histórias no SL® newbies / mentor

dicas (2) ou O SL não é SÓ um jogo…

Pegando na conversa de há bocado, vamos aprofundar um pouco mais o tema.

As regras sociais no SL são em (quase) tudo idênticas às da RL. Lidamos com pessoas em cada avatar que encontramos. Não temos de ser amigos de toda a gente com quem nos cruzamos e até acontece não gramarmos esta ou qual pessoa. Tal como não empurramos pessoas na rua, também não podemos empurrar pessoas no SL.

O SL não é meramente um jogo. É muito mais do que isso. No entanto, existem espaços próprios para roleplay, se é isso que procuram no SL. Tal como existem espaços onde o roleplay é proibido. Tudo dependerá das regras do espaço onde se encontrarem. Se as regras sociais de relacionamento têm que ser respeitadas, as regras do espaço onde se encontram também o têm que ser. Imaginem-se nus nos vossos locais de trabalho RL…

Se as pessoas, supostamente, se sabem comportar no quotidiano terão que saber aplicar tudo o que aprenderam sobre boas maneiras no SL. Ou então, resta-me concluir que não são membros activos da sociedade e nunca irão ser capazes de socializar na (primeira) vida (quanto mais na segunda).

Quando entramos no SL, somos informados dos ToS (Terms of Service) que, aparentemente, poucos leram. O ToS até refere regras de conduta no SL! Não precisamos de chegar ao extremo de cumprimentar todos os avatares que se encontram numa loja, por exemplo. Mas temos que, obrigatoriamente, saber respeitar os outros, os espaços alheios e a privacidade alheia.

Por todo o SL encontramos variados tipos de espaços: desde espaços comerciais, espaços de diversão ou espaços residenciais que poderão ou não ser privados dependendo da vontade do dono da terra. Se invadimos um espaço privado estamos a habilitar-nos a ser banidos da parcela e se repetimos a façanha estamos a habilitar-nos a que reportem o nosso comportamento à Linden Labs – o que pode incorrer em suspensão do metaverso ou, mesmo, expulsão.

Deixo-vos um pequeno excerto dos ToS:

4.1 You agree to abide by certain rules of conduct, including the Community Standards and other rules prohibiting illegal and other practices that Linden Lab deems harmful. (…)
In addition to abiding at all times by the Community Standards, you agree that you shall not: (…)
(iv) take any action or upload, post, e-mail or otherwise transmit Content as determined by Linden Lab at its sole discretion that is harmful, threatening, abusive, harassing, causes tort, defamatory, vulgar, obscene, libelous, invasive of another’s privacy, hateful, or racially, ethnically or otherwise objectionable (…)
(x) “stalk”, abuse or attempt to abuse, or otherwise harass another user. Any violation by you of the terms of the foregoing sentence may result in immediate and permanent suspension or cancellation of your Account. You agree that Linden Lab may take whatever steps it deems necessary to abridge, or prevent behavior of any sort on the Service in its sole discretion, without notice to you.