão Robi, se tão bem evoca a liberdade de expressão, esta faria todo o sentido se desse a cara, porque falar-se escondido atrás de um Capitão Robi não faz sentido nenhum.

    ou será que estou a falar com a mesma pessoa? Já apanhei um que se enterrou todo, mas aparece logo um segundo para justificar e apoiar o primeiro. lol”

    Ora indo por partes cara amiga:

    Em parte alguma dessa Lei onde está estipulado o Direito Fundamental à liberdade de expressão fala em ter de gritar aos sete ventos o nome, lamento mas não estamos numa sala de aula de pré primaria ( ainda que claramente faça falta a muita gente o ensino da língua de Camões ) onde para falarmos temos de levantar a mãozinha ou o bracinho, dizer o nosso nome e então falarmos.

    A parte dos joguinhos do é ou não é, usualmente cara amiga, sai do seu lado e dos seus amigos, aqueles que como alguém já referiu e bem “andam por ai com muitos avatares”, eu sou eu uma pessoa e posso garantir-lhe que do inicio ao fim sou o Capitão Robi

    Espertos são os que se deixam apanhar … esses a amiga conhece-os bem e até priva com eles.

    Sem mais assunto

    Um forte abraço

    com carinho

    Robi

  27. psst.. “Xora” naima.. caso a vista lhe cause dificuldade na leitura, ou a mente dificuldade na assimilação das palavras, de protagonista apenas tenho os aplausos aos artistas.
    Se lhe custa ouvir aplausos então talvez deva limitar o seu protagonismo a um circulo de leitores mais restrito.

    E quanto à PML nada referi mas compreendo a sua frustração em ver diminuido isto –>
    “provavelmente o evento mais longo realizado pela comunidade portuguesa nos últimos anos” ( citação de Gwyneth Llewelyn ) a uma mera festa de 8 horas.

    Peço desculpa se a minha memória não é curta como gostarias que fosse, mas para publicidade enganosa já me basta a que os 50 canais da TVCabo constantemente passam.
    De qualquer forma obrigado por salientar que o evento de 3 dias decorrido na ilha de Portugal foi realmente organizado e executado pela Empresa virtual que referiu.

  28. Olá a todos,

    não queria me meter, mas para variar ando farta da lavagem de roupa suja em público. Um dia criei um blog para que desavenças e ironias não manchassem a imagem que passamos ao exterior do NOSSO SL. Infelizmente vejo ainda situações como esta, com ou sem fundamento, acabarem por manchar a imagem de todos nós residentes e apoiantes do SL.

    E não concordando nem discordando de ninguém,

    – do BES no SL, só ouvi falar duas vezes: quando inaugurou com pompa e circunstância a sua participação no SL, e agora que a Naima assumiu a sua promoção de eventos. Só isso demonstra todo o empenho que ela tem dedicado a este projecto, assim como o já tinha feito em outros projectos anteriores. E nem foi pela dimensão da festa em si que muitos outros eventos têm sido feitos por esse SL, é pela força e avanço que está agora a ser dado a este projectono SL.

    – Da ARCI não me pronuncio, nunca conheci de perto a sua realidade nem a da Utopia, apenas sei que alguns dos seus dirigentes tem projectos de mto interesse (Nyne – Exposição AFid, Aprendiz… ) e que sempre contactamos ou dialogamos com o maior respeito e vemos que muitos pontos de interligações e parcerias são possíveis entre os nossos projectos.

    – A comunidade portuguesa no SL é mto vasta e infelizmente nem todos comunicam entre si. Muitos estão sim “restritos” aos locais de nascimento e onde entram no SL e de lá não saiem. E admiram-se quando alguém lhes diz que Portugal e Portugueses no SL são muitos e com óptimos projectos. Esse sim é o problema da nossa comunidade, todos olharem em demasia para o seu próprio umbigo.

    – Eu posso não dar o voice (sempre que o faço alguém se queixa de ruídos). Posso não dar o meu nome RL num blog público, mas dou a cara e o telefone a todos os amigos e todos aqueles que quiserem trabalhar comigo. Dou a cara quando interessa, não por dar. Todos me conhecem e se não conhecem estão a vontade de conhecer.

    – Felizmente há projectos que rumam contra a maré e esse sim, muitos dos quais 100% financiados pelos bolsos de quem os tem. Muitos dos quais com sucesso já foram feitos, e muitos mais hão de vir. E se em vez de olharmos todos para os nossos umbigos olharmos para parcerias entre todos nós no que podemos fazer, isso sim poderia fazer a diferença no SL e na comunidade portuguesa do SL.

