SL® geral

Ilha da Presidência da República no Second Life 2010 – “A Escola de Sagres, uma rede de conhecimento no século XV”

A ilha da Presidência da República no mundo virtual Second Life apresenta uma nova área dedicada ao espírito empreendedor e inovador da Escola de Sagres e à sua importância na história dos Descobrimentos portugueses.

Nesta nova área podemos encontrar representados em construção 3D os principais instrumentos náuticos potenciados pelos Portugueses e uma explicação da sua importância no contexto da época em que foram criados.

Com um principal destaque para a Esfera Armilar, um símbolo nacional presente na nossa bandeira, inclui-se outros instrumentos como a Balestilha, a Bússola, o Quadrante Náutico e o Astrolábio, recriados em tamanho real e aumentado para permitir uma melhor compreensão do seu modo de funcionamento.

A história da cartografia está representada através de painéis com antigos mapas que mostram o conhecimento que existia do planeta no Século XV.

Pode também ser visitado um estaleiro de construção naval da época que ilustra como as embarcações eram construídas e um porto marítimo onde eram preparados e carregados os víveres e os padrões.

Será possível aos visitantes navegar em caravelas da época e de uma forma simples serem timoneiros de uma embarcação da época.

Foi criado para a ocasião uma primeira edição d’Os Lusíadas que passa a estar disponível para leitura em qualquer lugar do mundo virtual Second Life.

Através da associação da História dos Descobrimentos às novas tecnologias, foi criada uma aplicação para o Google Earth que mostra através de padrões a principal data dos descobrimentos portugueses.

No auditório Armilar podemos assistir aos seguintes eventos:

Dia 8 de Junho 2010
– Transmissão em directo do Encontro “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa” que decorrerá na Fundação Oriente
Dia 9 de Junho 2010
13h00 – Transmissão em directo da Mensagem do Presidente da República às Comunidades Portuguesas
22h00 – Bailado Bela Adormecida, recriado pela primeira vez de forma virtual recorrendo a animação de linguagem artificial

Ao longo dos dias 9 e 10 de Junho irão actuar na Ilha um conjunto de artistas portugueses que têm ganho notoriedade no Second Life.

Estarão disponíveis ao longo do dia um conjunto de voluntários para ajudar a compreender e orientar os visitantes.

À semelhança do espaço já existente, esta nova área foi criada por um conjunto de voluntários que disponibilizaram parte do seu tempo, perícia e tecnologia para dar a conhecer, de uma forma interactiva, a História de Portugal.

Após esta data o espaço continua aberto aos visitantes e será possível efectuar visitas guiadas mediante contacto prévio com a Comunidade Cultural Virtual.

Contacto: accvirtual@gmail.com


ccv