GetaSecondLife

novo ReleaseCandidate viewer com Age Verification

Foi lançado ontem um novo viewer em versão Release Candidate. Neste novo viewer já se encontra activa a função de os residentes que ainda não verificaram a idade não poderem aceder a determinadas parcelas classificadas como para adultos. Esta ferramenta poderá ser útil para dar credibilidade ao avatar nas transações in-world e para garantir que não existem menores no SL. Esta medida foi implementada devido à popularidade do SL e ao crescimento que se tem verificado nos últimos tempos. Com o Age Verification, é possível facultar um ambiente seguro para todos os residentes. A verificação não é obrigatória mas tem vantagens e, por enquanto, é gratuita.
Através do Age Verification podemos restringir o acesso a um sim ou a uma parcela de terreno os residentes que ainda não tenham efectuado a verificação embora isso não vá interferir na classificação como Mature ou PG de uma parcela. Ou seja, um avatar sem ter efectuado a verificação poderá à mesma entrar numa parcela Mature desde que o dono do sim permita a entrada a todos os avatares.
Caso se pretenda efectuar a Age Verification, esta terá que ser realizada para todos os avatares que uma pessoa utilize. Portanto, terão que se verificar todos os alts embora não seja obrigatório. O que isto quer dizer é que lá por verificarmos o avatar (principal) isso não significa que, de imediato, as contas de alts passem a estar automaticamente verificadas.
Para efectuar a Age Verification aceder à vossa conta no site oficial e dentro da vossa conta clicar em Age Verification. Aparecer-vos-á um quadro que deverão preencher com o vosso primeiro e último nome (reais), morada, código postal, país, data de nascimento e um dado comprovativo à vossa escolha. As opções disponiveis são número de passaporte, número de Bilhete de Identidade (Personal Identification Number), Identity Card, carta de condução ou últimos 4 algarismos do número da Segurança Social (last 4 SSN).
Agora é que os problemas começam… A minha carta de condução já é das mais recentes (pequenas) e o meu passaporte já é do modelo comunitário totalmente digitalizado. Experimentei todos os dados à excepção do número da Segurança Social e nenhum dos dados foi validado. Coloquei(-me) uma série de questões como, por exemplo, estarão os documentos portugueses num formato reconhecido internacionalmente, terá a Linden Lab incluindo todos os formatos possíveis tendo em conta o país escolhido, será que a Linden Lab incluiu variantes devido ao Tratado de Maastrich, etc. Obviamente, que não cheguei a absolutamente nenhuma conclusão. Em todas as tentativas, obtive sempre a indicação: Age Verification Failed e sem ter a indicação de qual era o dado que estava errado.
Acabei por efectuar a verificação manualmente (ler FAQs) e agora aguardo resposta da Linden Labs que poderá levar 5 a 7 dias úteis.

Fontes:
New Release Candidate Viewer: 1.18.6 RC0 Available Today!
Knowledge Base Article of the Week #7: Age Verification Beta
Age Verification FAQ
Age Verification Beta

  • Que grande seca! Também tentei com varios documentos e não deu nada. Scanear a conta da electricidade e do BI é lindo. Grandes incompetentes. E quem tem as contas em nome de outro membro do agregado familiar? Lá vai a malta toda mudar os contadores de nome…ou, mais fácil ainda, meter a identificação do membro do agregado familiar que tem as contas em seu nome.
    (já estou mesmo a ver a miudagem a rapar o BI e a conta do telefone ao pai e à mãe…estes lindens são mesmo uns palhaços)

  • Não era mais fácil mandar o modelo do IRS? :DDD assim os gajos até viam logo para quem mandar a porra da factura do IVA…

  • Os documentos válidos são:

    Please attach electronic (scanned) copies of the following materials:

    * Government issued identification that has your date of birth clearly displayed. This identification should be one or more of the following:
    o Birth Certificate
    o Driver’s License
    o Passport
    * A utility bill with your name and address clearly displayed.

    Eu gostava de ver os gajos da Linden Labs a olharem para a minha certidão de nascimento toda escrita em português… LOL
    Se não desse tanto trabalho pedir a emissão de uma, garanto-te que era isso que enviava.