    Que felizmente é muito vasta e cheia de pessoas com capacidade de idealizar e fazer projectos. E com projectos em que o que importa não é ter 60 avatares num evento onde ninguém se mexe com tanto lag. É ter projectos de qualidade e saber que todos os dias alguém volta lá só porque se identifica com o local ou porque aprendeu algo novo. Mais ainda quando vemos que a comunidade internacional reconhece o nosso trabalho. E sim, é uma pena estar num sim feito por portugueses e de repente alguém chegar e dizer a um amigo “Estás a ver? Só pode ter sido feito por luso americanos!”.

    Infelizmente ainda é essa a imagem que muitos de nós e os nossos projectos passamos “lá para fora” na comunidade SL, e agora até para a comunidade RL que leia este (e outros) blogs.

    E só vos deixo com um link: http://www.portaldofado.net/index.php?option=com_content&task=view&id=978&Itemid=136.

    A “ilha” do filme não foi feita por luso americanos mas portugueses de Lx, Portugal. O filme foi feita por uma residente sueca que um dia lá “caiu” e gostou. E fez um filme que o próprio portal do fado quis publicar. E é pelas palavras delas que ela deixou no Utube que todos os dias penso que é por aí o o caminho da nossa comunidade SLiana.

    Que tal em vez de fazer guerras, não nos viramos a toda a comunidade RL e SL que nos envolve, nacional e internacional, que podemos fazer muitas coisas e projectos giros em conjunto?

  29. Bom vídeo.

    Quanto ao resto…
    A teoria é muito bonita Afro mas na prática não é.

    Há sempre alguém mais preocupado em passar a perna ao outro..
    Pelas terras da Utopia é certinho e direitinho. E digo isto pelos relatos pessoais de quem de lá se foi embora e me contou o que os fez ir embora.

    Na volta o rocky está alheio a esse tipo de situações e como tal não é o culpado directo. Mas se ele é o responsável por tudo q se lá passa ..

    deixo a conclusão para ti Afro.

  30. Capitão, obrigada pela emenda, infeliz tentativa, mas de facto me confere alguma possibilidade de erro, ou não? ou esta foi uma tentativa de ser por em cima….

    Mas estou a espera então, fiz um desafio claro a frontalidade. E V. Exa, esconde-se numa Sr prof, de português. Mais uma vez vejo-o a fugir com o rabo a seringa.

    Purf – lê bem o que escreveste, dscp a tua frustração com a TVcabo mas como eu desconfiava falso protagonismo.

    Até provas em contrário Capitão = purf = roxo Nagy =mais um Khalida da vida … etc. tudo a mesma pessoa.

    falas-te da novela e tu é que estás nesse drama todo. looool só visto

  31. hahahahahaahahhaahahahahahahahahahahaahhaahahahahaahahahahahaahahahahahaha

    pronto.. convenceste-me.. vou-me internar para curar a minha personalidade multipla! hahahahahahaha

    q eras teimosa.. ja era sabido.. que eras assim um pouco distraida, tb ja estava visto..

    mas que eras ridiculamente… err como dizer isto sem ofender.. estupida ( upps ofendi? tu tambem me ofendeste chamando-me roxo nagy! bjokas rouxinol se tiveres a ler isto) ficou agora provado.

    O capitao robi sei quem é, o roxo toda gente sabe quem é (excepto aqueles que nao saiem do poiso donde nasceram.. claramente és 1 dessas), o purf .. sim sou eu.. aka purf fegte aka fwokinhos .. o outro deve ser mais 1 q tá fodido com o marido da delexis lol (ainda dão importancia a esse frustrado.. lol)

    E tu naima ? és o rocky? ahhh cá para mim és a “bébé”… hum tambem suspeito que sejas o “bibi”..

    tens mais alguma estupidez para partilhar com o publico? 😀

  32. Estás em negação Naima.. custa-te acreditar que haja mais do que uma pessoa com opiniões contrárias às tuas não é?

    Tadinha… Roxo, Robi e o outro, peçam desculpa à naima por a baralharem.. a tadita ja nao sabe para onde se virar!

  33. Purf, vai-te esconder, quem é o coitadinho aqui és tu. Tadinho está-me a insultar porque se julga insultado.

    Falta-te inteligência não? lol, escusas mandar msg no SL efensivas, já sabes o que te toca por lá ou não ?

