SL® geral videos

Mundos Virtuais oferecem sorrisos a crianças da Terra dos Sonhos.

A Associação Comunidade Cultural Virtual é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a utilizar os mundos virtuais e as redes sociais para promover a língua, arte e cultura nacionais.

Nesse sentido, e respondendo a um pedido de apoio da Associação Terra dos Sonhos, que se dedica a realizar sonhos de crianças em fase terminal e com doenças crónicas produziu no mundo virtual do Second Life o videoclip oficial do Hino desta associação aplicando técnicas inovadoras da Machinima (arte de filmar em ambientes virtuais em tempo real) com o titulo «Um sorriso vale tudo».

A música é interpretada por alguns dos maiores artistas nacionais como é o caso da Rita Guerra, Luís Represas, Anjos, Mafalda Arnauth e Maria João.

A realização e produção do videoclip esteve a cargo de Hugo de Almeida, realizador português premiado internacionalmente pelo trabalho desenvolvido na área de animação em machinima, e introduziu elementos pioneiros e inovadores, onde contou com uma equipa multinacional de 4 países diferentes (Portugal, Japão, Reino Unido e Polónia), que trabalhou à distância e via internet, utilizando um mundo virtual 3d (second life) como plataforma colaborativa de trabalho e estúdio de realização. A componente global do projecto permitiu ao mesmo potenciar outro tipo de elementos, como a capacidade de um projecto ser multicultural um verdadeiro “melting pot” virtual com um toque único. Diferentes visões, culturas e ideias, mas utilizando a mesma plataforma de trabalho para uma causa que também ela tem contornos globais.

Os mundos virtuais 3D nos últimos anos têm vindo a ganhar peso como plataformas Web, são cada vez em maior número, e com características que permitem ao utilizador comum criar tudo aquilo que pretende, limitando o utilizador à sua imaginação. A vertente online que estas plataformas assumiram, introduziram a nuance de serem espaços de comunicação global, com comunidades internacionais que interagem e comunicam entre si. A junção destas plataformas 3D como espaço para a cenografia, e os seus sistemas de comunicação à distância para a comunicação de todos os intervenientes, permitiu cortar com os elevados custos de produção (viagens, refeições, estadias, etc.) inerentes a uma qualquer produção tradicional.

A ACCV pretende assim dar o seu contributo para uma causa que consideramos de todo meritória e mostrar que as novas plataformas Web de comunicação e interacção podem ser utilizadas para não só a promoção mas também a produção de componentes únicos ao mesmo tempo que se promove valores como a solidariedade, fraternidade e a humanidade, e que no presente, o impulsionar destas ideias e projectos passam muito por uma visão globalizada onde pessoas de diferentes países e culturas trabalham em prol de objectivos comuns.

ccv