    (Enviei a carta de condução!)

  • Será que temos que enviar 2 (dois) documentos para a coisa (verificação) manual? Eu só mandei um documento… hmmm

  • Pequeno (grande) pormenor: as contas Basic não tem hipótese de submeter ticket para Age Verification manual. Não faço ideia como um residente Português com Basic account poderá vir a reportar isto sem ser no jira…

  • Aparentemente tem que se enviar os dois.

    Quanto às basic accounts, sobem para premium, validam-se e downgradam-se outra vez…

  • (Juntei a conta da água. Estava digitalizada no ViaCTT.)

  • Feito:

  • Ana, eu experimentei validar também com um Basic Account, e tenho a opção lá no http://support.secondlife.com/ — não é preciso ser-se Premium para validar!!

    Funciona bem, ao fim de uma hora e pouco a LL confirma que estamos validados. Os in-world profiles não reflectem o estado, mas o nosso account sim. Experimentei ontem com a Cat a ver se funcionava, e não é que funciona mesmo?? Os avatars não validados não conseguem entrar nas parcelas (está mesmo já implementado a nível do software dos servidores!), mas os validados não têm problemas. Isto quer dizer que embora esteja “em beta”, já se pode usar e tudo!

    Eu tenho mandado 3 documentos: o BI, a Carta de Condução, e uma factura da EDP 🙂 Se calhar ainda faço experiências com novos alts… hehe

    Uma coisa é certa: duvido que o pessoal “novato” que não perceba uma ponta de inglês consiga “validar-se” para assistir, numa emergência, a um evento qualquer. Imaginem que o Sócrates vinha debater um assunto qualquer no 100limite, e que por precaução, se autorizava apenas a entrada de avatars validados (para prevenir griefing, pois um evento desse seria muito “griefado”). Quantas pessoas é que acham que apareceriam??

    Se calhar nem o próprio Sócrates… por outro lado, consta que ele é perito em falsificação de documentos 😀

  • M2life

    Eu já enviei um ticket há dois dias para a verificação da idade, juntando dois documentos (carta de condução e factura da PT) e até agora nada…

    Como conseguiste ter a validação ao fim de uma hora Gwyn?

  • Gwyn,
    essa sim é a questão interessante. Nem todos os que usam o SL se envolvem como nós lendo o blog oficial e/ou Knowledge Base e muitos desconhecem os ToS.

    M2life, eu e a Gwyn temos cunha. 😉
    Não temos nada. Tivémos sorte. A minha validação foi feita ao fim de poucas horas. Enviei os documentos a meio da noite SLT e logo de manhã deram o ok. Enviei carta de condução das novas e factura EPAL que tinha no ViaCTT.

    Com o mesmo ticket é possível validar a conta principal e contas de alts.

  • M2life

    Acho que têm mesmo cunha 🙂

  • hehe

  • Pois, estive a tentar fazer a verificação de idade e nada! Lá vou eu ter que mandar os documentos… mas a verdade é que isto vai passar ao lado de muita gente!

  • M2life

    Hoje (17DEZ2007) tentei de novo fazer a ‘Age Verification’ através da conta SL e verifiquei que já está a funcionar:-)

    Fiz a verificação usando ‘Identity Card’.
    Já não é preciso estar a fazer a verificação de modo manual (enviando documentos).

  • Já estás ‘legal’ portanto, M2life! 😉

    No entanto, conforme falámos, algumas (muitas) questões subsistem:
    – como é que os dados são, de facto, validados tendo resposta imediata?
    – a LL tem acesso à informação existente no registo civil português?
    – o Estado português cedeu a informação a uma empresa americana?

  • M2life

    Pois… conforme falamos, muitas questões colocamos! 🙂

    E como te disse, não acredito na verificação: é uma grande treta que serve apenas para defender a LL de processos civis (ou de outro tipo …):

    “o sistema de verificação de idade está a funcionar, portanto não nos acusem de entrarem menores de 18 anos” (palavras minhas postas na boca de um responsável LL).

    Enfim…