festas e eventos

Banco Espírito Santo: Um Ano no Second Life®

Mega-Festa BES

Faz esta semana um ano desde que uma instituição financeira portuguesa — o Banco Espírito Santo — resolveu assentar arraial no mundo virtual do Second Life®, e não mais de lá saiu. Teimosos como são, e sendo uma das entidades portuguesas que mais investem em promoção, marketing, e novas formas de contacto com os seus clientes, por cá continuam, alegres e contentes, a promover ideias, conceitos, concursos, muitas festas, muitos espaços culturais, muitas áreas de confraternização — mas sem estarem a abusar demasiadamente da paciência dos nossos queridos residentes.

Trazidos para o SL pela mão da ARCI, a dificuldade foi primeiro encontrar uma forma de criar um “espaço BES” no SL. O pessoal da ARCI é veterano de quase 4 anos no SL; já viram dezenas ou centenas de projectos falhados desaparecerem pelo simples facto de que as entidades ficavam frustradas pela falta de interesse dos residentes em andarem a passear por edifícios vazios cheios de logotipos.

E isso, infelizmente, é o que ainda é muito do que por aí se vê em termos de presenças virtuais de empresas. Há, obviamente, cada vez menos que assim sejam. No caso do BES, a questão ficou logo esclarecida desde o início: não podia ser assim. Senão não valia a pena o esforço (e o dinheiro) investido. É certo que existem “balcões BES” no SL (que prestam informação e assistência sobre produtos e serviços BES durante um horário alargado), mas o objectivo não é esse. É apenas secundário. No mundo real, o BES é conhecido pela forma como promove actividades ligadas à cultura, à música, à educação, ao apoio a entidades sem fins lucrativos que tratam de dar uma melhor vida a muitas pessoas. É isso que, no fundo, esperamos que uma instituição financeira também faça: mecenato. O BES faz efectivamente muito na vida real (também poupa assim nos impostos 😉 ), por isso porque não colocá-lo a fazer o mesmo no SL?…

Através dos conselhos do rocky Musashi, é isso que tem acontecido. O BES tem financiado, directa ou indirectamente, a construção de réplicas de modelos de obras arquitectónicas da nossa história e da nossa paisagem urbana. Não é de estranhar que cada novo monumento revelado no SL pela mão da ARCI é melhor do que o anterior: é que também são financiadas a formação e o acompanhamento aos construtores que aprendem na ARCI a dar os primeiros passos no SL e que depois vão ser pagos para construírem novos projectos. O panorama musical do SL começa a ser uma das suas principais marcas — nesta era pós-excitação dos media — e é perfeitamente razoável que também seja o BES a financiar os novos músicos que se lançam no SL muitas vezes sem qualquer expectativa de retorno pelo seu trabalho mas que querem apenas dar a conhecer ao mundo a sua música. Receber algo em troca é extremamente motivador.

Por isso do BES não devemos esperar “balcões, balcões, e mais balcões” a aparecerem um pouco por todo o lado. Em vez disso, o BES está a apostar na sua vertente de mecenas da cultura e da educação. E os meios on-line são também cultura — fazem parte da nossa sociedade, quer os nossos amigos (que choram a rir com as descrições que fazemos do SL) acreditem ou não. Não podemos ignorar que tudo o que se passa nos mundos virtuais faz indubitavelmente parte do nosso conhecimento enquanto espécie, e que os meios podem ser diferentes (pixels em vez de átomos), mas os elementos que nos tornam seres humanos também aqui estão: a nossa capacidade criativa, a realização artística, a comunicação com outros seres humanos, a educação e a aquisição de conhecimentos. Tudo isso se passa hoje em dia no meio do Second Life — quer o consideremos apenas “lazer”, brincadeira, ou pouco mais do que uma forma de passar o tempo — e estar a apoiar ou mesmo a fomentar este aspecto da nossa cultura é igualmente importante.

Por isso, se estiverem em casa esta sexta-feira à noite, aborrecidos porque não dá nada na TV e porque o tempo não está tão bom como isso para dar um saltinho às Docas tomar um copo, e nada mais nos resta do que ficar em casa… o BES tem um programa de festas para comemorar o primeiro aniversário bastante extenso. São oito horas de entretenimento, lazer, música, concursos, diversão — e o reencontro com amigos, conhecidos, e também desconhecidos que por lá estarão a divertir-se connosco. Vai ser provavelmente o evento mais longo realizado pela comunidade portuguesa nos últimos anos e uma pequena marca comemorativa de que, por mais que digam o contrário, ainda somos muitos que estamos por cá — e cada vez mais 🙂 — e temos ainda realmente muito para fazer nesta “nova fronteira” virtual que ajudamos a desbravar.

