GetaSecondLife

impostos no SL

Os impostos, especificamente o IVA, chegaram ao SL. No entanto, só os residentes da UE irão pagar IVA:

Hello, Ana Lutetia.

We have identified that you reside in a European country. Accordingly, your next bill will reflect Value Added Tax (VAT) charged at the rate specified by your country. Please note that VAT applies to all payments to Linden Lab such as land sales, monthly maintenance fees and Premium subscription fees.
If you are eligible for a VAT exemption, you may submit proof of your exemption status, such as your VAT number, here:
https://secondlife.com/account/vat_enter_id.php

If you have other questions, please read the VAT FAQ:
http://secondlife.com/corporate/vat.php

You can also contact us via the support portal:
http://secondlife.com/support

Best regards, and thank you for your continuing support.

Linden Lab
Creators of Second Life

Ainda estou a digerir a informação mas aqui fica a notícia.

  • Summer Wardhani

    E eu acabei de dar por ele no meu próprio mail !!! E mais uma vez isto demonstrou as excelentes capacidades de comunicação da Linden Labs. Por mim, já descontinuei a conta Premium. Além de que não percebi, então em termos fiscais aplicam-se as disposições legais mas em outras matérias aplica-se a lei dos USA ?

    Os designers europeus vão fazer reflectir este IVA nos preços dos produtos que têm à venda no SL ? E os tiers, já de si tããão baratinhos ???

    Enfim, estou como a AnaLu, tenho que pensar um bocado nisto… entretanto, metaversos alternativos, procuram-se !

  • Onde se descobre o ID do VAT ??? É só meter o numero de contribuinte ??? Nãome parece…

  • Estou como tu, Summer. Multiversos alternativos procuram-se. Não me parece que me apeteça pagar 21% de Iva em cima do que já pagamos. Entretanto a única solução que vejo é repassar esta coisada a alguém fora da UE. Mas estes gajos são parvos? Amanhã toda a gente da UE está a vender os sims a quem não pague IVA.

  • Andabata Mandelbrot

    Sim, o número do VAT é o número de contribuinte.

  • Bom, para começar é pedir imediatamente ao LL o recibo oficial para entregarmos às Finanças de cá. E a ver o que respondem. Entretanto ide aqui ver os comentários, levantam uma série de questões bastante interessantes.

    http://www.secondlifeinsider.com/2007/09/27/welcome-eu-residents-by-the-way-were-charging-vat/

  • Summer Wardhani

    A tendência imediata é mesmo capaz de ser essa, mega-chefa. Vamos ficar todos nas mãos dos landbarons americanos, tá visto. Ou então, emigramos RL para um paraíso fiscal, hehehe. De preferência um com praias 😀

    É ke plas minhas contas, são mais 63USD de tiers no fim do mês, a dividir por todas. Lá teremos que refazer as contas… vou puxar da tabelita de Excel e dou notícias aos Portucalenses mais tarde.

  • Joao Kaufman

    Então mas os senhores dos LL estão a cobrar VAT cumprindo que lei europeia ?

    Foi aprovada alguma coisa relativamente a isso pela UE ?

  • Eu pago é para ver a cara dos gajos aqui das Finanças quando a malta (meter as ilhas nas empresas) for lá pedir a devolução do IVA…:DDDDDDDDDDD

  • Summer Wardhani

    João – há legislação nesse sentido sim. Para mais esclarecimentos sugiro o excelente post da Gwyneth aki : http://secondslog.blogspot.com/

    Mega – pedir a devolução do IVA é uma ideia fantástica. E toca a pedir os recibos todos, é claro !!!

  • CUSPE

    Por favor até no SL temos o IVA, daqui a pouco temos o imposto sucessório, o imposto municipal, a contribuição autárquica, e acabamos por cair numa SL igual à RL. Não isto não pode estar a acontecer.

    CUSPE

    P.S. Nacionalizem o S.L.

  • M2life

    Pois é meninos… este assunto já aqui tinha sido abordado em 28 de Maio num post da Cat.

    E era bom de ver que mais tarde ou mais cedo isto acontecesse. Foi mais cedo que eu esperava mas não me surpreende nadinha.

  • M2life

    Tendo estado a ler por alto a legislação europeia sobre este assunto (nomeadamente a Directiva 2002/38/EC e alterações subsequentes, continuo cheio de dúvidas em relação a muita coisa e uma certeza.

