GetaSecondLife

sobre a lista de amigos

Nunca vos aconteceu abrirem o SL e estar lá um nome qualquer que nunca viram a oferecer-se para ser vosso amigo? Tenho-me deparado com esta situação com muita frequência nos últimos dias. Mas, aquilo como que não sei lidar é quando sou questionada por ter recusado a oferta de amizade. A minha primeira reacção não é a melhor nestas situações e, por isso, opto por não responder de imediato…

Existem variadíssimos motivos para nunca oferecerem amizade a alguém que não conhecem de lado nenhum ou com quem nunca falaram. Imaginem-se a receber uma oferta de amizade de alguém que não conhecem? Aceitam de imediato? Claro que há muitas pessoas que respondem afirmativamente mas tal não acontece com a generalidade das pessoas no SL.

Quando temos alguém no friends list significa que essa pessoa passa a saber da nossa vida SL. Ou seja, sabe quando estamos online, quando entramos e quando saímos. Cada um gere a sua friends list como lhe aprouver mas garanto-vos que a maioria das pessoas olha para a friends list como eu. Primeiro quero trocar algumas palavras com a pessoa e só depois disso, eventualmente, a poderei adicionar ou permitir a adição. Muitas vezes, opto por oferecer cartões de visita. Assim, a pessoa continua a ter o meu contacto sem constar da minha friends list.

Um exemplo simpático: num dos meus passeios pelo SL encontrei um rapaz português com quem comecei a falar. Embora newbie, ele nunca me adicionou. Desde esse dia que falamos em IM quase todos os dias. Ele tem milhentas questões sobre o SL e eu vou respondendo, vou ajudando, vou dando dicas. Para facilicitar a comunicação acabei por adicioná-lo porque sei que esta pessoa sabe respeitar o meu espaço.

O exemplo inverso é começarem a falar com alguém que conhecem assim-assim (ou que não conhecem de todo) e, apesar de receberem a mensagem de busy insistirem na conversa… Ou, pior ainda, um dos vossos amigos enviar-vos TPs insistentemente. Um destes dias, um português, após se ter cruzado comigo numa festa, resolveu convidar-me para me juntar a ele num sítio qualquer (TP). Ignorei o primeiro TP. Ao segundo TP disse-lhe cordialmente que não iria abandonar a festa onde estava. Ao terceiro TP disse-lhe para parar. E ao quarto TP, coloquei-o em mute (que é o mesmo que estar bloqueado).

Eu não sou anti-social (mas admito que tenho mau feitio). Antes, pelo contrário. Mas, há comportamentos e comportamentos. E há pessoas e pessoas. Todos os meus amigos mais chegados podem ver-me no mapa – o que equivale a dizer que podem ir ter comigo por onde eu andar sempre que lhes apetecer.

Encontrei na Avastar um resumo sobre o que se deve e não deve fazer:

friends - Avastar 7

fonte: AvaStar 7

  • Oh Ana… três perguntinhas da tua portuguese friend ainda muito verde na SL:
    – como apagar um friend da lista? (uma vez adicionei sem querer alguém clicando no sítio errado… nem sei quem é o ser vivo… mas queria apagar)
    – como é que eu faço para ir ter com alguém (descansa que só farei isso com qq pessoa depois de perguntar se posso… cá em casa exijo que me telefonem antes… nada de visitas surpresa… não gosto) da lista de friends?

    e…

    nunca estive numa festa… tentarei ir à tua… mas… há algum dress code? informal? jeans calções qq coisita simples serve… ou é mais pró vestidinho sexy? help! Fico envergonhada se levar qq coisa desadequada… 😉

    Beijinhos

  • Clicas na lista de amigos, colocas o cursor em cima desse nome e, em baixo, remove.

    Para ires ter com alguém, tens que abrir a lista de amigos site. Aqueles que estiverem sublinhados são aqueles que te derão a permissão de os veres no mapa. Clicas em cima desse, com o jogo aberto, e imediatamente tens um SLurl para o local onde o amigo está.
    Na minha opinião, a pessoa ao dar-te essa permissão está a dizer-te que podes aparecer.

    Para a festa leva vestido o que te apetecer. Vai ser muito informal. Eu nem sei se dei dar uma festa. Será a minha primeira festa no SL! 😀

  • Obrigada!
    Não poderei ficar muito tempo porque no dia seguinte vou em missão a uma escola de Torres Vedras e tenho de me levantar às 5… mas quero muito estar presente… se fosse na RL ia mais cedo para te ajudar nos preparativos eh eh eh. Será uma estreia para mim e, quem diria?, para ti também… 🙂 Tudo vai correr bem!
    Beijinhos

  • Outro truque é aceitar a amizade e depois apagar logo a seguir (este foi-me ensinado pela tua chefe).
    bjs

  • Também faço isso. A questão é que o faço demasiadas vezes. Só guardo na lista de amigos aqueles que me dizem alguma coisa. Os restantes nomes ficam sempre nos Calling Cards.

