GetaSecondLife

Agora já podemos colocar páginas Web directamente no Second Life…

A Linden Lab fez das suas, e sem revelar nada a ninguém, lançou uma versão nova do cliente Second Life que, para além de incluir WindLight e montes de truques divertidos, tem uma novidade que é aguardada há três anos… a possibilidade de mostrar uma página Web dentro do Second Life, aplicada numa textura (de forma semelhante ao que já acontece para mostrar filmes!).

HTML-on-a-prim arrives!

Porque é que isto é tão importante?…  Bom, alguns de vocês são professores, ou deram aulas no SL, ou pelo menos já assistiram a aulas. E usaram “projectores de slides” — ou viram quem os usasse — que não são mais do que uploads de texturas e um scriptzeco para as fazer “rodar” ao toque. A L$10 a textura, os custos para colocar dezenas ou centenas de texturas começa a ser proibitivo. Com este sistema, pura e simplemente podemos apontar o URL para uma série de páginas Web e carregá-las de imediato!

Mas obviamente que não é só para os “setôres” que isto dá jeito. Quase todos os locais do SL contêm informação — informação sobre o sim onde estamos; tutorias; indicações dos próximos eventos; artigos em destaque para venda; livros; e assim por diante. Tudo isto são texturas e mais texturas! Nada como fazermos tudo em páginas Web, carregando para os primzitos dos nossos cartazes/placards e pronto, está feito!

Claro que isto ainda não é perfeito. Só podemos “ver” páginas, mas não podemos (ainda) clicar em links ou scrollbars. Isso vai levar uns meses. É possível ver GIFs animados, mas não Flash. Parece que o Javascript funciona mais ou menos, mas não deve ser perfeito. Java não experimentei. No fundo, podemos ver tudo o que já era possível de mostrar no nosso Profile, no tab “Web”… nem mais, nem menos. Mas… podemos ver num prim!

Também estamos obviamente “limitados” a apenas uma página Web por parcela. Claro que podemos parcelar o nosso terreno em quadradinhos pequeninos e colocar um URL por quadradinho — óptimo para coisas como museus, exposições, ou tutoriais. Há outros “truques” que são possíveis, mas são malandrices e artimanhas a mexer com os “repeat rates” das texturas — que já são difíceis de fazer com texturas cujas dimensões estão pré-definidas quando as carregamos, e que são muito mais complexas com páginas Web, cujas dimensões provavelmente não saberemos a priori.

Seja como for — isto vai lentamente transformar o panorama do Second Life, pois finalmente o maior problema — como apresentar informação textual extensa dentro do ambiente 3D — está resolvido 🙂 Agora, claro está, vamos aguardar pelo próximo passo: a capacidade de interagir com uma página Web num prim, clicando em links! Lá chegaremos… assim como Flash… para toda a gente passar a mostrar os seus videozitos feitos à pressa no YouTube dentro do SL também (“oh, nããããão!”)

(Nota: Infelizmente isto não funciona nos sims com Havok4; logo, o 100limite vai ficar de fora, mas já cá vem um upgrade do software dos servidores a caminho! Parece que a Linden Lab “acordou” e está a começar a trabalhar a sério nestas coisinhas todas que nos irritam quando não funcionam…)

Sobre Gwyneth Llewelyn

Ando por aqui a pensar que se calhar já ando há demasiados anos a escrever disparates sobre o Second Life e que já devia ter idade para ter juízo, mas a verdade é que não desisto facilmente e sou teimosa que nem uma mula!
  • *smiles*

    Finalmente, percebi o motivo pelo qual andavas TÃO entusiasmada com o HTML-on-a-prim!

  • Ah pois é!… há anos que andamos desesperados à espera disto… eu até tinha feito uma coisa parecida com uma série de truques, mas era muito leeeento.

  • Simplesmente excepcional :))) Já estou a fazer o download para testar as novas funcionalidades (é que temos uma área de reserva sem ser em Havok4 ;)))))

  • (Bem vinda ao Geta, Gywn :))

    Já tinha lido umas coisas algures, em tempos sobre isto, mas não fazia ideia que estaria para breve: é simplesmente bestial! Vai alterar muita coisa! :))) E é como o Miguel diz, podemos experimentar noutro sítio que não está em Havock4 e parcelar imenso e tudo! OLÉ!!!

  • Cleo Bekkers

    Gwy!

    Fantástico! Finalmente! 🙂
    Obrigada pela informação, Gwy!

    Eu irei ver como tudo funciona… mas já agora aproveito para tirar algumas dúvidas que me estão a surgir no momento sem ainda ter ido ver a “coisa” 🙂 Possivelmente são dúvidas de ignorante…. mas arrisco! 🙂

    Quando dizes que basta “apontar o URL para uma série de páginas Web e carregá-las de imediato!”, para onde, ou em que menú, ou em que objecto se faz o dito “apontamento”? Se só é possível apontar uma página web por parcela será que é no menú “about land”? O prim onde a página web surge, é “especial de corrida”, ou é um qualquer feito por nós?

    Obrigada mais uma vez!
    /me corre a instalar a versão respectiva!

  • Cleozita :)))

    Se for para apontar para uma página (melhor: um URL), o que basta é ir a About Land > Media e colocar lá esse URL.

    Se o objectivo é “carregar várias páginas diferentes” (ie. uma apresentação, por exemplo…) isto já precisa de um scriptzito 🙂

    O prim onde a página surge é designado precisamente da mesma forma que para os vídeos no SL: selecciona-se uma textura à escolha (todos temos uma na Library chamada *Default Media Texture mas qualquer uma serve…), e depois aplica-se a uma (ou mais) faces de um prim. Finalmente, em About Land > Media, coloca-se a mesma textura. E é só! O SL vai substituir todas as faces de prims que tenham essa textura pelo vídeo/página Web que estiver definido em About Land > Media.

    Isto feito é mais fácil do que explicado; nada como dares uma olhadela aos tutoriais em vídeo do Torley!

  • Cleo Bekkers

    Sim, Gwy! Já vi tudo! 🙂 Vinha aqui a correr dizer-te que já tinha feito o ensaio! Obrigada pela tua resposta! Jinhos! 🙂

  • M2

    Isto é tudo muito giro mas… porque ninguem fala na última versão ‘estável’ (1.19.0.5) que tem erros que não apareciam nos ‘release candidates’ anteriores? IM’s de grupo estão um caos… (e eu que julgava que esses erros tinham sido corrigidos da versão 1.19.0.4 para a …5). Cá por mim continuo a usar a versão 1.18.5.3 e estou muito bem 🙂

  • eu esse nem vi, M2. Nunca vejo os RC, que estão sempre uma porcaria, para mim lol. Só fui experimentar aquele para ver como era. 😀

  • visitem e comentem:)

  • é porcaria