GetaSecondLife

RP: Kindly State University

O RolePlay no SL sempre me suscitou curiosidade. Num RP temos que encarnar uma personagem e estar num determinado espaço de acordo com as regras do mesmo e respeitando a personagem escolhida. Existem variadíssimos tipos de RolePlay no SL desde Gorean, furry, liceu e universitário. O universitário foi aquele que surgiu recentemente e foi o primeiro RP onde quis participar, estar presente, fazer parte da comunidade.
Para entrar na universidade (KSU) temos que inventar uma personagem: aluno, professor, funcionário, etc. Aqui não basta escolher entre vários papéis previamente estruturados. Temos que criar uma personagem e cingir-nos a essa personagem dentro do sim. Há regras e ToS próprios em Kindly. Só se entra no campus após sermos aceites em KSU. Lá dentro temos o nosso percurso universitário pela frente. Há aulas a sério: Sociologia, Italiano, Artes Visuais (Machinima), Teoria da Música e Música. Em Kindly há dormitórios, ginásio, cabeleireiro, pizzaria, biblioteca, salas de aulas, parques. Os estudantes podem igualmente trabalhar no campus para ajudar com as despesas escolares.
A adesão tem um custo de 200L$ e temos direito a um pacote (ainda não recebi o meu) e o quarto (partilhado) no dormitório custa 125L$ (por pessoa) por semana (50 prims).
(Aceitam-se contribuições low prim para o meu quarto em KSU: cama, posters, livros, computador, roupa espalhada pelo chão, closet, cómoda, cortinas, etc.)

Podem ler mais sobre o assunto nos links abaixo:

[Mean Girls] Kindly State University – Go Team!
[Y Me] Feature: Giving it the Old College Try @ Kindly State U

Kindly State University -website- | Kindly State University -SLurl-

  • Cat Magellan

    14 Responses to “RP: Kindly State University”

    1 Miguel Yesheyev
    Out 31st, 2007 at 18:15
    Este parece-me fantástico! Tenho que lá ir espreitar isto. Arranjo-te um portátil, uma secretária e um candeeiro se quiseres… lol.

    2 Ana Lutetia
    Out 31st, 2007 at 18:24
    Óptimo! Não podes espreitar sem estar inscrito.

    3 Cleo Bekkers
    Out 31st, 2007 at 21:55
    Analu, só posso agradecer-te este post! Vou já cuscar tudo!

    Mas tenho a dizer que Role Playing na educação não é recente! (aliás, esse tema em Educação, em Real Life, é uma área de investigação mais velha que a Sé de Braga! Está a ser ressuscitada via SL:-))
    Em SL, o ano passado houve gente na Austrália que fez o seu curso baseado em Role Playing – ver http://cleobekkers.wordpress.com/2007/08/18/we-decided-not-to-replicate/

    Mas o que contas, Ana…. sabes? É o que sempre sonhei fazer com os meus alunos! Eles são futuros professores de Biologia/Geologia dos Ensinos Básico e/ou Secundário. Apenas não posso avançar com a ideia porque na Universidade de Aveiro ainda não é possível aceder ao SL!!!! (ironia, sim, porque temos a second.ua…. )

    Obrigada, quida!

    4 Ana Lutetia
    Out 31st, 2007 at 23:08

    Cleo, aquilo ainda está no início. É um RP de uma universidade americana e com regras bem definidas.
    No entanto, seria uma ideia muito engraçada para aplicar na UA no SL.

    5 Miguel Kowalski
    Nov 1st, 2007 at 15:40
    Este tipo de jogos sempre me “fascinaram”. Que belas noites passadas entre amigos a jogar RP’s inventados “à pressão” com regras que se iam adaptando ao momento.
    Aqui esté uma das coisas que quero explorar no SL, e este até é bastante interessante no que concerne, na minha opinião, a ter aulas de musica e ainda viver numa universidade. O chato será mesmo o pagamento…:(

    Hoje em dia não se dá quase nada a ninguém, mas, também, ninguém gosta de “trabalhar” à borlix.:)

    6 Ana Lutetia
    Nov 1st, 2007 at 16:21
    Miguel,
    Na prática, o único custo em KSU são os 200L$ para adesão e ainda temos direito a um pack.
    Não tens que alugar quarto e nem tens que pagar para assistir às aulas.