    Certeza:
    1. Pagar IVA na mensalidade ou semestralidade ou anuidade duma conta premium é natural (estamos a pagar um serviço, é como se tivessemos de comprar um CD com o programa SL para podermos usufruir de algo).

    Dúvidas:
    1. Pagar IVA nos tiers ou fees por terreno. Uma parcela, ou uma ilha inteira em SL é um produto meramente virtual, não tem existência material. Será legal pagar-se IVA por algo que materialmente não temos? A adição de IVA aos tiers poderá ser compreensivel se pensarmos que o significado dos tiers é o pagamento de um serviço, neste caso o aluguer de espaço de um servidor. Provavelmente é esta a interpretação feita pelos LL.

    2. Pagar IVA nos produtos virtuais comprados em SL não me parece possivel: o pagamento é feito em L$ e não numa moeda com existência real.

    3. Um conjunto muito grande de dúvidas foi colocado no forum ‘residents answers’. Aconselho a sua leitura.

    Haverá algum fiscalista que leia este blogue e que possa esclarecer alguma coisa?

    Soluções:
    1. Quanto aos pagamentos das contas premium não há volta a dar (para um consumidor final).
    2. Para os donos de Sims pode haver duas soluções: a) passar o sim para um utilizador não residente na UE ou b) constituir uma empresa (que pode ser unipessoal) e tendo o recibo dos LL, reaver o IVA, tal como qualquer empresa.
    3. Outras soluções haverá certamente, mas de momento…

  • M2life,

    Não se paga IVA por transacções in-world. Qualquer transação entre residentes não leva IVA.

    Tenho outra dúvida: se comprarmos L$, cobram-nos IVA?

    O site do SL ainda não aceita NIF’s individuais. Que grande gaffe!

  • M2life

    Ana:
    1. O site do SL aceita NIF’s individuais: basta entrares na tua conta e verás que podes colocar o teu NIF. Claro que:

    “Enter VAT ID

    We are required to collect Value Added Tax (VAT) for consumers of Second Life digital goods and services who reside in the European Union (EU). If you are a business and are reselling, or adding value to our product before providing it to a consumer, you are eligible to provide your EU-issued VAT ID number to be excluded from this assessment.”

    É a tal história de uma empresa uni-pessoal. Se és ‘apenas’ um consumidor final, pagas e nada mais, tal como na RL.

    2. Na compra de L$ não deveria (acho eu) ser cobrado IVA. Eu não saí da zona do Euro no último ano. Quais são os impostos (para além das comissões) cobrados pelos bancos ao comprar moeda não-euro?

    3. No blogue oficial dos LL é interessante ver ‘A’ justificação que aparece para esta história toda: “Second Life has been growing exponentially in Europe over the past six months.” Esta é a frase que vem à cabeça. Ou seja, se os europeus fossem clientes residuais dos LL esta questão, se calhar, não se colocava…

  • Eu tentei colocar o NIF. Não aceitou e também não aceitou NIF de Empresário em Nome Individual.

    Eu saí da Zona Euro mas não me recordo dos impostos que paguei.

    A justificação parece-me ser outra. Suspeito que a LL se assustou com a perspectiva de ter que pagar retroactivos de IVA desde que estabeleceu o escritório em Londres.
    Receio que no futuro possamos vir a ter dupla tributação: pagarmos IVA e impostos americanos, quando esses entrarem em vigor. Sem esquecer que os criadores portugueses podem vir ter que pagar imposto sobre rendimento (e quiçá Segurança Social).

    Ainda não percebi se vamos ser taxados em 17.5% (UK) ou 21% (Portugal).

    Espero mesmo que os LindeX não sejam taxados…

  • Imso

    iremos ser taxados conforme a legislação de cada país, no nosso caso 21%. se percebi bem o ke eles dizem, claro.
    as transações inworld e a compra de lindens não serão taxadas, têem apenas as taxas normais bancárias da conversão de euros para usd e as despesas respectivas que os bancos cobram sempre, nada a ver com os lindens portanto…quanto à aplicação do VAT, estamos sempre e quer compremos ilhas ou paguemos tiers a pagar, como pagariamos um serviço informático a qualquer empresa…agor sá não sei e aí como diz o m2 era bom a ajuda de um fiscalista, se eles depois pagam tb ou não, como entidade que são, pois senão estão a cobrar algo que não devem e passíveis daquelas fantásticas açções em tribunais americanos, que vemos sempre na televisão e onde se processa alguém por tudo e por nada. Se a LL fosse uma empresa nacional, estva tudo certinho…eles cobram, a gente paga, depois pagam eles ao estado…IVA puro e simples…mau, mas legal.

