relação e reacção ao SL®

IM: Olá! Como estás? Estou a enviar-te IM porque…

No SL os IMs podem ser enviados a qualquer residente. É um mundo onde podemos virtualmente conhecer quem quisermos. No entanto, temos que respeitar o facto de a pessoa não nos responder seja por que motivo for sendo que o mais natural é não lhe apetecer. Os residentes que não conhecemos (e que não nos conhecem) e aos quais enviamos IMs estão no seu direito de nos ignorar (e/ou de nos mandar pastar). Tendo isto em mente, quando envio um IM a alguém para quem sou uma perfeita desconhecida sou sempre extremamente educada numa tentativa de captar a atenção do meu interlocutor. O humor é sempre agradável. Imaginem-se a receber um IM que vos deixa um sorriso na cara. Isso é comum acontecer com os nossos amigos (pelo menos, com os meus é) mas não é tão fácil se for um IM de alguém que não conhecemos. Antes de enviarem um IM a alguém, coloquem-se no lugar dessa pessoa e imaginem como reagiriam a receber um IM de um estranho. Agora imaginem que essa pessoa tem um quadro de valores totalmente opostos aos nossos. Posto isto, há que ter em mente vários factores antes de enviar um IM a um perfeito desconhecido. Se na RL não faz sentido algum convidarem alguém que não vos conhece para ir ter convosco a uma praia deserta porque é no SL haveria de fazer sentido?
Outra coisa que devem ponderar é o envio de TPs a desconhecidos. Pode acontecer irmos parar ao mute ou, na melhor das hipóteses, recebermos uma resposta desagradável (e merecida). Os TPs insistentes já são uma chatice quando são de amigos de longa data, sendo de perfeitos desconhecidos imaginem a reacção! E há quem fique ofendido depois de enviar um TP por não aparecermos com um sorriso na cara… (hmm. Acho que tenho matéria para mais um post.)
Obviamente que cada qual vive o SL à sua maneira e com as suas próprias regras de condutas sociais, tendo os seus próprios objectivos e dedicando o seu tempo às actividades que escolheu. Mas, temos sempre que nos recordar que a nossa liberdade termina quando invadimos o espaço alheio. Escolho a palavra espaço no sentido mais abrangente do termo e não vou reformular o paradoxo da liberdade.

O tema das ofertas de amizade despropositadas já aqui foi abordado anteriormente: post 1 e post 2 sobre a matéria tal como a noção de propriedade privada no SL.

Nota: os IMs podem ser recebidos e respondidos através do vosso endereço de correio electrónico. A opção pode ser activada aqui.