    Cleo, só agora espreitei o teu artigo.

    KSU é a primeira experiência de RolePlay universitário no SL. Aquilo que se pretende reproduzir naquele RP é a vida universitária: dorm life, parties, fraternities and sororities. As aulas existem mas são completamente secundárias e nem são obrigatórias. São mais um complemento ao ambiente porque não há exames.
    Este RP não foi pensado para as pessoas terminarem os seus estudos nem para desenvolverem competências. Foi pensado como pura diversão. KSU não é, de todo, uma experiência educativa.
    Imagina Midian City ou Toxian – são cidades pós-apocalípticas (tipo Blade Runner) em que os seus residentes têm de lutar para sobreviver não podendo fugir à personagem que escolheram. É um jogo dentro do SL. Todos os RP’s no SL que encontrei não passam disso: jogo dentro do SL. Em KSU ninguém tem que lutar. Só temos que viver a parte mais divertida da vida universitária.

    No entanto, continuo a achar que seria interessar dinamizar o espaço second UA com experiências semelhantes nem que fosse uma simples cantina universitária. Estes tipos de experiências envolvem mais os alunos. Mas, duvido que a UA o faça. Criaram um espaço que se pretende sério (o que quer se isso seja). Além disso, para o público português, infelizmente, seria visto como uma futilidade (mas não consideram fútil uma ilha vazia).

    Off-topic: já fui abordada para auxiliar na konstrukt em português. Eles estão abertos a receber candidaturas.

    7 Cleo Bekkers
    Nov 2nd, 2007 at 2:18
    Boa Analu! rapariga despachada!

    Eu percebi a diferença entre o sítio que descreveste e o conteúdo do artigo que eu mencionava, mas apenas quis reforçar a importância do RolePlay para a educação, salientando que há mesmo gente a tirar cursos que dão diploma na vida real, através do Role Play em SL e mais… na área das potencialidades educativas do SL, isso é já matéria para investigação! O que é fantástico!

    Quando disse que era um dos meus sonhos… fazer um role play com os meus alunos na cadeira de Didáctica da Biologia/Geologia I (4ºano da licenciatura de 5 anos)…. isso nunca poderia acontecer no espaço da second.ua!!!! ou melhor, para acontecer lá, muita coisa teria de mudar!

    Apesar de eu ser professora na Universidade de Aveiro, não tenho nada que ver com a second.ua, a não ser o desejo de que tomem iniciativas excelentes (como têm vindo a fazer), que progridam sempre em frente e dar todo o apoio!

    Agora… as minhas aulinhas com os meus aluninhos??? Não as posso fazer porque no campus da Universidade de Aveiro não é possível aceder ao SL!!!!!! Esta é que é a ironia!!!! Na UA apenas as 5 pessoas que criaram e implementaram a second.ua têm acesso excepcional ao SL! Mas mais ninguém acede!!!! (foi só por isso que mencionei a second.ua no 1º post).

    Estou a aproveitar este post/coment para criticar a UA! Era bom que os meus colegas o lessem! Tanta propaganda com a second.ua (óptimo, claro! Excelente), mas vai na volta ninguém acede à SL a partir do campus universitário! Triste!

    beijinhos, Analu! Mais uma vez, obrigada pelo post e depois pelos coments!

    8 Cleo Bekkers
    Nov 2nd, 2007 at 2:22
    Enganei-me! Não são 5 pessoas com acesso ao SL a partir do campus universitário da UA. São 8 (5 alunos mais 3 professores). Zes, Carlosss, ou Antero, se andam por aí, corrijam-me se estiver enganada!