  • Winter Wardhani

    M2: Os tiers que pagamos pelos “terrenos” não é mais do que o Hosting nos servidores da Linden Labs. Pagas o “terreno” para teres o direito a espaço de servidor e depois a mensalidade para manutenção da tua informação no mesmo. Como tal o IVA tem de ser aplicado.

    Imso: A Linden Labs tem escritórios no Reino Unido. Como tal existe uma entidade fiscal europeia que poderá passar os recibos e deduzir os valores colectados pela Casa Mãe. Não faço ideia como se processam as transacções entre sede e filial, mas isso é lá problema deles.

    Aninha: Também tentei colocar o NIF e não valida (até coloquei o P – de Portugal atrás, com hifen e sem hifen, e nada)

    A única coisa que fica aqui por esclarecer é como raio vão eles aplicar IVA à manutenção dos grupos que são 6 ou 8 lindens por semana! E palavra que eu vou pedir os recibos!!! hehehe

  • Winter Wardhani

    (Bolas e eu hoje estou com o “Como tal” na ponta dos dedos)

  • Eu percebo que paguemos IVA pelos tiers para termos propriedade no SL.
    Portucalis é disso exemplo: várias pessoas cada uma com um cantinho em que cada um paga uma parte.

    Será que nos cobram o envio da factura para casa ou será uma factura electrónica?

    Paga-se dinheiro pelos grupos…? Como assim? Esta é que não sabia!
    Já agora, alguém sabe como apagar um grupo? Ou só é possível remover as pessoas dos grupos?

  • Summer Wardhani

    Eu só sei responder às perguntas sobre os grupos, hehehe. Paga-se se por acaso o grupo tiver liabilities… por exemplo, para um local aparecer no Search pagam-se acho que 30 ou 50L$ por semana. Este valor é cobrado às pessoas que dentro do grupo dividem as responsabilidades financeiras do grupo. Podem ser só os owners ou abranger igualmente os officers.

    Só se pode apagar um grupo se se fôr o ultimo owner do mesmo. E neste caso… basta optar por “leave”. O grupo desaparece automaticamente após o abandono do ultimo owner. Se não for o caso… só resta abandonar o grupo, mas ele continua no éter, sim 😀

  • Winter Wardhani

    Aninha, em princípio deve ser electrónica. A LL não tem nenhuns dados dos residentes a não ser o e-mail, certo? Pelo menos eu não coloquei a minha morada lá. 😉

  • Eu meti o meu nr. de contribuinte antecedido pelo prefixo PT – até porque fui procurar a empresas Portuguesascom sites no estrangeiro ou para estrangeiros, e ainda não consegui entender se acitou ou nao, já coloquei a questão ao Support… Aguardo…

    No entanto, apesar de vir indicado que iria pagar o Tier deste mês já com IVA, eles voltaram atrá e o valor que era 125 US e de repente tinha passado para 150 Us com o sterisco do VAT included, voltou curiosa e estranhamenente aos 125 US e manetm o asterisco…

    Será que pagamos o mesmo e eles suportamn o IVA ???

  • Mferreira

    Entreguei em Portugal o irs com o anexo J (proveitos oriundos de Londres).
    Tenho que mandar para as Finanças em Portugal uma declaração dos dscontos da “Entidade Fiscal”. O que é isto. Onde posso obter esta declaração. É possivel pedir via net?
    Agradecia quem soubesse desse uma ajudinha.
    Obrigado
    MFerreira

  • ric

    Ola galera o eu aqui de novo
    Estou aqui hoje para contar uma novidade para vocês.
    GoogleCubo é a novidade da Google para esse verão.
    Esse pessoal da Google não para de inventa, eles vão acabar dominando o mundo.
    A Google agora invento o GoogleCubo marketing digital em sites de busca, finalmente uma boa noticia para pessoas que tem pequenos e médios sites, eles colocam o seu site em primeiro lugar na página do Google, muito bom, adorei, o ruim é que só tem 10 mil vagas.
    Lá tem o Youcubo, eles estão dando R$3,000,00 para os 3 melhores vídeos.
    Entra lá galera e aproveita e da uma olhada no meu vídeo.
    http://www.googlecubo.com