  34. isso isso .. reporta à LL o q quiseres. Alias diz-lhes tb que eu sou o Roxo Nagy, e que te convidei para o circo chen

  35. Viva

    Estes comentários reforçam a ideia que eu tenho do SL português … a imagem do nosso país no seu pior.

    Digo , infelizmente com mágoa , que no SL cada vez mais brota a falta de caracter e de respeito pelo próximo.

    Felizmente continuo a ter na lista de amigos , algumas pessoas (sim porque por traz de cada um dos nossos avatares está uma pessoa) que gosto e me preocupo e vamos falando com alguma regularidade.
    Outros estão lá mas mesmo não falando com tanta regularidade , sabem que o amigo estará presente se for preciso.

    Não venho cá comentar o incomentável nem tomar partido ou defesa de ninguem , porque nao estou sequer para tal mandatado nem o faria .
    Mas sim deixar umas pequenas notas e sobretudo explicar algo sobre o ALMA CLUB e sobre mim próprio já que foi aqui por algumas vezes mencionado ambos os nomes :

    – Estou no SL a minhas custas , não tenho benesses , pago o que uso e o que gasto.

    – Já agora que se fala em boots e avatares multiplos , deixo aqui expresso que vou criar um avatar meu para tratar de alguns negocios in-world e assumir o controle de outro avatar que era o tesoureiro do clube , estou quase há um ano no SL e nunca precisei de esconder-me atras de nada.

    – Respeito sim quem tem mais que um avatar com funçoes distintas e bem defenidas , agora só para fazer e provocar intrigas dispenso obrigado.

    – Todos os compromissos assumidos pelo Alma Club (e até por quem indevidamente assumiu na altura da sua inauguração) foram pagos por mim ou por colaboradores especialment a Juliet Scorbal com os Lindens que lhe dava para gerir o ALMA CLUB . Portanto essa do trabalhar de borla está um pouco (completamente) distorcida.

    – Nunca esperei que a ARCI me desse nada , porque não tem que ser a ARCI a financiar os projectos que não escolhe , e durante 4 meses praticamente era o Alma Club a fazer trafego na Utopia com eventos , bons ou maus , os utilizadores decidiam.

    – O ALMA CLUB , fez um evento ALMA CLUB ON TOUR em 5 SIM’s diferentes da Utopia , sem pedir nada em troca , para promover o intercambio e a divulgaçao de projectos .

    – Nesses Eventos foram convidados diversos representantes de outras “comunidades portuguesas no SL” para fazer parte do jurí , uns aceitaram e estiveram presentes , outros aceitaram e nao estiveram , outros nem responderam .

    – Contudo foi deixado por mim um repto para quando um Mega Evento itenerante entre os diversos espaços de Portugal no SL para todos poderem mostrar o que fazem? Até hoje respostas … zero.

    – Já agora quando digo “comunidades portuguesas” , digo porque acho ridiculo um país tão pequeno com uma comunidade residente tão escassa não entender que o SL Português ganhará visibilidade quando conseguir mostrar para a RL o que de bom pode ser feito usando esta plataforma de uma forma positiva e demonstrando sinergias entre todos .

    – Fazer do SL o espelho do País em que dividir para reinar , e que qualquer incapaz ou inapto que se esconde atras de um avatar possa acusar ou difamar quem quer que seja , não faz falta … pelo menos a mim.

    – Infelizmente eu já fui alvo de ataques e outras acções por “avatares do dia” como costumo chamar , que aparecem com um perfil do dia ou de vespera sem sequer um grupo associado a enviar objectos , notes , fotos e insultos no IM .

    – Deveria de existir respeito pelo próximo , quem não respeita no SL só demonstra o tipo de personalidade que esta por tras do ava .

    – Quando não se gosta dos projectos que se envolvem ou visitam , deixem a Vossa critica e / ou mudem os Vossos destinos de TP.

    E muito mais haveria para dizer de forma esclarecida e sobre a minha perspectiva sobre o SL , mas como só alguns poderiam entender , deixo para quem converso sobre o SL.

    Agora não sou apologista que a má e a boa Publicidade é sempre boa . mas só fala quem por vezes nem más resalizaçoes sabe fazer , porque quem sabe não fala … crítica e essa sim seja construtiva ou destrutiva poderá dar para tirar ilações.

