Home » Archive for "videos"

SLACTIONS 2012 é já amanhã

É já amanhã, dia 15 de Novembro de 2012, que começa a 4ª edição do SLACTIONS, uma conferência sobre mundos virtuais que tem uma particularidade engraçada: é que é a única conferência do mundo que é em simultâneo no Second Life e no mundo real!

Como é que isto funciona? Bem, a ideia é curiosa. Como sabem, as conferências académicas internacionais são pagas — normalmente pelas organizações que apadrinham os investigadores (ou seja, universidades e centros de investigação). Mas as organizações têm fundos limitados. É, pois, obrigatório fazer uma selecção, de acordo com as posses de cada um, o que por vezes «exclui» a possibilidade de fazer uma apresentação com qualidade por falta de fundos…

Então já há uns aninhos que se fazem conferências no Second Life (ou OpenSimulator). Resolve-se o problema das estadias e deslocações, e o custo total da conferência baixa muito, atraindo mais gente.

Mas isto tinha um problema!

…continue reading

Mundos Virtuais oferecem sorrisos a crianças da Terra das Sonhos.

A Associação Comunidade Cultural Virtual é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a utilizar os mundos virtuais e as redes sociais para promover a língua, arte e cultura nacionais.
Nesse sentido e respondendo a um pedido de apoio da Associação Terra dos Sonhos que se dedica a realizar sonhos de crianças em fase terminal e com doenças crónicas produziu no mundo virtual do Second Life o videoclip oficial do Hino desta associação aplicando técnicas inovadoras da Machinima (arte de filmar em ambientes virtuais em tempo real) com o Titulo de “ Um sorriso vale tudo”

A música é interpretada por alguns dos maiores artistas nacionais como é o caso da Rita Guerra, Luís Represas, Anjos, Mafalda Arnauth e Maria João.
A realização e produção do videoclip esteve a cargo de Hugo de Almeida, realizador português premiado internacionalmente pelo trabalho desenvolvido na área de animação em machinima, e introduziu elementos pioneiros e inovadores, onde contou com uma equipa multinacional de 4 países diferentes (Portugal, Japão, Reino Unido e Polónia), que trabalhou à distância e via internet, utilizando um mundo virtual 3d (second life) como plataforma colaborativa de trabalho e estúdio de realização. A componente global do projecto permitiu ao mesmo potenciar outro tipo de elementos, como a capacidade de um projecto ser multicultural um verdadeiro “melting pot” virtual com um toque único. Diferentes visões, culturas e ideias, mas utilizando a mesma plataforma de trabalho para uma causa que também ela tem contornos globais.
Os mundos virtuais 3d nos últimos anos têm vindo a ganhar peso como plataformas Web, são cada vez em maior número, e com características que permitem ao utilizador comum criar tudo aquilo que pretende, limitando o utilizador à sua imaginação. A vertente online que estas plataformas assumiram, introduziram a nuance de serem espaços de comunicação global, com comunidades internacionais que interagem e comunicam entre si. A junção destas plataformas 3d como espaço para a cenografia, e os seus sistemas de comunicação à distância para a comunicação de todos os intervenientes, permitiu cortar com os elevados custos de produção ( viagens, refeições, estadias, etc.) inerentes a uma qualquer produção tradicional.

A ACCV pretende assim dar o seu contributo para uma causa que consideramos de todo meritória e mostrar que as novas plataformas Web de comunicação e interacção podem ser utilizadas para não só a promoção mas também a produção de componentes únicos ao mesmo tempo que se promove valores como a solidariedade, fraternidade e a humanidade, e que no presente, o impulsionar destas ideias e projectos passam muito por uma visão globalizada onde pessoas de diferentes países e culturas trabalham em prol de objectivos comuns.

Parabéns, Ana !

Pois sim, eu sei que é FL e não é SL e tudo mais. Mas todos nós, em todos os planos da nossa vida (que é só uma, apesar de composta por estes pedacinhos todos) comemoramos vários dias especiais, certo?

E este hoje é MESMO MUITO especial. Portanto, ficam aqui os PARABÉNS A VOCÊ a celebrar o dia em que nasceste fisicamente no Planeta Terra e um obrigado enorme por seres AMIGA!

CopyBot


Até agora somos o único blog escrito em português que olha para o SL como um todo e fala de tudo um pouco. Recentemente, fomos alertados para um novo surto de roubo de conteúdos no SL de roupa e, principalmente, skins. O alvo foram skins com excelente qualidade e que foram colocadas à venda por preços superiores aos do criador original e quando a situação foi descoberta passaram a ser vendidas a 0L$.
Abaixo deixo uma lista (extensa) de artigos sobre o CopyBot no SL e as suas implicações.

Artigos relacionados:
Construtores do Second Life enfrentam ferramenta que permite cópia de itens
A importância de Second Life na internet
OPEN FORUM: COPYBOT CONTROVERSY
CopyBot Roils SecondLife Economy
Copyrights and Content Creation in Second Life
Outcry as ‘Copybot’ threatens copyright protection
Bots Back in the Box?
Second Life Will Save Copyright
The Dark Side of Second Life
Second Life Faces Lawsuit Threat over CopyBot
The CopyBot controversy
Help:CopyBot -wiki-
CopyBot -wikia-

DMCA: Digital Millennium Copyright Act
libsecondlife

SVC-676 | VWR-1919 | VWR-2909

Este é um assunto grave que nos afecta a todos e que deve ser denunciado. Estamos a falar de hackers que roubam conteúdos alheios. Neste caso, falamos de conteúdos no SL. Estes conteúdos para poderem ser utilizados por cada um de nós implicaram horas e dias de trabalho aos seus criadores…

help SL, ask LL to stop it!