Home » Archive for "interface / edit / truques e dicas"

Curso de Fotografia

A Academia Portucalis informa que o curso de fotografia em SL dado pela Winter Wardhani começou dia 22 de Novembro de 2011, às 22h30m (hora de Portugal), 2.30 pm (SLT), 18h30m (Brasília).

Fonte: Marga Ferrer em http://portucalis.wordpress.com/2011/11/22/lembrete-curso-de-fotografia-em-sl/

Winter-Avatar evolution

Saíndo da nuvem

Aprendi aqui há dias num concerto e achei que poderia ser útil. Quando não conseguimos carregar a “shape” e tudo o que vemos de nós é uma poética (mas nada prática) nuvem, o truque é… mudar de grupo.

Isso mesmo, basta ir à janelinha do comunicar, alterar o grupo em que nos encontramos (ou se não estivermos em nenhum, escolher um qualquer) e pronto, em questão de segundos voltamos a ver-nos em todo o esplendor do nosso avatar.

Resulta mesmo, porque já experimentei. Pelo que me contaram, parece que tal operação induz um “chuto” qualquer no servidor (desculpem a linguagem demasiado técnica, lol) e o obriga a carregar a shape de volta. Enfim, seja lá porque motivo for, agora já não há razão nenhuma para ficarmos a ouvir os outros à volta a dizerem “estás feita uma nuvem”.

Halloween

A noite de Halloween é festejada por todo o SL sendo uma das festas mais celebrada. Embora não seja uma festa *portuguesa*, não resisto a enviar um IM ao TrickOrTreat Linden escrevendo Trick or Treat?.

TrickOrTreat Linden

E na volta do correio tenho no meu email:
TrickOrTreat Linden has offered you ‘Happy Halloween 2008 Linden Goody Bag!’ in Second Life. Log in to accept or decline the offer.

SLim

SLim

O SLim não é mais que a possibilidade de utilizar um cliente de instant messaging para falar com os amigos do SL. A versão ainda é Beta mas funciona em pleno e é uma forma bem simpática de tratar de assuntos que não careçam de login no SL.
Para podermos usar o SLim são necessários 3 passos:
* Instalar um novo viewer – Second Life SLim Viewer – para ser realizada a sincronização com a nossa lista de amigos;
* Instalar o SLim Client.
* Criar uma conta SLim.
Estes passos terão que ser realizados estando logados no website do Second Life para aquando da criação da conta SLim, esta ficar associada ao nosso avatar.
Ah… Uma dica importante: o login no SLim é com o nome do avatar e não com o e-mail que registarem.

as texturas inSL

SL_texturesissue2

VWR-9358 :: Texture rendering problem Nvidia 178.13 and above release drivers

As versões mais recentes do SL demonstram uma dificuldade na renderização de texturas, nomeadamente em computadores com gráficas NVIDIA em que a versão dos controladores seja igual ou supeorior à versão 178.13. Ainda não percebi se a dificuldade reside no SL em si ou se nos controladores. Aquilo que sei é que, apesar de haver uma forma de contornar o problema, a única forma de resolver é instalar um controlador NVIDIA na versão anterior à 178.13. A forma de contornar o problema é desactivar uma função: Advanced » Features » Palletized Textures (Ctrl-Alt-F7) e fazer Rebake Textures (Ctrl-Alt-R). Por vezes, ainda se tem que ir a Edit Appareance e, no meu caso, não resolve o problema. Ah… e tem que se fazer isto após cada login.

SL_texturesissue1
SL_texturesissue3

NVIDIA Drivers Archive

CopyBot


Até agora somos o único blog escrito em português que olha para o SL como um todo e fala de tudo um pouco. Recentemente, fomos alertados para um novo surto de roubo de conteúdos no SL de roupa e, principalmente, skins. O alvo foram skins com excelente qualidade e que foram colocadas à venda por preços superiores aos do criador original e quando a situação foi descoberta passaram a ser vendidas a 0L$.
Abaixo deixo uma lista (extensa) de artigos sobre o CopyBot no SL e as suas implicações.