Para uma lista das comemorações, podem ver o anúncio oficial aqui, ou em português aqui.

…e no Flickr têm esta imagem tirada pela Naima Aya que mostra a “planta” do local das festas.

Nota: Infelizmente até à data o BES não fez nenhum press release oficial do evento, pelo que o Geta não assume a responsabilidade de quaisquer incorrecções que possam ter ocorrido. Mas agradecemos que estas nos sejam apontadas a fim de serem corrigidas!

Gwyneth Llewelyn
Ando por aqui a pensar que se calhar já ando há demasiados anos a escrever disparates sobre o Second Life e que já devia ter idade para ter juízo, mas a verdade é que não desisto facilmente e sou teimosa que nem uma mula!
https://gwynethllewelyn.net/

108 Replies to “Banco Espírito Santo: Um Ano no Second Life®

  1. Já mete nojo estas coisas … farto … sou o Robi e orgulho-me ( realmente a mentira tem perna curta e aqui se prova ).

    Não ofendi ninguém que eu saiba nem com um nem com outro nome,

    Mas a realidade é que vocês ( tu e os teus amigos ) ja tiveram tempo para crescer,
    se fazes umas calças copiadas, não digas que é por causa dos noobs ou que foi para ajudar o rod ou o miruru ou a kiki… cometes o crime cometes o erro tens 50 avatares admite as cenas …

    Ja sabes e fica o aviso o que andas a fazer é crime e os teus amiguitos ou melhor o teu amigo que por vezes deixa a mulher dele usar o avatar ( por o “os os ” não foi por acaso … ) sim porque ja chega de hipocrisias … andar a falar no feminino depois de tudo o que já se sabe … enfim tss tss

    um dia recebi esta mensagem do Rod relembro-te que eu e o rod nem falávamos na altura :

    Lista de avatares (conhecidos ate a data) de Maria1980l Lisle:

    Maria1980l Lisle (logicamente)

    Brax Weissmann ( um dos mais utilizados)

    Tonnny Beattie (ja banido)

    Double Rau (menos utilizado)

    Nomad Vieria (avatar feminino)

    Camping Laville (possivelmente o copy bot)

    Pedros Darwin (anda por Lx e nao se sabe muito bem a fazer o que)

    Hannak Baxton (escort, prostituta, utiliza foto de Luisa Scortgagna, a semelhanca de Maria1980l Lisle, mas afirma ser a outra mulher na foto)

    Partilho com todos vocês hoje e aqui para que fiquem atentos ao evoluir desta palhaçada, Ana quando dizia ontem que a popul aumenta como é lógico aumenta porque estatisticamente cada um destes jovens ( que é a mm pessoa ) para a LL é uma pessoa individual.

    Vamos então ver até onde vai a festa nesse lar nortenho.

    Grande Abraço

    Romeu Baum aka Capitão Robi e seus marinheiro

  2. ena, apareceu o Zé Maria.. e aí está o log onde me baseei para citar que o rocky dizia ser o ‘gajo que mais investe no SL tuga’ – como vêm não ando aqui a inventar nada.

    Maria, já agora conta aí o que é que fazias com o Angel nas bolinhas, já que ele não se quer pronunciar acerca desse assunto.

  3. Realmente começo a compreender como conseguem encontrar todos os avatares do Maria… com esse Português…
    Depois disto tudo ainda vimos todos a descobrir que o Maria também é o Rocky! É que este último não lhe fica atrás.

    conclusão:
    [13:11] rocky Musashi: devias ter vergoinha

    Enfim, umas pipocas para este lado também! 😀

  4. Se têm conhecimento de conteúdo roubado a outro criador devem reportar a situação por Abuse Report ou informando o criador. Se não o fazem, são cúmplices ou cobardes ou, pior ainda, apoiam a iniciativa. Eu faço-o sempre que suspeito de algum conteúdo.

    Relativamente aos comentários a este post, tudo o que é demais enjoa. Este chorrilho de comentários não trouxe nada de produtivo e ainda aparecem comentários que atentam contra os ToS do SL™.
    De acordo com os ToS do SL é proibida a publicação de conversas de IMs. Por isso, o comentário com IMs vai ser removido!

    Acho curioso dentro de ambiente SL me digam que ninguém lê o GETA…

Comments are closed.