SL® geral

A Zon 50 megas e a porta para o Second Life

[transcrevo para o Geta o post que acabo de publicar no 100nada, porque me parece que é importante avisar os utilizadores do SL do que podem esperar se acaso escolherem o serviço Zon 50 megas: adeus Second Life]

Na verdade, o que eu queria era escrever um post ou uma série sobre a experiência que tem sido ter Zon 50 megas, de fibra óptica que brilha na televisão, porque tem sido uma aventura que já vai em dois meses e dezenas de telefonemas. Não tenho tido tempo, mas agora fiquei de tal forma aparvalhada que sai um post mais telegráfico, sobre aquilo que acabámos de descobrir sobre a porta 6667.

Eu nem sabia e nem sei bem o que é a porta 6667 mas sei agora que é a porta do modem que dá acesso a algumas coisas como o IRC. O que eu sabia é que há algum tempo tentei entrar no Second Life e, cada vez que ligava, o modem desligava-se. primeiro pensei que era coincidência, depois pensei que seria mais uma avaria / período de manutenção /outra desculpa parva da zon e não me preocupei muito.

Mas acabámos de saber, através do apoio técnico da Zon que realmente há um problema na porta. Não funciona, ponto final. Não há IRC, têm queixas de problemas nisso e no MSN e “alguns” jogos online. Quais? Perguntei eu, não me sabiam responder. Mas não fizeram testes antes? Isso, o assistente (aliás impecável) que me ouviu, não sabia dizer. Bom, digo eu, pelo menos um: o Second Life não funciona.

Ora isto é uma estratégia de mercado do caneco. Vendem um serviço de net ultra rápida exactamente para quem? Não um serviço destinado ao cliente que precisa de ler jornais e consultar emails, esse não precisa de Zon 50 megas. O cliente alvo da Zon será o dos downloads / uploads e o dos jogos online, certo? Ora, aqui está a notícia: alguns jogos online não funcionam. E mais: estão cientes que o problema é do modem e estão a tentar resolver, mas sem qualquer ideia de quando e como, se alguma vez resolverem.

Isto não é absolutamente extraordinário?! Uma empresa que tem um cliente nos 18 megas (nós cá em casa) perfeitamente satisfeitos com o serviço, que resolve fazer o upgrade para os tais 50 megas (não fomos para os 100 porque nos avisaram na própria Zon que esse não estaria ainda completamente operacional) e não só o serviço 50 megas também não está operacional a 100%, como o apoio técnico dá informações completamente dispares sobre as razões, como agora ficamos a saber que Zon 50 megas não tem porta 6667.

Portanto se quer jogar jogos online, pense duas vezes em usar esse serviço. E se já tem e tem problemas, é chatear a Zon até à medula. Ou mudar de serviço, mas quem é que me garante que os outros não são a mesma coisa?

[nos foruns da Zon encontro este link, com soluções para geeks e dadas por geeks: porque é que a Zon não contrata um????]