Artigos relacionados:
Construtores do Second Life enfrentam ferramenta que permite cópia de itens
A importância de Second Life na internet
OPEN FORUM: COPYBOT CONTROVERSY
CopyBot Roils SecondLife Economy
Copyrights and Content Creation in Second Life
Outcry as ‘Copybot’ threatens copyright protection
Bots Back in the Box?
Second Life Will Save Copyright
The Dark Side of Second Life
Second Life Faces Lawsuit Threat over CopyBot
The CopyBot controversy
Help:CopyBot -wiki-
CopyBot -wikia-

DMCA: Digital Millennium Copyright Act
libsecondlife

SVC-676 | VWR-1919 | VWR-2909

Este é um assunto grave que nos afecta a todos e que deve ser denunciado. Estamos a falar de hackers que roubam conteúdos alheios. Neste caso, falamos de conteúdos no SL. Estes conteúdos para poderem ser utilizados por cada um de nós implicaram horas e dias de trabalho aos seus criadores…

help SL, ask LL to stop it!

Nova versão do Second Life com skins!

skinnable-sl-client.png

Se descarregarem o último Release Candidate, a Linden Lab tem uma novidade: agora podemos escolher a nossa skin favorita — a “clássica” que existe desde 2005 salvo erro (penso que a de 2004 era um pouco diferente, e antes disso não sei…) e a “silver”, que é a nova que foi introduzida nesta série de Release Candidates.

É simpático da parte da Linden Lab dar-nos a escolha (há quem abomine a nova skin!), mas o mais significativo é que isto pode querer dizer que no futuro será bem mais simples criamos as nossas próprias skins e instalá-las sem problemas… 

Concurso Dolce Vita ”Best Fashionable Avatar” – dicas

As fotos dos concorrentes já se encontram disponíveis no site: Dolce Vita :: Best Fashionable Avatar e qualquer pessoa, após registo, pode votar.

À laia de ajuda:
– Espreitam o fashion feed para saberem o que é fashionable.
– Tenham em atenção a iluminação do local em que estão a tirar a fotografia.
– O SL é tão grande mas a maioria das fotos são tiradas dentro do stand. É muito mais agradável ter fotos com outros fundos.
– Se utilizarem o stand, utilizem as pose balls com poses ou, caso não as utilizem, evitem que as mesmas apareçam na foto.
– Há estúdios de fotografia que podem ser usados. Experimentem este: free photo studio @ Mystikal
– Se utilizarem o WindLight, podem fazer download de presets para ajudar na iluminação ou então utilizem os presets do Torley Linden.
– Usem HUDs nas fotos. Encontrem alguns pelo SL. Quando tirarem a fotografia não se esqueçam de seleccionar show HUD.
– Usem facelights. Existem algumas gratuitas pelo SL.
– Bling é de evitar… sempre!
– Tirem as fotografias em 1024×768 e com a qualidade no máximo. Pixels não são fashionable.

snapshot

Deixo aqui algumas fotos antigas como exemplo.
…continue reading

Release Candidate 1.19.1(RC3)

E no meio da controvérsia em torno das marcas registadas e afins, a casa mãe lançou durante a noite a mais recente versão do Release Candidate, a 1.19.1(RC3), a qual poderá serobtida a partir deste link. Em termos de novidades, não vi nada por aí alé, apesar de terem sido anunciadas, como habitualmente, várias correções e resolução de bugs.

Alterações no Second Inventory

silogo.png

A Medialeader lançou ontem a versão 1.0.0.6 do Second Inventory a qual introduz uma alteração significativa ao produto: o fim de licenças adicionais para se aceder ao inventário. Ou seja, até agora apenas o avatar que adquiria o software podia utilizá-lo pelo que com esta versão o login é realizado como se do viewer se tratasse, permitindo a qualquer avatar utilizar o programa (ideal para quem usa alts).

Brevemente, a maior de todas as alterações será integrada na nova versão do Second Inventory: a possibilidade de realizar o backup de todo o inventário (próprio e adquirido).

Second Life Release Candidate 1.19.1(RC2)

Ela aí está, a versão teste do viewer para a Second Life 1.19.1(RC2), conforme prometido pela Linden Lab e lançada ontem.  São dezenas de correcções e alterações relativamente à versão anterior. Mesmo assim, a Linden Lab anuncia desde já o lançamento da RC3 durante a próxima semana…

(mais viewers actualizados da Linden Lab ou alternativos)

Adeus Windlight!