  • Ana,

    Essa é uma das formas de gerir as amizades no SL. Outra das formas pode passar por aceitar o pedido de amizade, colocar uma nota de tipo “Em estudo” e retirar os vistos de estado online e informação de localização. Não quero com isto dizer que seja a melhor, pois até é a mais trabalhosa, mas é um pouco mais cortez para quem nos quer conhecer. Eu falo por mim. Quando peço amizade a alguém é porque vejo qualidades que gostaria de explorar no futuro. No pouco tempo que levo de SL, sempre que recebo um pedido de amizade, aceito-o, mesmo que posteriormente o apague da lista por motivos vários. Pode ser que, como sou newbie, ainda tenha pouco que fazer. Reconheço que, para quem anda por cá há mais tempo, seja mais prático recusar à partida.

    Por uma questão de cortesia utilizo o método que referi, mas não excluo uma revisão de processos.

    A minha pequena contribuição.

  • Obrigada pelo contributo, Viktor. 🙂

    Aproveito para vos deixar outra dica. Um dos inúmeros sites relacionados com o SL é o SL profiles. Muitas pessoas encontram por lá pessoas com interesses e gostos semelhantes.
    Se quiserem, espreitem o meu profile aqui: http://slprofiles.com/slprofiles.asp?id=5749
    (No SL profiles, aceito toda a gente! 😉 )

  • Summer Wardhani

    POis que este é um assunto muito em debate nos tempos que correm e portanto AnaLu, muitos parabéns pela oportunidade do tema. Eu para já vou aceitando… sempre dá jeito ter um monte de nomes na lista para convidar para as festas e para as lucky chairs 😉 Isso não quer dizer que realmente seja AMIGA de toda essa gente. na realidade, passo tanto tempo AFK ke o meu tempo útil de jogo costuma ser passado na companhia das pessoínhas chegadas mesmo… ou a bulir, hehehe

    Entretanto, para kem kiser, há outra festa no sábado às 10 da noite locais no Resort das Gémeas – conto hoje ainda poder colocar o convite, e são todos muito benvindos !

    E já agora… para irem ter com os amigos que vos deram permissão de mapear, podem também in-world usar o “Map”, fazem o search com o nome da pessoa – e depois é só saltar para o lado dela ! 🙂

  • Cat Magellan

    Nem de propósito, logo no dia em que meteste este post, levei com duas ou três ofertas de friendships pela cabeça abaixo. Nem ai nem ui, toma lá que já aprendeste, num “evento” de portugueses. Nem sequer responderam aos meus IM’s depois, devia ser mesmo a clicar em tudo quanto mexia. Esses é como diz a Tess, aceitar na hora, apagar depois. Mais prático, mais rápido. 😀

    Quanto aos outros, se são pessoas com boas intenções, mesmo os chatinhos, não os apago, simplesmente tiro a opção de me verem online. Quando são amigos ou potenciais amigos, claro que sim, venham eles com muito gosto.

    Agora tenho lá alguns que não faço ideia quem sejam e esses deixo-os estar, talvez um dia descubra. 😀

  • M2life

    Creio que todo(a)s que andamos na SL há mais de 6 meses, usamos as mesmas estratégias (às vezes usando diferentes tácticas), pelo que não julgo que vá acrescentar nada de novo. Fica apenas o registo do que eu faço (ou tenho vindo a fazer):

    – Liminarmente apenas recusei de imediato duas ou três ofertas de amizade.
    – Noutras duas ou três perguntei: “só nos vimos agora, nem nos conhecemos, pq a tua oferta?” A aceitação ou rejeição dependeu da resposta dada.
    – Em todos os outros casos aceitei. Destes:

    – Se ao fim de 1 mês não houve mais qualquer contacto, retirei.
    – Havendo contacto esporádico, se existe algum interesse comum, mantenho, caso contrário, retirei.
    – Todos os nomes que tenho na lista, têm permissão de verem se estou ou não online (houve duas excepções apenas, que intermitentemente podiam ou não ver o meu estado. Entretanto uma foi retirado e a outra mantém-se na lista).
    – Apenas (hoje, na hora em que estou a escrever este comentário) 5 pessoas têm também acesso ao “Map”: em qualquer momento podem ver onde estou e ir ter comigo se quiserem.

    Hummm… penso que contei tudo 🙂

    M2

  • M2life

    Desculpem… Só falei nas ofertas que recebo, esqueci-me de falar nas ofertas que eu faço: muito raras:

    – Sou bastante selectivo.
    – Antes de fazer qualquer oferta pergunto sempre à pessoa se lhe posso oferecer a minha amizade.
    – Às vezes tenho vontade de oferecer a minha amizade a alguém mas deixo correr algum tempo até ter a certeza que a oferta de amizade não é um acto gratuito e “apenas porque sim” porque até é giro ter uma grande lista de amigos… Na maior parte destas vezes são as outras pessoas que acabam por me oferecer amizade se eu espero demasiado 🙂

    M2

  • M2, parece-me uma forma excelente de gerir a lista existente! Quanto às ofertas que faço, também sou um bocado como tu, ofereço pouco. 🙂

  • Eu, confesso, que depende do humor…

    A minha atitude mais habitual, até agora tem, sido aceitar tudo e depois apagar o contacto. Mas, após vários dias seguidos sempre a receber convites de pessoas que não conheço de lado nenhum, tive um ataque de mau feitio.

  • lukas licugo guedes mansur

    ei cara si um dia alguem disser que vc é uma droga não ligue deve ser porque esta viciada em vc. beijos do l.s