interface / edit / truques e dicas

Agora já podemos colocar páginas Web directamente no Second Life…

A Linden Lab fez das suas, e sem revelar nada a ninguém, lançou uma versão nova do cliente Second Life que, para além de incluir WindLight e montes de truques divertidos, tem uma novidade que é aguardada há três anos… a possibilidade de mostrar uma página Web dentro do Second Life, aplicada numa textura (de forma semelhante ao que já acontece para mostrar filmes!).

HTML-on-a-prim arrives!

Porque é que isto é tão importante?…  Bom, alguns de vocês são professores, ou deram aulas no SL, ou pelo menos já assistiram a aulas. E usaram “projectores de slides” — ou viram quem os usasse — que não são mais do que uploads de texturas e um scriptzeco para as fazer “rodar” ao toque. A L$10 a textura, os custos para colocar dezenas ou centenas de texturas começa a ser proibitivo. Com este sistema, pura e simplemente podemos apontar o URL para uma série de páginas Web e carregá-las de imediato!

Mas obviamente que não é só para os “setôres” que isto dá jeito. Quase todos os locais do SL contêm informação — informação sobre o sim onde estamos; tutorias; indicações dos próximos eventos; artigos em destaque para venda; livros; e assim por diante. Tudo isto são texturas e mais texturas! Nada como fazermos tudo em páginas Web, carregando para os primzitos dos nossos cartazes/placards e pronto, está feito!

Claro que isto ainda não é perfeito. Só podemos “ver” páginas, mas não podemos (ainda) clicar em links ou scrollbars. Isso vai levar uns meses. É possível ver GIFs animados, mas não Flash. Parece que o Javascript funciona mais ou menos, mas não deve ser perfeito. Java não experimentei. No fundo, podemos ver tudo o que já era possível de mostrar no nosso Profile, no tab “Web”… nem mais, nem menos. Mas… podemos ver num prim!

Também estamos obviamente “limitados” a apenas uma página Web por parcela. Claro que podemos parcelar o nosso terreno em quadradinhos pequeninos e colocar um URL por quadradinho — óptimo para coisas como museus, exposições, ou tutoriais. Há outros “truques” que são possíveis, mas são malandrices e artimanhas a mexer com os “repeat rates” das texturas — que já são difíceis de fazer com texturas cujas dimensões estão pré-definidas quando as carregamos, e que são muito mais complexas com páginas Web, cujas dimensões provavelmente não saberemos a priori.

Seja como for — isto vai lentamente transformar o panorama do Second Life, pois finalmente o maior problema — como apresentar informação textual extensa dentro do ambiente 3D — está resolvido 🙂 Agora, claro está, vamos aguardar pelo próximo passo: a capacidade de interagir com uma página Web num prim, clicando em links! Lá chegaremos… assim como Flash… para toda a gente passar a mostrar os seus videozitos feitos à pressa no YouTube dentro do SL também (“oh, nããããão!”)

(Nota: Infelizmente isto não funciona nos sims com Havok4; logo, o 100limite vai ficar de fora, mas já cá vem um upgrade do software dos servidores a caminho! Parece que a Linden Lab “acordou” e está a começar a trabalhar a sério nestas coisinhas todas que nos irritam quando não funcionam…)

Gwyneth Llewelyn
Ando por aqui a pensar que se calhar já ando há demasiados anos a escrever disparates sobre o Second Life e que já devia ter idade para ter juízo, mas a verdade é que não desisto facilmente e sou teimosa que nem uma mula!
https://gwynethllewelyn.net/