GetaSecondLife

Second Inventory

silogo.png

(english version here)

A italiana Medialeader lançou recentemente a última versão do Second Inventory, a 1.0.0.3. Simples, permite ao avatar aceder ao seu inventário inworld, sem ter que correr o viewer, explorar todo o seu conteúdo e realizar os backups para uma localização externa aos servidores da Second Life, definida pelo avatar. Genial… para os criadores. Para os outros que criam pouco mais do que cubos, eu incluído, o software é giro em termos de curiosidade, realizar uma ou outra operação de backup e upload de volta para o inventário inworld e, porque não, vasculhar pormenorizadamente os prims dos objectos.

Li em diversos locais preocupações quanto ao copyright e, na realidade, os criadores do software acautelaram essa situação não permitindo a realização de qualquer backup de objectos/scripts/skins/textures que não sejam da autoria do utilizador do software. Se é excelente por um lado, por outro acaba por deitar por terra a esperança de quem ansiava por uma solução desse tipo para todo o inventário.

Apesar de tudo, parece-me que vale os L$10.000 (€29,00). Qual o criador que não entrou já em pânico com o possível desaparecimento de items do inventário? Isto já para não dizer que será muito mais simples e rápido organizar um inventário de items próprios num disco do que inworld.

Aspectos positivos de destacar: simplicidade, rapidez, o backup em si, protecção de copyright

Aspectos negativos de destacar: apenas permite um utilizador do software aquando da sua aquisição, impossibilidade de fazer o backup de todo o inventário

Ficam algumas imagens do software em funcionamento.

si-0.pngsi-1.pngsi-2.pngsi-3.pngsi-4.pngsi-5.pngsi-6.pngsi-7.png

English version

The italian company Medialeader has recently released its latest version of Second Inventory (v1.0.0.3). This version gives direct access to inworld inventory without running any viewer, take a look at all its contents and backup to a user defined location external to Second Life servers. Great… for those who create their own stuff. Everybody else who create a litlle bit more than a pre-defined cube, myself included in that list, this software was a must to unveil how it works. Likewise, it allows performing some backups and uploads back into inworld inventory and, why not, take a deeper look at all those prims inside an object.

I have read on different locations some concerns about creator’s copyrights. This tool has been designed in order to protect those rights by not allowing any backup of stuff one hasn’t created like objects/scripts/skins/textures. Although this is really great for those who wish to have their goods protected, it really is a setback for all those searching a solution which would cover all inventory (created+acquired).

Anyway, we do believe it is worth what their creators are charging for it: L$10.000 (€29,00). Which creator hasn’t panicked yet fearing inventory losses? On top of this all, it really is a lot easier and faster to organize an inventory made of own creations outworld than inworld.

Plus: simple layout, speed, backup itself, copyright protection

Minus: license to 1 avatar only, doesn’t allow a full inventory backup

Some images taken while using Second Inventory can be see upwards, in the portuguese version of this post.

  • Miguel, estou a ficar preocupada contigo. Tu não paras de escrever posts?

  • Afinal, o que eu conheço é outro: SL My Inventory Viewer

  • Parece-me uma ferramenta bastante útil para esse tipo de finalidade que referes. 🙂

  • Tess, digamos que tenho dedicado algum tempo à tarefa ultimamente depois de uma longa ausência lol

    Este é interessante, sem dúvida Ana e cat 😉

  • Um programinha que arrume o inventário off-world, sem distracções de lag, janelas que se abrem de repente, crashes e quejandos, enquanto se dobram meias, isso é que era!

  • Podes crer! Melhor ainda, um programinha que nos gerisse o inventário… 😀

  • Leilah Nishi

    Dobrar meias? O que é que queres dizer com dobrar meias *Leilah Nishi empurra com o pé para de baixo da cama o cesto com 34658 pares de meias por dobrar*

  • *coloca no cesto da Leilah as meias lá de casa*

  • Ainda melhor um que não só dobrasse as meias mas também nos vestisse/despisse e coçasse as costas?… lol