SL® geral

Concurso Simetria – Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico

Da Simetria – Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico, transcrevemos o seguinte Concurso:

“Para 2008, a Simetria vai lançar a sua presença virtual no Second Life — a mais divulgada realidade virtual que junta mais utilizadores do que Portugal tem habitantes.

É sabido que há alguns anos que lutamos por um espaço físico para retomarmos as nossas actividades como as tertúlias e a projecção de filmes. Não sabemos quando esse espaço nos irá ser disponibilizado. Até lá, não queremos parar a nossa actividade de divulgação e promoção da FC&F de uma forma que seja ao mesmo tempo educativa, mas também agradável, informal, e — porque não? — irreverente.

Em 1996 fomos pioneiros a fazer a nossa divulgação via Internet — com o lançamento do primeiro site português sobre a temática e com a nossa mailing list de divulgação de novidades. Doze anos mais tarde, chegou a altura da Simetria inovar uma vez mais, e da divulgação em duas dimensões — a página Web, o email — passar para as três dimensões — a realidade virtual.

A primeira tarefa para colocar o nosso auditório virtual no espaço do Second Life é, evidentemente, construí-lo. Assim, fiéis à nossa longa tradição da promoção das artes ligadas à temática da FC&F através de concursos (fizémos concursos literários, de filmes, de cartazes…), lançamos mais um: um concurso para a criação de um espaço virtual em 3D. Associámo-nos a um grupo de pessoas com bastante experiência em lidar com as comunidades portuguesas neste ambiente — o portal GetASecondLife.net que tem um espaço próprio no Second Life, no qual a Simetria irá dispôr de um cantinho — que irão ser co-promotores deste concurso.

Segue o regulamento, aberto a todos os participantes. Para concorrer basta terem um avatar registado no Second Life e serem maiores de idade.

1. A Simetria — Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico, em conjunto com o portal GetASecondLife.net (proprietários do simulador privado “100limite” no Second Life) promove um concurso de construção criativa do auditório na presença virtual da Simetria, em espaço adquirido na ilha 100limite.

2. O concurso é aberto a todas as pessoas maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade e será anunciado por ambos os promotores nos respectivos websites e outros meios que sejam adequados a esta divulgação.

3. As propostas para o “Auditório Simetria” deverão ter em conta as seguintes vertentes:
1. Espaço para cerca de 20-30 pessoas, que será usado em tertúlias/debates/pequenas apresentações ou conferêcias recorrentes (semanais);
2. Palco com capacidade para 2-3 pessoas (ou “mesa” com 5-7 pessoas), incluindo écrã de projecção de imagens/slideshows ou vídeos, com boas condições de visionamento por parte da audiência;
3. Orientação do espaço de forma a minimizar o “lag” quando a audiência se encontra sentada;
4. Pequena área com imagens/vídeos/links para páginas Web que assegurarão a divulgação das actividades da Simetria, seja no Second Life, seja em espaços físicos;
5. Integração adequada no espaço “100limite” (de forma a não contrastar demasiado com as construções envolventes), sujeito a aprovação da equipa que gere o simulador privado “100limite”.

4. O critério estético é livre, embora seja dada prioridade aos seguintes aspectos:
1. Boa utilização de cores/linhas estéticas claramente identificando a Simetria (ver o site oficial da mesma — http://simetria.org/ — onde podem ser encontradas imagens de cartazes, livros, e outras publicações contendo elementos gráficos e estéticos, que podem ou não servir de referência/inspiração);
2. Edifício colocado a nível do solo mas bem integrado na envolvente (serão consideradas alternativas, ex. “estação espacial” ou “base subaquática”, desde que o acesso às mesmas seja muito facilitado);
3. Os edifícios não precisarão forçosamente de seguir uma linha ultramoderna ou fantástica, nem serem alusivas a construções tipicamente portuguesas;
4. Trabalho de texturização original com acabamentos realistas.

5. O concurso será oficialmente aberto a 27 de Janeiro de 2008 pelas 22h00 com divulgação de ambos os promotores, em sessão no actual espaço “temporário”.

6. Durante um período de duas semanas, os concorrentes ao concurso deverão preparar uma apresentação da sua sugestão para a construção do auditório. Esta preparação poderá opcionalmente recorrer a todo o tipo de elementos utilizáveis em ambiente Second Life: plantas, rascunhos, imagens, maquetes em 3D (com um limite de 100 prims) ilustrando a volumétrica, etc.

7. A inscrição para este concurso será feita por email para concurso-secondlife@simetria.org, onde deverá ser indicado o nome do avatar (ou conjunto de avatars) que deseja participar na apresentação de uma proposta. Serão aceites a concurso os primeiros cinquenta inscritos.

8. A data de apresentação das propostas será feita na presença dos promotores em sessão pública no dia 10 de Fevereiro de 2008 pelas 22h00, no espaço temporário da Simetria no “100limite”. Os concorrentes poderão fazer-se representar por terceiros, desde que apresentem um email por escrito para o efeito. Se alguns dos inscritos não apresentarem proposta nesta data, serão considerados os concorrentes seguintes na ordem de chegada dos emails, até perfazerem um total de cinquenta concorrentes (no máximo).

9. A escolha da proposta será determinada por um juri, composto por dois elementos da Simetria e um do portal GetASecondLife.net.

10. A escolha do vencedor será feita através de duas votações: uma pública, em que qualquer avatar poderá votar (uma vez) na proposta que gosta mais; e outra feita pelo juri, que terá em consideração a escolha do público e as regras acima enumeradas como critérios de avaliação dos trabalhos a concurso.

11. Uma imagem e uma notecard (opcionalmente: link para página Web externa) será colocada no espaço temporário da Simetria, exibindo os trabalhos a concurso, e permitindo a votação pública, que decorrerá durante duas semanas. Em simultâneo, a mesma imagem e texto será colocada na página Web da Simetria.

12. No dia 24 de Fevereiro de 2008 a partir das 22h00, o juri analisará as propostas a concurso e a votação do público, declarando uma delas vencedora, e o segundo e terceiro classificados.

13. O vencedor receberá um prémio de L$10.000 (dez mil Linden dollars), a ser pago aquando do término da construção do auditório.

14. Na mesma data, todo o espaço da Simetria no simulador “100limite” será limpo e o vencedor autorizado a construir a sua proposta num prazo de duas semanas neste espaço. Toda construção será entregue ao representante da Simetria com todas as permissões (copy/mod/transfer), com licença do autor para utilização perpétua no espaço da Simetria. O pagamento do prémio será automatizado colocando todos os objectos construídos para venda por L$10.000.

15. Se a construção não estiver terminada no final desse prazo, sem justificação, o juri entregará a tarefa ao segundo classificado, desqualificando o vencedor, e atribuindo o prémio a este (e assim sucessivamente).

16. A autoria do espaço será divulgada oficialmente no site da Simetria e no portal GetASecondLife.net. ”

Pela nossa parte, Geta / 100Limite, é uma honra ter a Simetria no nosso sim e associarmo-nos a este concurso. Para além disso, agora mais a nível pessoal, claro que eu, doida por ficção científica e fantástico como sou, estou contentíssima.