    9 Ana Lutetia
    Nov 3rd, 2007 at 14:47
    Realmente, isso da second.ua não faz muito sentido. A ilha foi construída com que finalidade se ninguém no campus tem acesso…?

    10 AntónioCostaAmaral (AA)
    Nov 3rd, 2007 at 20:39
    E Dungeons & Dragons, não há?

    11 Carlos Santos
    Nov 5th, 2007 at 0:12
    Olá.

    Como pediram a intervenção de alguém ligado ao second.ua vou comentar algumas das observações colocadas. A resposta é apenas em meu nome e por isso não quer dizer que todos os meus colegas concordem.

    Relativamente às ideias apresentadas pela Ana Lutetia, parece-me muito interessante essa ideia da cantina ou algo parecido. Confesso que pela minha parte já é muito complicado dinamizar os encontros semanais que tinham vindo a ser organizados e, apesar de existirem muitas ideias, não existe a capacidade de as colocar em prática.

    Enquanto docente do MMEd acabei de lançar este fim-de-semana algumas actividades que envolvem a utilização do espaço second.ua e espero que os resultados sejam muito interessantes. Novidades no meu blogue muito brevemente
    O projecto second.ua foi um desafio lançado a alunos do 3º ano do curso de NTC na disciplina de Projecto. Como é óbvio, nestas circunstâncias não fazíamos a mínima ideia do que esperar como resultado final. Felizmente o grupo de alunos que escolheu este projecto fez um trabalho excelente. Do ponto de vista da nossa investigação, o principal objectivo era ganhar mais algum conhecimento e experiência numa área que nos parecia, e parece cada vez mais, muito promissora.

    Desde o momento do pedido formal de utilização do nome da UA que foram iniciadas conversas sobre a abertura de acesso da UA ao SL. Todas as entidades (Reitoria e CICUA) foram receptivas a essa necessidade e o processo começou a andar.

    Infelizmente a existência de um equipamento de rede cuja última actualização é de 1999/2000 impossibilitou que esse acesso fosse concedido, sem que fossem colocadas em causa uma série de regras básicas ao nível da segurança da rede da UA.

    Por este motivo, e porque a UA já vinha a adiar a compra do referido equipamento há alguns anos, foi dado início a um processo de estudo de novas soluções, autorização para abrir um concurso internacional (os montantes envolvidos são elevados) e todas as burocracias e prazos associados. Pelas informações que disponho, o novo equipamento já se encontra na UA e estão a ser processadas as alterações necessárias para que muito brevemente o acesso seja permitido. Falaram-me da 1ª quinzena de Novembro
    Todo este atraso na abertura do acesso obviamente que nos desagrada tal como a toda a comunidade académica interessada. Não é de certeza absoluta por falta do nosso empenho que a solução ainda não está resolvida.

    Cleo, relativamente ao que é possível ou não na ilha da UA, a nossa mensagem sempre foi no sentido dos professores e investigadores da UA lançarem desafios! Infelizmente, tirando alguns colegas do DeCA, ainda não surgiu nenhum…

    12 Ana Lutetia
    Nov 5th, 2007 at 0:23
    Obrigada pelo contributo, Carlos.

    13 Cleo Bekkers
    Nov 5th, 2007 at 21:04
    Carlosss, obrigada também!
    Eu sei que posso contar convosco! Todos vós (equipa da second.ua) têm sido incansáveis e estão a fazer um trabalho digno de nota.

    Aguardem o desafio….
    (ai, ai, estamos na 1ª semana de Novembro e ainda não vi nada! Vamos esperar pela 2ª semana…)

    14 Cat Magellan
    Nov 6th, 2007 at 2:52
    Cleo e Carlos, creio que vale a pena chamar a atenção para esta troca de comentários mais lá para cima em post. Assim que puder…:D