    Fiquem bem , nem me vou dar ao trabalho de ler erros ortograficos , gramaticais ou de sintaxe , quem não entender paciencia ou como diz a minha filha azarisco 😛

    Alma

  36. (Passa-se aqui qualquer coisa que me escapa… Vou continuar a assistir na bancada. Podem arranjar pipocas…? Muito agradecida!)

    Fico contente por ver um projecto inSL a perfazer um ano! 🙂
    Há tantos projectos que nem passam do lançamento e outros ainda que nem passam de ideias.

  37. E eis que o capitão regressa a casa após mais um dia de trabalho … ( sim eu sei juventude … isto pode parecer estranho mas há pessoas que realmente fazem isso ).

    A minha resposta aos blogueiros Alma e Naima é a seguinte:

    Um grande LOL .

    PS para o Exmo Sr Alma:

    Respeitei-o até hoje, para mim acabou, perdeu toda a credibilidade.
    Juntamente com o Sr Rocky acho admirável a forma como defendem com unhas e dentes aqueles que vos andam a trair … O Sr Rocky ja tirou algumas conclusões ( mas ainda poucas ), pelo menos ja sabe que a Maria afinal tem trombinha é um inicio ….

    PS para a Exma Sra Naima:

    Primeira nota é referente a questão da múltipla personalidade, teria orgulho em ser o Purf ou o Roxo ja do outro sujeito não posso falar … mas sou simplesmente eu!

    Segunda nota referente ao comentario…

    “Capitão, obrigada pela emenda, infeliz tentativa, mas de facto me confere alguma possibilidade de erro, ou não? ou esta foi uma tentativa de ser por em cima….”

    É assim vir aqui falar da vida privada acho mal sinceramente ninguém tem nada com o assunto de se ficas por cima ou por baixo não achas ?

    Mais uma vez aquele abraços para todos vocês

    Robi

  38. PS: Alma já pensas.te na possibilidade de os “avatares do dia” te serem mais familiares do que julgas ? é que a lista é extensa de avatares que os teus “amigos” usam para fazer isso com os outros.

    Grande abraço!

  39. Comentário geral a tudo isto GRANDE LOL… agora um pequeno desabafo Rocky ainda bem que apagas-te naquele belo dia á – 1 anos atrás os meus prim´s do que era a o inicio do BES no SL, melhor decisão da minha vida ter deixado de colaborar na minha primeira e segunda vida com a ARCI, grandes filmes… passou um ano e o filme continua… lolol continuação a todos.

    Ps: Mais uma grande post Gwyn sobre o aniversário do BES, á que separar as águas do que é o projecto das pessoas que o concretizaram ou dos caminhos que estes levaram, bem ou mal ainda ai está.

  40. (Quantos são os portugueses registados no SL? Estou convencida que o número é entre 10.000 e 17.000. Hmmmm… Há muito tempo que não fazemos um post sobre estatísticas.)

  41. Ana isso depende se contares com os 100 do Khalida Vultee os 100 da Maria1980 Lisle e dos 100 da Delexis Boa … ou não !

  42. Gwyneth Llewelyn
    Que saudades tenho da censura!!!
    Não sa censura do antigo regime, que essa não vivi, mas acredito no que a história gravou…

    Saudades da censura a coisas que não se provam, que não se podem provar…

    Saudades da censura que não permite difamações sem provas…

    Saudades da censura que, não tem como objectivo defender os “maus da fita”, mas proteger os “bons da fita”.

    Estou no SL e na UTOPIA desde pouco mais de um ano… entrei para a SL, quase ao mesmo tempo que o BES… pela noticia da inauguração do BES…

    Acho que não devemos falar do que não sabemos, e meu caro GWYNETH aqui por baixa da sua noticia quase todos falam do que não sabem… algumas perguntas:

    – quantos sabem o investimento do BES na SL e na ARCI?
    – quantos sabem os objectivos do BES na SL?
    – quantos sabem os objectivos da ARCI?
    – quantos sabem as razões da PENA, não ter ficado mais do que uma “PENA”?
    – quantos sabem o porque de não haver ancoras verdadeiras na UTOPIA?
    – quantos sabem alguma coisa?

    Eu, meus senhores por mim, nada ou muito pouco sei…

    Se alguem se sentir incomodado com esta minha observação, estou sempre pela SL, avantar BELG KOBA, não tenho voice, porque para mim SL é uma segunda vida… fiel a que gosto, fiel aos meus principios da RL, fiel a mim mesmo…

    Mandem mensagem e poderei falar…

    Gwyneth Llewelyn exerça a “boa” censura no seu BLOG.

