SL® geral

Havok4 no 100Limite (para breve)

Se há umas semanas eu não fazia a mais pálida ideia do que era o Havok4, depois de fazer o meu trabalhinho de casa e chagar mais umas quantas pessoas sobre o assunto, percebi que – e agora faz de conta que isto é mesmo assim e não me enganei nem nada – o Havok é o “sistema operativo” do SL. Aquela coisa da versão 1.18, 1.19, 1.18,4556,90, enfim, essas versões todas, aquele 1. primeiro (agora já a delirar que não sei de todo se é assim, mas também não interessa que já deixo o link para o wiki) significa Havok1. Que é esse tal sistema operativo de todo o SL, tirando uns quantos sims. Não me perguntem o que aconteceu às versões 2 e 3. Também sei que a próxima, a seguir ao 4 provavelmente será a 6, e também não me perguntem como sei, apenas posso adiantar que há Lindens muito simpáticos mesmo e que respondem a IM’s e tudo.

Em resumo: o Havok4 é a nova versão do sistema operativo do SL que, depois de várias fases de teste, quer na beta grid, quer já na main grid (em alguns sims que foram os primeiros a testar a coisa, como Luskwood), avança agora para um teste mais alargado, com cerca de pouco mais de 300 sims a inscreverem-se para esta fase do beta testing.

Nós não podemos ver nada, como é evidente, principalmente quando nos dizem que funciona muito melhor que a versão actual e o 100Limite inscreveu-se para servir de cobaia também. Claro que se tem que ter presente que é ainda beta e que existirão bugs e outras macacoas, que o sim pode não funcionar dentro dos conformes ou que existam coisas que nos levem ao desespero total. Mas isso já é o costume, de qualquer forma, o dia a dia do SL, os crashs, o lag em alguns sítios, os bugs, etc. Se isto serve para melhorar esse estado de coisas, vamos lá embora ver como é. Supostamente temos (isto se quisermos, claro) que testar muito avião e objecto voador, oh que chatice…;)

Resta dizer que, com esta decisão, se testou também (no sim) um modelo que no SL não é assim muito usual, em termos de “sociedade”: um processo democrático de tomada de decisão, sendo a premissa se alguém se opusesse, por qualquer razão, não iríamos entrar neste teste. Mas toda a gente achou bem, de tal maneira que agora vou investigar o que é um tal Mono que ainda nem sei bem o que é…:)

Nota mais técnica: nos sims em que estiver instalado o Havok4, pode haver alterações na parte de building, no que respeita a linkar objectos. O LL aconselha ler o wiki sobre esse tema. Em caso de curiosidade ou necessidade de saberem se o sim onde estão está em havok1 ou 4, basta clicar em Help – About Second Life e ver o que aparece na 4ª linha: se aparecer “Second Life Server”, é o simulador normal; se aparecer “Havok4 Beta Server”, então é uma região que já está em Havok4.

Links:
Havok4 Beta Home wiki
Oficial Linden Blog