SL® geral

O mundo na SL

Depois da análise efectuada à realidade “humana” da plataforma, dedicámo-nos a espreitar o mundo na Second Life. De acordo com os dados disponibilizados pela Linden Lab, apenas a partir do fim de Outubro de 2006, o mundo virtual nessa altura totalizava apenas 218km2 – equivalente a 3x São Marino – repartidos por 2.049 ilhas (62% da área total) e o remanescente em Mainland (área detida por residentes).

Em pouco mais de 1 ano, a área total correspondente ao mundo da Second Life mais do que triplicou (+342%). As ilhas foram eleitas como área preferencial, independentemente de serem mais caras do que Mainland, registando, em igual período, um aumento de 480%. Contudo, o ritmo de expansão deste mundo virtual foi perdendo velocidade com as variações mensais de dois dígitos a darem lugar a crescimentos progressivamente menores. O mês de Dezembro de 2007 foi o 9º mês consecutivo de abrandamento do ritmo de expansão (ver gráficos), chegando mesmo a haver variações mensais negativas da área em posse de residentes (caso de Mainland, ver Gráfico 1). Os gráficos que se seguem evidenciam bem a forte desaceleração do crescimento da área do mundo Second Life.

mainlandsl4.png islandssl4.png

A forma como a área total foi evoluindo, pela sua composição, mostra uma maior apetência por ilhas em detrimento de área continental (Mainland), por parte dos residente. De tal modo assim é que se em Outubro de 2006 as ilhas representavam 62% da área total, um ano mais tarde já representavam 79% e, em Dezembro de 2007, 81%.

Os dados não deixam de ser interessantes e, tal como são disponibilizados, apenas permitem deixar adivinhar as movimentações em torno de áreas por comparação com a população (total, activa e natureza da mesma). Apesar das dúvidas e dos sinais evidentes de desaceleração, o mundo em Second Life contava, em Dezembro de 2007, com 11.876 ilhas correspondentes a 778 km2 e uma área continental de 185 km2, perfazendo uma área total de 964 km2 ou seja exactamente a área do arquipélago de São Tomé e Príncipe, no mundo real. Os dados actuais apontam para uma nova aceleração no número de ilhas novas, com o número total a ascender às 12.397 no fim de Janeiro de 2008 e 12.633 até à data.