relação e reacção ao SL®

o espaço ‘alheio’ no SL

Na realidade, todo o espaço do SL pertence a alguém. O espaço que ainda não tem dono pertence ao Governor Linden, ou seja, à Linden Labs (LL). Ter terra no SL significa ter espaço num servidor. Do mesmo modo que este blog implica espaço num servidor e tendo um domínio próprio significa que se comprou esse (este) endereço. Ora bem, espaço num servidor acarreta despesas.
Dentro do SL, existem espaços abertos ao público e espaços privados. Os espaços abertos ao público continuam a ser suportados pelos seus donos que pagaram um valor à Linden Labs e que mensalmente despendem (os tiers) para que esse mesmo espaço continue a existir. Ou seja, além do custo do terreno em si acresce um custo mensal associado. Portanto, cabe a cada proprietário decidir o que fazer com a sua parcela de terreno: quem entra, quem não entra, como decora o espaço, etc. (Como já expliquei inúmeras vezes: é tal e qual como na RL! Cada qual escolhe quem entra em sua casa e quem não gosta, azar.)
Aqui há uns meses, atrás um grupo juntou-se sem qualquer projecto comum definido para comprar uma ilha privada no SL. Se lerem os comentários do post linkado percebem que o preço cobrado pela LL é muito superior ao simples custo da compra de um url ou mesmo de um espaço num servidor. O serviço é pago e bem pago. E, agora, ainda por cima, acresce IVA (para os residentes na UE). Portanto, a decisão de manter um espaço aberto ao público revela uma grande generosidade por parte do(s) dono(s) de um sim/ilha/parcela. E ter um espaço aberto ao público com eventos semanais ainda maior generosidade revela. Infelizmente, esta noção está longe de ser apreendida por muitas mentes que vagueiam pelo SL…
Dou-vos como exemplo Portucalis – que é um sim no SL onde
algumas
parcelas estão abertas ao público. Portucalis tem 6 áreas distintas e 9 donos. Cada um dos donos decidiu o que fazer com a sua parcela sempre com o pressuposto de manter uma paisagem homogénea e sem afectar a paisagem do vizinho. O que, aparentemente, resultou porque a ilha (no seu todo) é constantemente elogiada pela sua beleza.
Posto isto, ter privacidade no SL não pode nunca ser uma utopia. Se cada pessoa paga um valor (menor ou maior) mensalmente tem direito ao seu quinhão de espaço e a utilizar o mesmo como bem entender. É claro que ninguém gosta de chegar a um sim giro e ser expulso/empurrado ou ver red lines mas há que respeitar as opções de cada um dos residentes do SL.

Links relacionados:
Land Pricing & Use Fees
Land Island
Islands are priced at US$1,675 for 65,536 square meters (about 16 acres). Monthly land fees for maintenance are US$295.