    Ate ao SL

  43. Caro Capitão Robi, o meu comentário “Até provas em contrário Capitão = purf = roxo Nagy =mais um Khalida da vida … etc. tudo a mesma pessoa.” em nada é uma afirmação. Se o desmentes ok, não vamos por ai, mas quando fiz uma pergunta concreta, ninguém a respondeu e tu vieste logo e emendar um erro de escrita, pareceu-me que fugias a questão que coloquei.

    Não sou em nada contra quem tem 2, 3 4 av’s, sou contra é que os usa para fins menos próprios. A abertura desta “ronda” de comentários deveu-se ao primeiro comentário e de repente aparecem todos em defesa, ok, todos temos liberdade de exprimir, mas não de ofender, mas foi assim que abriram estes comentários. Eu felizmente já sou crescida o suficiente e tenho o discernimento de separar águas e se o post fala do BES no SL, por que os comentários saem em ataques pessoais? Dscp, estou só a pensar alto de que serve isto?

    Não vou falar da Arci, Do BES, nem da Utopia, vou falar de mim, eu sei perfeitamente o que se encontra no SL, já tenho tempo e experiência para opinar com convicção do que está à minha mão.

    1º Já errei mto no SL, mas aprendi com os erros.

    2º o facto de andar 1 ano longe da comunidade portuguesa é pura e simplesmente porque todas as experiências que tive em lands portuguesas foram as mais complexas e mais enganosas. Muita mesquinhes, muito chico esperto etc. O que não impediu de eu manter contacto com alguns elementos do universo português.

    3º regressar à comunidade portuguesa e estar a levar com estes filmes outra vez, sinceramente não, e se ficar mal mudo-me outra vez.

    4º O meu trabalho é um trabalho sério, fui um aprendizado cheio de altos e baixos que só eu sei pelo que passei. Em que me dá esta certeza e convicção em realizar projectos sólidos e com conteúdo substancial.

    E como diz a Afro, é de realçar a colaboração que temos uma com a outra, isto sim é crescimento isso é entender que as pessoas erram tal como errei a teclar aquela mesg.
    Mas verdadeiramente acho que seguindo esta via do insulto, ataques e afins, não servem de nada ou de pouco servem.

    Por mim este assunto está mais que morto, se falar no assunto falarei no meu blog, acho que é um pouco falta de respeito no blog do Geta que pouco tem haver com o assunto, para além da Gwyneth ter feito um excelente trabalho como o faria com outro qualquer evento português que ela achasse relevante o fazer.

  44. Minha gente a coisa é mais fácil do que parece! Que empresa iria investir milhares de euros sem pouco ou nenhum desenvolvimento, e com um retorno publicitário baixo?

    Muito simples…

    A ARCI é uma associação sem fim lucrativos todo o dinheiro que eu ou os senhores doar a uma associação destas podem ser deduzidos a 100% nos impostos.

    Ora no papel coloca-se o custo de uns sims, da imagem da construção, dinamização, etc.
    Na pratica paga-se o sim, os preços elevados de construção são gratuitos ou quase, dinamização é insistente, etc.

    Resultado uma coisa que custa 10 e pode-se dizer que custa 20 ou 30… o estado não tem controlo, 30 são deduzidos em impostos, gasta-se 10, e depois os outros 20???? humm pega lá sr senior sl, pega sr director bes, e pronto fica-se com um saco não azul, mas verde!

    Por isso é que não faz mal estarem num sitio desértico e pouco ou nada interagir com o sl.

  45. ” – e esses novos projectos dos novos construtores que vão ser ‘pagos’, referes-te às poucas migalhas de L$’s, em comparação com o que os ‘colarinhos brancos’ metem no bolso pelo trabalho contratado? ”

    foi isso q o gup quis dizer logo no primeiro post. mas alguem fez-se de desapercebida.. cof cof

    atençao naima.. antes q faças figura de “quem nao pensa” outra vez, eu nao sou o gup!

    ou serei? LOL

  46. @Capitão Robi
    Quando me refiro a estatísticas, falo das oficiais disponibilizadas pela LL™. Pouco me importa quantos avatares há com o mesmo nome.

    @Belg Koba
    Neste blog não há censura. E a Gwyn como autora é livre de publicar o que bem entender. Além de que a malta gosta mesmo é da liberdade de expressão… Por isso, não censuramos o seu comentário.

    (Quem é que comeu as pipocas…?)

Comments are closed.