GETA interview histórias no SL® relação e reacção ao SL®

GETA interview – Annah Whitfield

Annah 1

Chegou-nos a terceira entrevista e temos o prazer de vos apresentar Annah Whitfield. A Annah está no SL ainda nem há ano e desde cedo começou a criar roupa sob a marca AnnaH Couture e poses sob a marca ANIMAH em conjunto com a Myllie Writer.
Conheci a Annah quando ela me abordou a pedir opinião sobre as suas primeiras criações. Ao longo do tempo, fomos falando cada vez mais e conhcendo-nos cada vez melhor. Sermos ambas portuguesas foi, sem dúvida, um facilitador da comunicação.
Recentemente, a Annah lançou um concurso de fotografia associado à sua loja. Espreitem aqui para mais informações.


Annah 2

1 – Como descobriu o Second Life e o que o motivou a criar uma conta?
Descobri o Second Life através dum amigo! Ele criou uma contra para ele, e entrámos juntos um dia! Fomos a uma loja de roupa, e eu fiquei fascinada com a ideia de poder criar roupa, pois foi uma coisa que sempre gostei de fazer – desenhar roupas e muitas vezes fazê-las para as bonecas. Daí a criar a minha própria conta foi um passinho!

2 – Muitas pessoas desistem do Second Life na primeira semana ou no primeiro mês pelos motivos mais variados sendo que o mais comum é não se saberem orientar. O que determinou a sua permanência no SL durante todo este tempo e o que o motiva a voltar dia após dia?
A maioria dos meus amigos não conseguem perceber o fascínio que tenho pelo SL. O que sempre disse foi que só alguém com alguma capacidade criativa e espírito curioso consegue aguentar-se neste mundo paralelo! Além disso, penso que é necessário paciência, persistência! Foi assim que comecei a minha segunda vida e é assim que continuo! Todos os dias a descobrir alguma coisa nova, todos os dias a procurar algo novo para ver, participar ou criar.

3 – Como ocupa o seu tempo no SL?
Ui… esse é um tema crítico! O meu tempo no SL é passado a trabalhar! Quando não estou a trabalhar, estou a pesquisar… Isto é, estou a comprar material necessário ao complemento das minhas criações – sejam skins, acessórios, cabelo, unhas… sei lá – ou a tentar encontrar bons sítios para fotos de promoção das minhas criações! Além disso, gosto mesmo de passear e ver o que as pessoas são capazes de criar.

4 – Alguma vez desistiu do SL? (Porquê?)
Pensei em fazer uma pausa, não no SL, mas no negócio que tento gerir. Porém não consegui pois no dia em que decidi ‘pausar’ fui informada que tinha conseguido o meu primeiro desfile – New Shoots! Pensei em parar um pouco a criação de roupa, pois por vezes é desmotivante ver o que os outros conseguem fazer e nós não conseguirmos desenvolver! Felizmente consegui ultrapassar esse sentimento assim que soube que tinha sido escolhida!

5 – O que mais lhe agrada mais e menos no Second Life?
O que mais me agrada, mais uma vez, é a capacidade criativa das pessoas. O que menos me agrada… sinceramente, não sei. Ainda não posso dizer que haja alguma coisa que me desagrade!

6 – Descreva-nos o seu percurso no Second Life.
Eu tenho 8 meses de SL, e posso dizer que comecei por acampar, como acho que todos fizemos! Felizmente conheci as pessoas certas, com quem mantenho grande amizade, que me incentivaram a criar o meu negócio! Talvez ao fim de 1 mês tenha começado a vender roupas… até hoje!

7 – Relate-nos um episódo ou episódios caricatos que lhe tenham acontecido no Second Life.
Não me aconteceu assim nada de especial! Uma vez um avatar masculino, depois de me ter pago 1L$ e de ter feito algumas exigências, começou a correr contra mim, e a levar-me à frente! Felizmente, no SL podemos sempre teleportar-nos. Tirando isso existem sempre os típicos engates e as propostas menos decentes, aos quais a ausência de resposta ou uma resposta menos simpática serve perfeitamente para acabar a conversa.

8 – O que é, para si, o Second Life: um jogo, um metaverso, um mundo virtual?
O Second Life começou por ser um jogo, mas rapidamente (muito rapidamente) se tornou num mundo virtual, sem o qual, já dificilmente, consigo passar, pois fazem-se amizades e criam-se objectivos.

9 – Alguma vez teve problemas relacionados com a plataforma? Se sim, como o reportou e qual a sua opinião do feedback por parte da Linden Labs?
Não me tem acontecido nada de anormal. Tenho os tipicos problemas relacionados com dificuldades em teleportar-me, ou crashar imensas vezes. A única coisa que me aconteceu assim de mais preocupante foi perder algum dos meus objectos, nomeadamente equipamento de criação de roupa, e na altura reportei apenas através do JIRA ( https://jira.secondlife.com/ ). Obviamente, os objectos nunca voltaram, mas tive a sorte de o criador me enviar uma cópia!

10 – O que mudaria no Second Life?
Tentaria melhorar os problemas que existem nas plataformas, mas como estudante de informática (na vida real, óbvio) sei que são coisas complicadas de tratar e de solucionar definitivamente. Há sempre melhorias a fazer, e penso que os Linden Labs têm tentado melhorar a vida dos residentes! No entanto, passo a maior parte do tempo enfiada no estúdio, por isso não me dou conta de grandes problemas!

11 – De todas as possibilidades oferecidas pela plataforma e pela Linden Labs, conhece e utiliza todas as funcionalidades disponíveis?
Sinceramente, acho que não conheço nem metade!

12 – Quais são os seus projectos actuais e futuros no Second Life?
Não faço grandes projectos no SL. Pretendo apenas manter as minhas lojas a funcionar, com material de qualidade, quer roupa quer poses. Como objectivo pessoal, tenho sempre a aprendizagem – saber sempre mais e tentar melhorar as minhas capacidades. A curto prazo, quero redecorar a minha loja e começar uma linha masculina.

13 – Daqui a 5 anos, o que será o Second Life? Consegue projectar a carreira do seu avatar nesse médio prazo?
Espero conseguir manter as minhas lojas, e continuar a criar mais e melhor. Daqui a 5 anos espero que a *AnnaH* Couture seja uma loja respeitada e conceituada. Espero também que daqui a 5 anos a ANIMAH seja das melhores lojas de poses de todo o SL (ambiciosa, esta!).

14 – Tem alguma sugestão de alguém que gostaria de ver entrevistado neste espaço?
Pessoas que conseguiram alcançar algo na área em que estão a trabalhar, sejam designers ou builders… Pessoas que possam demonstrar aos outros que o SL não é apenas um jogo!

Annah 3