Sem grande alaridos, a Linden Lab terminou recentemente com o programa de teste autónomo Windlight e procedeu a algumas actualizações de todas as versões que permitem correr a Second Life. A extinção do programa autónomo Windlight deu-se pela sua incorporação no mais recente lançamento da versão 1.19.1.0 do Release Candidate viewer. Deste modo, os viewers oficiais da Linden Lab disponíveis são os seguintes:

Software (versão corrente)
Programa de instalação da Second Life (v..1.19.0.5)

Software de Teste
Candidate viewer v.1.19.1.1 (notas)
Dazzle First Look viewer v.1.19.0.82521 (notas)
The Beta Test Grid v.1.18.6.77968 (notas)

A minha experiência com a versão corrente 1.19.0.5 não tem sido das melhores. Para além de bloquear e crashar, é lenta a rezzar para além de não me permitir grande mobilidade. Descobri que estou muito mais bem servido com a última do Dazzle.

Versão 1.19.1.82355 do Havok4

A Linden Lab anunciou, esta madrugada, ter instalado uma nova versão do Havok 4, na Beta Grid. Após alguns dias de teste, esta versão começará igualmente a correr nas regiões que aderiram ao programa do Havok4, entre as quais a ilha do 100Limite, já no início da próxima semana. São 11 as correcções efectuadas à versão anterior, entre as quais uma que deixará triste quem gostava de voar com veículos destinados a deslocar-se ao nível do solo.

Second Life 1.19.1 (RC1) Release Candidate

No passado dia 12 de Março, a Linden Lab lançou a versão 1.19.1 (RC1) do viewer, com a resolução de alguns bugs detectados na 1.19.1 (RC0). A dinâmica da evolução dos viewers é de tal forma que, no texto de lançamento desta versão, anuncia-se para breve o lançamento da RC2 da 1.19.1!

(mais viewers actualizados da Linden Lab ou alternativos)

Agora já podemos colocar páginas Web directamente no Second Life…

A Linden Lab fez das suas, e sem revelar nada a ninguém, lançou uma versão nova do cliente Second Life que, para além de incluir WindLight e montes de truques divertidos, tem uma novidade que é aguardada há três anos… a possibilidade de mostrar uma página Web dentro do Second Life, aplicada numa textura (de forma semelhante ao que já acontece para mostrar filmes!).

HTML-on-a-prim arrives!

…continue reading

LSLEditor

Alphons van der Heijden, aka Alphons Jano inworld, desenvolveu um editor para LSL (Linden Scripting Language) o qual vai já na versão 2.34.2981.22819, lançada no passado dia 29 de Fevereiro de 2008. O LSLEditor, é de grande utilidade por se tratar de um editor de LSL externo ao viewer, correndo em ambiente Windows, com todas as características de um editor “decente” (é a diferença, por exemplo, entre escrever em Notepad ou HotDog Professional).

Para quem faz uma abordagem “leve” à programação e fartou-se de testar o que quer que seja inworld, em particular a árdua tarefa de escrever scripts, gravar e testar, repetindo este processo por diversas vezes, terá constatado quão penoso poderá ser este procedimento. Pessoalmente, acabei por desistir de mais incursões nos scripts inworld. A descoberta desta ferramenta acabou de tornar possível um regresso mais descontraído graças a um programa gratuito, com apenas 796Kb.

Quem tiver alguma curiosidade e disponibilidade, é uma ferramenta a experimentar. Até porque o seu criador recheou-a com exemplos e outras funcionalidades. O download está disponível aqui.

Dank U wel Alphons!

SL Viewers

(english version)

O número de viewers disponíveis para Second Life não tem parado de aumentar. Desde os oficiais disponibilizados pela Linden Lab, como referimos há uns tempos atrás de forma mais exaustiva (actualizado aqui), aos não oficiais desenvolvidos por entidades externas à Linden Lab e melhorias a sobrepor/adicionar à versão oficial da Linden Lab, tem aparecido de tudo um pouco. Alguns dos viewers “alternativos” que conhecemos:

onrezlogo.gif

O OnRez tem vários aspectos que consideramos muito interessantes. Desde dispôr da opção back and forward relativamente aos teleportes, à possibilidade de navegar na net inworld através de uma ferramenta do viewer chamada The Loop, até à maior leveza do OnRez. Uma opção clara em determinados momentos (como cuscar o que se diz na blogosfera!).

