GetaSecondLife

[press release] PSOE Escolhe Vivo! Marina para base da sua campanha eleitoral

180px-spanishsocialist.gif

“O PSOE Escolheu para sedear a sua campanha eleitoral no SECOND LIFE um local desenhado, construido e gerido por um PORTUGUÊS.

Trata-se da Vivo! Ocean Marina. O PSOE através da empresa que gere a sua campanha eleitoral fez gravar durante a manhã de Domingo 2 de Março, um video virtual na Marina Vivo! que, irá servir de base ao Tempo de Antena que irá para o ar na TVE 1 após o tele-diário de hoje segunda-feira 3 de Março.

O contrato estabelecido com o dono da Marina Vivo! (Flack Vollmar) foi de durante esta semana a Marina Vivo! servir de base á campanha Virtual do PSOE incluindo a instalação de diversos Paineis Públicitários e um Painel de Video transmitindo o mesmo conteúdo da Campanha de rua que o PSOE está a levar a cabo nas ruas espanholas.

Os cartazes essencialmente com a foto do sr ZAPATERO e algumas frases de campanha foram cuidadosamente distribuidos pela área ocupada por esta Marina Virtual, em conjunto com um Painel de Video que, transmite ininteruptamente um dos videos de campanha do PSOE apeland ao Voto.

A Marina foi escolhida penso eu pelo facto de cerca de 30% do traffic que gera ser de origem espanhola. e pela qualidade do cenário envolvente.
Saliento ainda que a Vivo! Marina é desde há 3 meses a local português do SL com mais traffic, entre os locais construidos e geridos por Portugueses. Nesta fase cerca de 40% do traffic é de origem Português e o restante de origem internacional.

O facto de o maior partido Espanhol (actualmente no poder) escolher e confiar a Imagem do seu lider (actual primeiro ministro de Espanha) a um local Português, num universo virtual pejado de locais espanhóis, demonstra que a presença dos Portugueses neste Universo virtual vem ganhando um nivel de qualidade acima da média e um valor que começa a ser reconhecido ao mais alto nivel.

O possivel interese noticioso deste assunto, deixo ao seu critério, convido-o a visitar a Marina (Os cartazes com maior dimensão estão colocados na zona de parqueamento de barcos, tal como o Video display) e aferir do interesse do assunto. Deixo o Link e o SURL para a Marina Vivo! e fico ao seu dispor para prestar outros esclarecimentos que ache necessários.”
Vivo! Marina

Flack Vollmar

  • Miguel Yesheyev

    Antes de mais, parabéns. Depois, qual o impacto real de uma campanha no SL? Qual o universo de que estamos a falar sabendo-se que espanhóis eram apenas perto de 16.000 utilizadores activos no mês de Janeiro de 2008 (pelo menos 1h de SL no mês)? Mais a mais, sabendo-se que os utilizadores activos portugueses eram, no fim de Janeiro de 2008, perto de 4.400 e considerando que o local em causa garante a presença de 70% dos utilizadores activos portugueses, estaríamos a falar de pouco mais de 3.000 utilizadores portugueses – e isto sendo extremamente optimista. Ora, de acordo com a press release, 40% do tráfego gerado é portuguesa e 30% espanhola, teremos então cerca de 2.300 utilizadores activos espanhóis, ie, 14,4% dos utilizadores espanhóis activos no fim do mês de Janeiro de 2008 ou uma ínfima gota de água no eleitorado espanhol…

  • Mas estas campanhas não são de facto para causarem efeito dentro do SL (eu só vejo uma forma disso acontecer e já lá vou).
    O que acontece e já falámos até disso, é que isto é mais uma forma de publicidade para a RL. Por um lado mostrar a modernidade do candidato que até está no SL, o futuro da net, a web 3.0, etc e tal, por outro responder a adversários políticos(creio que já um deles tinha vindo para o SL). Alguma vez de outra forma algum de nós colocaria um post num dos nossos blogs sobre as eleições em Espanha? Sim, talvez, aquando dos resultados, mas agora duvido muito. Mas assim há *mais* uma fatia da população que fica a saber alguma coisa sobre isto, mais publicidade. E depois, o que aparece in-world muito depressa alcança os blogs SL e os media tradicionais que se debrucem sobre o assunto. Seja qual for o assunto, política, cultura, o que for. Há uma velocidade muito grande na projecção. Veja-se os artistas do SL, por exemplo: quem é aquela malta toda? Ninguém sabe. Têm projecção por lá estarem, aparecem nos jornais por lá estarem. Se fossem pelos circuitos normais da RL, demorariam muito mais a chegar às páginas dos jornais, se alguma vez chegassem. E isto aplica-se a tudo, até a nós mesmos lolololol.

    O que é curioso é ver quem tem notoriedade usar a mesma ferramenta propangadística (aka Zapatero no SL). Ele não precisa de publicidade, donde será provavelmnete para mostrar modernidade. Aliás, espera pela pancada… nas nossas eleições legislativas anteriores, o nosso engenheiro abriu um blog, se não estou em erro; e mais uns quantos fizeram o mesmo. Não me admirava nada que as próximas em Portugal tenham mais candidatos no SL. Basta um deles começar.

    (xacá meter este comento e continuar que já vai longo)

  • Mas até agora, a experiência mostra que os politicos portugueses não foram extraordinariamente bem sucedidos no SL; ou por outra: a presença de políticos conhecidos, como o António Costa, causou mais gargalhadas que propriamente admiração (no entanto, para quem achar que toda a publicidade é boa publicidade, aí sim, teve mais tempo de antena por causa do SL). Já o Paulo Casaca, esse tipo que ninguém sabia quem era até aparecer no SL, bom, esse realmente nem sequer pode ser “gozável” até porque pega em temas acima de qualquer suspeita como Darfur e os voos da Cia, etc etc. Esse sim, colocou no nome no mapa dos media tradicionais, pela projecção que teve no SL português.

    Ainda em relação à única real vantagem que vejo nos políticos estarem no SL, apara além de o usarem como máquina propangadística: se realmente lá estiverem e se mantiverem uma espécie de office hours, é muito mais fácil “falar” com eles. Estou a imaginar os deputados todos a passarem aqui duas ou três horas por dia (até podia ser durante os debates, que também não lhes noto grande atenção) a ouvirem as queixas e reclamações directas dos seus eleitores…não estás mesmo a ver isto acontecer? 😉

  • Miguel Yesheyev

    É um bom ponto de vista e faz todo o sentido já que o impacto real é diminuto. De igual modo, um Casaca terá – eventualmente (embora duvide) – mais a ganhar e um impacto maior do que um António Costa…

  • Bem o objectivo fundamental desta acção foi o de permitir a gravação de um Video de campanha eleitoral que foi transmitido na TVE e disponibilizado no site do EL MUNDO e EL PAÌS.
    Aqui ficam os links para quem quiser ver o resultado

    Jornal El País: http://www.elpais.com/videos/espana/PSOE/hace/campana/Second/Life/elpvidnac/20080307elpepunac_2/Ves/

    Jornal El Mundo: http://www.elmundo.es/elmundo/2008/03/07/videos/1204875147.html

    Penso que para a comunidade portuguesa do SL seria óptimo que os Politicos e as marcas portuguesas utilizassem a plataforma para acções do mesmo tipo, pois na minha opinião o potencial do sl nesta àrea ( produção de conteúdos audiovisuais ) ainda se encontra por explorar.