Dale Glass

Um alternativo, com add-ons à versão 1.18.4, designado por Dale Glass tem algumas novidades descritas na página onde pode ser efectuado o download. Para um user como eu, a que mais me deliciou, numa breve passagem pelo Dale Glass foi a que me permitiu ter detalhes engraçados sobre os avatares amigos (idade, distância, situação, etc) e, após clicar no nome de um avatar, ter no meu viewer a vista (por defeito) do dono desse avatar, ie, como se estivesse no PC do dono.

realxtendlogo.png

O realXtend é uma outra (muito boa, pelo que pude já experimentar) opção e está descrita pelo PalUP Ling no seu blog, Discursos do Outro Mundo, aqui.

AjaxLife

O AjaxLife permite ao user aceder à grid, para diversas funções, através de um browser convencional. O que mais me surpreendeu foi o facto de ter sido desenvolvido por uma adolescente com apenas 15 anos, Katharine Berry, a qual, por motivos diversos, optou por reduzir a sua exposição à Second Life.

ajaxviewer.png onrez.png onrez2.png realxtend.png sldale.png ajaxviewer.png

Nota importante: apenas uso o alt para entradas em viewers que não sejam oficiais, ie, da Linden Lab.

…continue reading

Voluntariado em SL

Entre outros aspectos relacionados com a Second Life, um dos mais interessantes, e nem por isso mais conhecido, é o Programa de Voluntariado.

O objectivo deste programa é, através de uma equipa de residentes experientes, apoiar outros residentes a adaptarem-se mais rapidamente à Second Life, em múltiplas vertentes, oferecendo conhecimentos, assistência e encorajamento aos residentes mais atrapalhados com o ambiente virtual da plataforma.

Quem chega a este mundo (virtual) depara-se, de facto, com inúmeras dificuldades. Recordo-me dos meus primeiros tempos na plataforma os quais foram particularmente penosos, já que não percebia nada de nada (mesmo hoje…). Ora perguntava à esquerda e à direita, enfim, a quem estivesse por perto como resolver um ou outro problema. Mas lembro-me perfeitamente de ter ficado à nora num SIM durante umas boas semanas até ser “descoberto” pela Cat Magellan que funcionou para mim como uma verdadeira volunteer.

Habitualmente, os voluntários escolhem diversos locais para apoiar os residentes como a Help Island, as Welcome Areas da mainland, sandboxes, infohubs e outros locais públicos onde respondem a questões e aconselham. Contudo, a acção do voluntário não se resume a estas funções podendo ajudar a promover o progresso de diversas maneiras, conforme discriminado aqui (voluntariado com estilo, expectativas e apoio aos voluntários).

Os voluntários podem apoiar, quem deles necessitar, em 30 línguas diferentes através de 717 residentes (afrikaans (1), alemão (102), árabe (1), bósnio (1), búlgaro (2), chinês* (10), checo (1), coreano (1), dinamarquês (13), eslovaco (1), esloveno (1), espanhol (61), flamengo (1), holandês (40), inglês (282), finlandês (3), francês (94), hebreu (2), húngaro (3), italiano (42), japonês (13), norueguês (2), polaco (10), português (23), romeno (1), russo (5), servo-croata (1), sueco (8) e tagalog (2)). Entre os que falam português, alguns nomes bem conhecidos para quem já anda há algum tempo na Second Life (Gwyneth Llewelyn, Moon Adamant e Winter Wardhani, por exemplo).

Links úteis:
http://volunteeringinsl.wordpress.com
http://wiki.secondlife.com/wiki/SL_Volunteer_Island
http://wiki.secondlife.com/wiki/Category:Portuguese_speaking_Volunteers
https://secure-web14.secondlife.com/community/volunteer.php
https://wiki.secondlife.com/wiki/Category:Portuguese_speaking_Residents

Mundos Virtuais por Gaia Bosh

gaia1.png

Sobre o lançamento do livro, aconselhamos a leitura do post de um dos organizadores do evento (PalUP Ling) aqui.

Outros posts sobre o mesmo tema neste blog:

Mundos Virtuais por Ana Lutetia
Lembrete por Miguel Yesheyev
Mundos Virtuais por Miguel Yesheyev